TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Organizacional

Por:   •  2/6/2016  •  Ensaio  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 4

ÁNALISE ORGANIZACIONAL

Aula 6 – Desenho Organizacional  – Exercício  pratico

Quando uma empresa cresce muito rapidamente, seus donos ficam na dúvida de como controlar a empresa que criaram. Antônio inaugurou a Armário Cupim em 2001 em sua casa como um negócio de vendas por correspondência que abrangeria tudo o que as pessoas precisassem para cozinhas. Ele empregou as suas economias de 30 mil reais para custear o primeiro catálogo. Com apenas 25 páginas, gerou vendas de 80 mil reais. Atualmente o catálogo tem cerca de 180 páginas e as vendas estão em torno de 14 milhões de reais.

As operações da Armário Cupim abrangem essencialmente três funções: pedidos/compras, estocagem e atendimento de pedidos. Até 2003, Antônio e sua esposa Nair dirigiam todo o negócio, quando decidiram contratar o primeiro empregado efetivo para controlar pedidos por telefone e mudaram-se para um galpão. Como ele e a esposa realizavam todas as compras, o que bastante desgastante para eles controlarem sozinhos todos os processos, contrataram mais dois compradores em tempo integral. As seis telefonistas também estavam sobrecarregadas, assim, em menos de seis meses triplicaram o tamanho desse grupo. Ao fazer isso, Antônio percebeu que não poderia mais supervisionar tudo diretamente. A sua carga de trabalho estava além da sua capacidade. Um novo empregado passou a ser responsável por toda a remessa, contando com a ajuda de quatro estagiários que trabalham meio expediente.

        Em 2001, a Armário Cupim tinha dois empregados. Cinco anos depois, já eram nove em tempo integral (incluindo Antônio e sua esposa) e quatro em meio expediente. Em menos de seis meses, ele precisava contratar mais 15 pessoas. Além disso, se Antônio tiver sucesso em seu plano, a Armário Cupim estará rendendo mais de 70 milhões de reais por ano e empregando entre 60 a 80 pessoas até o ano 2015. Antônio continuava a gerenciar e tomar todas as decisões sozinho, mais viu definitivamente que isso não era mais possível.

        Você foi contratado pelo Sr. Antônio para propor um desenho organizacional para a empresa Armário Cupim. Qual o  desenho organizacional que você proporia?

Foi identificado que a empresa Armário Cupim utiliza de uma estrutura organizacional funcional pois de acordo com as características apresentadas as atividades estão agrupadas juntamente com funções comuns de alto a baixo na organização.

            A empresa foi inicialmente organizada por função para facilitar o gerenciamento do aumento de especialização e divisão do trabalho, mas a medida em que ela continua a crescer e se diferenciar, os problemas de controle vão surgindo. Com o aumento das habilidades da organização para produzir melhores produtos e serviços, os clientes também aumentam suas demandas que por sua vez pressionam ainda mais a capacidade de produzir mais e mais rapidamente. Os tipos de clientes atraídos pela empresa podem mudar com o aumento da oferta de produtos e serviços, e pode ser difícil identificar e atender as necessidades de novos clientes numa estrutura funcional.

Os pontos fortes e fracos da estrutura organizacional funcional

Pontos fortes

  • Permite economias de escala nos departamentos funcionais
  • Permite o desenvolvimento de habilidades e conhecimento a fundo
  • Permite que a organização realize suas metas funcionais
  • Funciona melhor com apenas um ou poucos produtos

Pontos fracos

  • O tempo de resposta para mudanças ambientais é lento
  • Pode causar o acúmulo de decisões no topo, sobrecarregando a hierarquia
  • Conduz  a uma coordenação horizontal deficiente entre departamentos
  • Resulta em menos inovação
  • Envolve uma visão restrita das metas organizacionais

[pic 1]

Figura 1 - Estrutura Funcional

Proposta de nova estrutura para a empresa Armário Cupim – Estrutura Divisional

Em virtude do aumento da oferta de produtos e crescimento da empresa é sugerido mudança no desenho organizacional, focando em linhas de produto, alterando o arranjo de funcional para divisional.

A Estrutura divisional é caracterizada pela forma de administração descentralizada. É quando a empresa decide que cada setor agirá de forma “livre”, demonstrando independência nas suas tomadas de decisões e forma de gerenciamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com