TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre o livro: Sonho Grande

Por:   •  22/5/2018  •  Resenha  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL CAMPUS DA REGIÃO DAS HORTÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

 

Acadêmico: Ewerton Luiz Caliari

Resenha sobre o livro Sonho Grande.

Para iniciar a resenha optei pela leitura do livro, notícias na internet além de alguns vídeos dos protagonistas desta forma de gestão baseada na meritocracia, ou seja, o predomínio daqueles que são mais trabalhadores, mais dedicados entre outros e no controle de custos para a criação de uma multinacional no Brasil que mais tarde alcançou o mundo e hoje é formada por um grupo seleto e competitivo de empresas, entre elas estão à seguradora e Banco Garantia que abriu espaço para a compra das Lojas Americanas, Cervejaria Brahma, Antártica que mais tarde originou a AmBev, seguindo a mesma cultura a AmBev se fundiu com a belga Inberbrew, originando a Cervejaria InBev e após a aquisição da fabricante da Budweiser, a americana Anheuser-Busch, conforme informações eles almejam adquirir a Coca-Cola.

Está  história se inicia com três brasileiros que na década de 1970 fundaram uma pequena corretora e nela implantou-se a cultura da meritocracia e controle de custos. A história relatada no livro Sonho Grande, que mostra como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira revolucionaram o capitalismo brasileiro, o principal diferencial a despeito de considerações acerca da sobrevalorização do trabalho pelo trabalho pelo sistema de meritocracia em uma época em que praticamente nenhuma empresa brasileira havia ouvido falar no tema, também é retrata uma época de valorização suprema do trabalho, em que passar o dia inteiro na empresa, deixando completamente de lado a vida pessoal era visto com bons olhos.

         A gestão da equipe era monitorada pelo chamado modelo 20-70-10, onde 20% dos funcionários com melhor desempenho devem ser premiados, 70% dos funcionários com desempenho mediano devem ser mantidos e 10% dos funcionários com pior desempenho devem ser demitidos. Os mesmos eram muito criticados com a o auto percentual de Turnover, mas isso não os incomodavam pois para alcançarem o grande sonho só seria possível se sempre estivesse entrando gente boa e nova nas empresas. O incentivo do desempenho da equipe era formado em salários fixos baixos, mas uma grande remuneração variável com base no cumprimento das metas. A produtividade era constantemente medida afim de não cometer injustiças, o que permitia premiar quem realmente merecia. Outro pilar importante para o sucesso dos empresários foi não reinventar a roda, ou seja, copiar o que dá certo, fazendo benchamarking em empresas que autorizavam suas visitas para avaliação da gestão das mesmas. Alguns dos princípios utilizados pelo grupo são a meritocracia e partnerchip, evitar grandes mudanças no primeiro ano após a aquisição, antes de conhecer melhor o negócio, manter as finanças enxutas e o fluxo de caixa em dia, fortalecer a cultura foco, imersão total, simplicidade e visão de longo prazo e uso de métricas para melhoria contínua. Vale constar que nenhum membro de suas famílias poderia ser admitido como funcionário de nenhuma das empresas, essa norma servia para não quebrar o esquema da meritocracia imposto pela empresa. Foi clara a forma de gestão baseadas nos seguintes tópicos: Simplicidade na forma de gestão, sem luxos, nada de carros importados, viagens e hotéis de primeira classe, ternos, ou qualquer outra excentricidade por conta da empresa. Não existia sequer vaga reservada no estacionamento para os diretores, as melhores vagas eram destinadas a quem chegasse primeiro ao trabalho, incentivo ao risco é essencial para quem quer obter resultados excepcionais, crescimento contínuo, importância da educação na capacitação dos seus funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com