TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aeroporto de Denver

Por:   •  1/3/2016  •  Resenha  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

ANA PAULA MOURA CURRES

Gerenciamento de Prazos

                                                                                     Tutor: Prof. Sueli Moreira

Rio de Janeiro

2015

GERENCIAMENTO DE  PRAZO

BAE Automated System (A): Sistema de Manejo de Bagagem

do Aeroporto Internacional de Denver

REFERÊNCIA: Applegate. Lynda M.; Montealegre. Ramiro; Nelson. H James; Knoop. Carin Isabel.

Harvard Business School – 311- P01 . - 6 de novembro de 1996

O Estudo de caso é baseado na  historia do Sistema de Manejo de bagagens  do Aeroporto Internacional de Denver.

O Texto inicia-se com os questionamentos da gerente de Marketing da empresa Medisys, quanto a mudança do desing, que para ela era considerada importante, o atraso no cronograma do projeto, bem como a falta de integração dos membros da equipe de Projetos e falta de gerenciamento e liderança do Gerente de Projetos.

O Aeroporto começou a ser construído em 1989. Em 1992 foi recomendado pelos gerentes do projeto a inclusão de um sistema integrado de manejo de bagagem, visando a melhoria na entrega das bagagens.

A expectativa era grande com relação aos benefícios deste projeto. Porém existia também uma serie de riscos, como a complexidade do projeto e as incertezas nas definições técnicas e a falta de tempo para o termino do projeto. Devido a experiência neste tipo de tecnologia a  BAE Automated Systems Inc., empresa de manufatura e de consultoria de Engenharia  ganhou o contrato.

A história do Construção do Aeroporto começa com o crescimento da Cidade de Denver,mais precisamente a partir de 1980, quando a capacidade operacional do antigo aeroporto já estava saturada.  

A economia não andava bem e  fez com que muitos governantes, inclusive o de Denver a ingressar numa política de obras públicas para salvar a região da queda livre da economia.

Foi feito o processo licitatório, e assinaram o contrato com um consorcio formado pela Greiner, Inc. e a Morrison-Knudsen Engineers para a construção do aeroporto "mais eficiente do mundo". A equipe de consultoria priorizou quatro elementos: O local onde seria construído, o plano master, avaliação ambiental e o desenvolvimento de apoio ao projeto.

Os executivos federais assinaram um acordo de $60 milhões em setembro de 1989 para a construção do aeroporto. Neste mesmo ano estava acontecendo uma transição política na cidade de Denver, Wellington Webb assume a prefeitura e com isso a missão de construir o aeroporto.

A equipe da cidade de Denver e a equipe de consultoria compartilhavam a liderança do projeto e coordenavam as fases iniciais.  Essa parceria tornou-se  uma organização única e inteiramente integrada.

Em abril de 1992, a BAE assinou o contrato de $175.6 milhões para a construção de todo o sistema do aeroporto. Desta vez haveriam várias datas-limite para a definição de todas as partes do sistema. Assim não haveriam mais atrasos, até porque já havia um grande atraso. Os representantes de Denver aceitaram as propostas. Não foi necessária nenhuma "Grande" mudança organizacional para o novo sistema de bagagens.

Nos primeiros dois anos do projeto Di Fonso foi o gerente do projeto e houve uma divisão do projeto em três áreas: engenharia mecânica que era responsável por todos os componentes mecânicos e suas instalações, o controle industrial peça programação lógica e pelos painéis de controle de motores e o design de software por escrever o software de controle de processo em tempo real para gerenciar o sistema.

Em outubro de 1992, o Engenheiro chefe do aeroporto Slinger faleceu e isto impactou o projeto, pois ele era importante para equipe, sempre em busca das soluções dos problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (44.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com