TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisar Através da Leitura do Livro “Sonho Grande”

Por:   •  9/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.985 Palavras (12 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

SUMÁRIO 3

INTRODUÇÃO 4

1RESUMO................................................................................................................................................5

2 ANÁLISE DA SITUAÇÃO 6

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo analisar através da leitura do livro “Sonho Grande” escrito por Cristiane Correa, as situações existentes com os conceitos dos módulos estudados no primeiro semestre de Administração.

O trabalho é composto por três capítulos. Primeiramente demostraremos um resumo do livro.

O primeiro capítulo apresentará de modo resumido, a relação do livro com os três módulos estudados, como a Economia e Mercado: buscaremos junto ao livro informações pertinentes a temática de economia como o sistema econômico, custo de oportunidade. Na temática de marketing discutiremos sobre os métodos de segmentação de mercado, posicionamento, Macroeconomia e Microenomia, e por último a Evolução da Administração: focaremos sobre o modo de gestão utilizado pelo trio, citaremos o clima organizacional, cultura organizacional e a relação entre as teorias clássica e cientifica. Dimensão Humana nas Organizações: abordaremos assuntos relacionados às temáticas de sociologia, psicologia e filosofia para entendermos um pouco da sociedade, da personalidade e da ideologia do trio.

Considerando todas as temática existentes para aprofundamento no grupo o que mais nos chamou a atenção para a realização deste projeto foi o modulo de Evolução da Administração que consta no segundo capítulo. Analisaremos a temática de Evolução da Administração: abordamos os temas de Meritocracia, Benchmarking, Teoria Clássica e Cientifica e Desenvolvimento Organizacional.

E no último e terceiro capítulo, relacionaremos a importância da leitura do livro com a nossa vida acadêmica, o que poderá nos influenciar e nos ensinar. Opinaremos referente ao modelo de gestão abordado pelos empresários, como a meritocracia e o partnership, além de analisarmos como foi trabalhar em grupo.

1. RESUMO

Neste trabalho explica como um dos homens mais rico do Brasil Jorge Paulo Lemann, juntamente com seus companheiros, Marcel Telles e Beto Sucupira aplicaram seu estilo de gestão baseado na Meritocracia e controle de custo para criar uma multinacional no Brasil, e posteriormente alcançar o mundo concretizaram seus esforços através do livro “Sonho Grande”

Um trabalho onde futuros empresários e administradores vão investir em um mundo moderno e criativo e vão atrair públicos de altos custos. Nosso trabalho tem um aprofundamento em evolução da administração onde futuras empresas, empresários e administradores vão poder levar pro resto da vida as os temas e estratégias abordados aqui, que lhes proporcionaram de certa forma uma "experiência" no assunto.

2 ANÁLISE DA SITUAÇÃO

Ao analisarmos a situação da AmBev detectamos todos os módulos do curso de Administração os módulos sendo Dimensão Humana, Evolução da Administração e Economia e Mercado, as temáticas citadas abaixo todas foram vista e estudadas em sala de aula segue abaixo as mesmas:

Economia

Na temática de economia, estudamos temas como:

Custo de Oportunidade: Define-se como sendo sacrifício se deixar de produzir certa quantidade de um bem maior, para produzir uma determinada quantidade de outro bem, deixar de fazer algo, em prol de outro objetivo.

Restrição Orçamentária: A restrição orçamentária adere de o consumidor ter renda limitada, o qual limita os mesmos a possibilidade das pessoas exercerem o consumo do produto em razão dos preços.

Princípios da economia (6º principio) - O padrão de vida de um País é função de sua produtividade”. “Quanto mais bens e serviços um pais produzir maior será seu PIB (Produto, Interno, Bruto" e maior será a riqueza do seu povo”.

Encontramos em várias páginas do livro, o tema abordado em aula custo de oportunidade, no qual os funcionários que trabalham na AMBEV abrem mão da sua vida pessoal em prol da empresa, dos benefícios que podem ter como na página 200: "A pessoa que não está acostumada com o estilo da AmBev estranha. Quem chega a uma empresa como essa e pensa no curto prazo, em ter uma qualidade de vida, vai ter dificuldade. Você provavelmente vai ter menos tempo com sua família do que muitas pessoas estão habituadas, mas em compensação terá outro tipo de benefício. Você não estará tão presente hoje, mais vai estar cuidando do futuro. Via ganhar dinheiro e sua vida vai mudar” e em um trecho na página 201: "Muitos funcionários trabalhavam mais de 10 horas por dia, davam expediente no fim de semana, mudavam de cidade (e até pais) para atingir suas metas.

Na AmBev no ano de 2008, quando a crise financeira explodiu houve escolhas a serem feitas e metas a serem realizadas, como cita João Castro Neves “Em geral, temos quatro grandes metas por ano: participação de mercado, despesas, EBITDA e o caixa. Percebemos que 2009 seria um ano de sobrevivência e decidimos focar em duas: EBITDAS e caixa... Você começa a fazer escolhas... “Nessas horas, o que não é essencial é esperar".

Na página 196, reconhecemos o tema restrição orçamentária, que a formação da AMBEV poderia resultar no monopólio e no aumento de preço, onde limitaria certos públicos no consumo do produto. "A formação da AmBev resultaria na demissão de oito mil funcionários, na redução de arrecadação de impostos e no aumento de preços para o consumidor" e também na página 195 "Mostrar ao Cade que deter mais de 70% do mercado não implicava no monopólio nem traria prejuízo aos consumidores era tarefa particularmente árdua.

Em relação ao sexto princípio da economia, a criação da AmBev traria diversos benefícios para nossa economia, trouxe mais empregos e colocou o Brasil no jogo das grandes empresas, e a fusão das duas empresas resultou no aumento de produção, este tema é mencionado na página 195, "Com a AmBev, o Brasil está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com