TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento BAE Authomated System - Sistema de Manejo de Bagagem do Aeroporto de Denver

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Max Almeida P. de Arruda

Trabalho da Disciplina

Gerenciamento de Prazos,

                                                Tutor: Prof. Sueli Moreira Marquet Silva

Campo Grande

2017

FICHAMENTO

Gerenciamento de Prazos

CASO: BAE Authomated System - Sistema de Manejo de Bagagem do Aeroporto de Denver

REFERÊNCIA: Lynda M. Applegate. Ramiro Montealegre. H. James Nelson. Carin Isabel Knoop, C Harvard Business School. 311-P01, nov. 1996.

O artigo relata a história do Aeroporto Internacional de Denver, EUA, concebido devido às necessidades econômicas, ao crescimento no setor de petróleo, e estruturais, ao qual precisava ser substituído, um projeto de enorme complexidade, financiado pela iniciativa privada e pública

Após um período entre mudanças politicas, em novembro de 1989 foi iniciada a construção do novo Aeroporto Internacional de Denver (DIA) com o prazo de entrega definido para o dia 31 de outubro de 1993. 

A construção foi iniciada sem o comprometimento dos seus dois maiores stakeholders, a United Airlines e a Continental Airlines. Juntas elas representavam mais de 70% do tráfego de passageiros. Para que as empresas aéreas aderissem ao empreendimento, a prefeitura concordou com uma variedade imensa de alterações no projeto, enquanto assegurava às agências financiadoras que a data de inauguração estava mantida.

O projeto visava algumas melhorias como a diminuição do tempo de espera pelas bagagens e a redução desse trabalho manual realizado por equipes responsáveis palas bagagens dos passageiros, além de outras melhorias que este novo sistema alcançaria.

O desenho inicial do projeto não tinha no escopo um sistema de bagagem para todo o aeroporto e a gerência do projeto esperava que as companhias construíssem individualmente seus próprios sistemas como na maioria dos outros aeroportos americanos. Foi o que aconteceu, e em dezembro de 1991 a United Airlines contrata a empresa BAE Automatic Systems para desenvolver um sistema automatizado de manejo de bagagens na asa B do aeroporto com o intuito de atender seus próprios requisitos. A construção do sistema seria finalizada em dois anos e meio e teria um custo total de $20 milhões.

Quando estava com dois anos de atividade, os gerentes de projeto do aeroporto de Denver tiveram uma ideia de inclusão de um sistema extenso e interligado de manejo de bagagem para facilitar as viagens das pessoas que passavam diariamente pelo aeroporto.

Como todo projeto leva tempo e muito estudo para perceber se realmente terá viabilidade, este possuía também riscos como grande complexidade e grandiosidade do projeto, alto grau de incertezas nas definições técnicas e de projeto, e havia ainda a falta de tempo para a finalização do projeto.

Houve ainda atrasos na inauguração do aeroporto devido a problemas na sua construção. A data programada não foi alcançada e posteriormente ocorreram mais três atrasos nos sete meses após seu primeiro atraso, todos devido a problemas na implantação do sistema de bagagens.

Após a pressão dos acionistas devido aos atrasos, o prefeito de Denver contratou a organização alemã Logplan para julgar a viabilidade do projeto de sistema de bagagens, e após realizar sua avaliação, a Logplan disponibilizou um relatório que quanto ao sistema de bagagens, onde relatava que o projeto era altamente avançado e teria a capacidade de cumprir suas promessas de capacidade. Contudo existiam problemas elétricos e mecânicos que afetariam a estabilidade e confiabilidade do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com