TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Organizacional Sanepar

Por:   •  16/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.499 Palavras (14 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 14

 Título

A contribuição da Sanepar para políticas públicas sustentáveis no setor de saneamento no Brasil.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a contribuição da Sanepar, empresa de saneamento ambiental do Paraná, na implementação de políticas públicas sustentáveis no setor de saneamento ambiental no Brasil. A    nas políticas públicas para o setor, além de considerar conceitos contidos em artigos como "A Fortuna na Base da Pirâmide" e "Criando Valor Sustentável". A metodologia utilizada será uma pesquisa documental e bibliográfica, com análise de relatórios, artigos e documentos oficiais da Sanepar e de órgãos governamentais responsáveis pela regulação do setor. Os resultados indicam que a Sanepar tem desempenhado um papel importante na implementação de políticas públicas sustentáveis no setor de saneamento ambiental brasileiro, adotando práticas de gestão ambiental e inovação tecnológica, buscando parcerias com universidades e outras empresas e investindo em pesquisa e desenvolvimento. A Sanepar também tem colaborado com órgãos governamentais na elaboração de políticas públicas para o setor. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados para a universalização dos serviços de saneamento ambiental no país, como a necessidade de investimentos em infraestrutura e a melhoria da governança pública. A discussão do estudo aborda a importância das empresas adotarem uma abordagem de criação de valor sustentável, combinando a criação de valor econômico com a responsabilidade ambiental e social, e como a Sanepar tem adotado práticas sustentáveis em suas operações e uma abordagem inclusiva para atender às necessidades da base da pirâmide.

Palavras-chave

Sustentabilidade, Saneamento, Recursos hídricos, Poluição, Gases efeito estufa

Introdução

Qual é a contribuição da Sanepar na implementação de políticas públicas sustentáveis para o setor de saneamento ambiental no Brasil?

O objetivo deste estudo é analisar as práticas e políticas de sustentabilidade adotadas pela Sanepar, empresa de saneamento ambiental do Paraná, e sua contribuição para a implementação de políticas públicas sustentáveis no setor de saneamento ambiental brasileiro.

Fundamentação teórica

O estudo se baseará na teoria da sustentabilidade e nas políticas públicas para o setor de saneamento ambiental. Serão utilizados conceitos como, o desenvolvimento sustentável, a gestão ambiental, a inovação e a governança pública. Também serão considerados os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e o papel das empresas na implementação desses objetivos, além de conceitos contidos nos artigos: A Fortuna na Base da Pirâmide  e Criando Valor Sustentável.

Metodologia

Será realizada uma pesquisa documental e bibliográfica, com análise de relatórios, artigos e documentos oficiais da Sanepar e de órgãos governamentais responsáveis pela regulação do setor de saneamento ambiental no Brasil. A análise de conteúdo será realizada com o auxílio de ferramentas de análise de dados qualitativos.

Revisão bibliográfica

No setor de saneamento, as questões de sustentabilidade são intrínsecas à atividade. As operações da Companhia geram impactos ambientais, positivos e negativos, relacionados à preservação do ciclo da água na natureza e às obras de abastecimento em áreas cada vez mais urbanizadas. Há, ainda, os aspectos sociais relativos ao fornecimento de água e ao tratamento de esgoto dentro dos padrões de qualidade mediante pagamento de tarifa módica, o que contribui para o desenvolvimento sustentável.

 A (“Companhia” ou “Sanepar”), sediada à Rua Engenheiros Rebouças em Curitiba – Paraná, é uma Sociedade de Economia Mista que tem por objetivo social, por delegação do Estado do Paraná e seus municípios, a exploração de serviços de saneamento básico, principalmente a distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário, além da coleta e tratamento de resíduos sólidos, realização de estudos, projetos e execução de obras relativas a novas instalações, ampliações de redes de distribuição de água e redes de coleta e tratamento de esgoto sanitário e prestação de serviços de consultoria e assistência técnica em suas áreas de atuação. A Companhia também colabora com órgãos e entidades federais, estaduais e municipais em assuntos pertinentes ao desenvolvimento de seus objetivos básicos. No dia 28 de julho de 2020 foi sancionada a Lei nº 20.266/2020, que alterou o artigo 1º da Lei nº 4.684 de 24 de janeiro de 1963, autorizando a Companhia a atuar, inclusive no exterior, na exploração de serviços públicos e sistemas privados de abastecimento de água, coleta, remoção e destinação final de efluentes, resíduos sólidos domésticos e industriais, drenagem urbana, serviços relacionados a proteção do meio ambiente e aos recursos hídricos, além de estar autorizada a comercializar a energia gerada em suas unidades, os serviços e direitos decorrentes de seus ativos patrimoniais e utilizar redes para instalação de fibras óticas. A Companhia poderá ainda participar, majoritária ou minoritariamente, de consórcios, fundos de investimentos ou sociedades com empresas públicas e privadas. A operação desses negócios poderá ser diretamente ou através de subsidiárias, por meio de sociedades de propósito específico ou outras espécies jurídicas de associação aprovadas pela Assembleia Geral de Acionistas. A Companhia, por meio de concessões municipais, presta serviços de tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto. As renovações dos contratos têm seu prazo de validade definido em média 30 anos. A situação atual das 346 concessões municipais operadas está demonstrada a seguir

[pic 1]

Quando do vencimento das concessões, o município deverá ressarcir à Companhia os valores dos ativos relacionados à concessão. A Companhia é registrada na Comissão de Valores Mobiliários - CVM como Companhia Aberta na categoria A (emissores autorizados a negociar quaisquer valores mobiliários) e tem suas ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3 - Brasil, Bolsa, Balcão), estando listada no Nível 2 de Governança Corporativa. A Companhia participa com 40% do capital de Sociedade de Propósito Específico, sob a forma de Sociedade Anônima de capital fechado, denominada “CS Bioenergia S.A.”, que tem como objeto social a exploração e destinação final adequada de resíduos sólidos e orgânicos, bem como o lodo produzido nas estações de tratamento de esgotos, produção de biogás e geração de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (960.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com