TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Swot

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  993 Visualizações

Página 1 de 7

DISCIPLINA: GESTÃO ESTRATÉGICA EMPRESARIAL

TRABALHO PARA O 1º E 2º BIMESTRE

[pic 1]

¨Administrar bem um negócio é administrar seu futuro; e administrar seu futuro é administrar estratégias¨.

Marion Harper Jr.

                                           

Introdução | Tarefa | Processo e Recursos | Avaliação | Conclusão | Créditos

Introdução

Com as constantes mudanças no meio empresarial, as organizações veem a necessidade de se adaptar e serem mais competitivas para a sua sobrevivência, seu crescimento e seu desenvolvimento. Por isso aumenta a necessidade de pensar estrategicamente. Um estratégia bem definida e implementada passa a ser uma vantagem competitiva para as organizações. ¨A estratégia é uma necessidade para qualquer empresa, não importa seu tamanho, pois o único modo de sobreviver é se diferenciar dos concorrentes¨.(VASCONCELLOS FILHO, & PAGNOCELLI, pag.289. 2001). As empresas que elaboram estratégias para serem mais competitivas, estabelecem quais os caminhos serão seguidos através de programas de ações, para alcançar suas metas, objetivos e os resultados almejados.

...............................................................................................................................

A Tarefa

Em grupo de 5 (cinco) alunos, elaborar estratégias nas áreas de gestão, mercado, comercial e financeiro, segundo o estudo de caso em anexo, (este será sorteado em sala de aula). Realizando o trabalho em quatro etapas. Como trabalho final apresentar o trabalho e o plano de ação das estratégias elaboradas e discutidas em grupo. E entregar o trabalho conforme normas da ABNT.

..............................................................................................................................

Processos

1º BIMESTRE

Estudo de caso em anexo

1 DIRECIONAMENTO E DIAGNOSTICO ESTRATÉGICO

1.1- Todos os grupos irão criar uma Administração estratégica para a empresa do estudo de caso. E devem levar em consideração o tamanho da empresa.

1.2) Trace um roteiro das suas principais ações para elaboração do planejamento, descrevendo cada um dos passos, desde a sua chegada na empresa até a divulgação dos resultados.

1.3) Descreva abaixo as declarações estratégicas que você elaboraria para esta empresa.

- Definição do negócio (visão estratégica) da empresa:

- A missão da empresa é:

- A visão da empresa é:

- Os valores e princípios são:

- Os objetivos estratégicos e metas são:

2 ANÁLISE DE AMBIENTES ESTRATÉGICOS E ELABORAÇÃO DE CENÁRIOS

O seu desafio:

- Você foi convocado pela alta direção para participar do monitoramento do ambiente estratégico da empresa e deve apresentar na reunião os itens abaixo:

2.1 - Elaborar uma matriz SWOT para análise do ambiente.

2.1. 1-  Faça o diagnóstico situacional - abordagem interna (fatores críticos de sucesso, os pontos fortes e fracos da empresa):

- Defina as forças (fatores críticos de sucesso).

- Defina as fraquezas.

2.3 - Quais são os principais stackeholders da empresa? Identifique-os.

2.4-Faça o diagnóstico situacional - abordagem externa (fatores macroeconômicos e do ambiente do negócio):

- Identifique as ameaças.  

- Identifique as oportunidades.  

2.5 -  Elabore um cenário de negócios para a empresa nos próximos dois anos, listando as principais tendências no negócio em que a empresa atua.

3 ANALISE DA CONCORRÊNCIA

3.1 Principais concorrentes,

3.2 Características de cada uma das marcas concorrentes.

2º BIMESTRE

4 FORMULAÇÃO DAS ESTRATEGIAS (PARA OS OBJETIVOS TRAÇADOS)

4.1 Formular pelo menos 6 (seis) estratégias de acordo com os objetivos almejados, para recuperar a posição competitiva da empresa.

5 (BALANCED SCORECARD (BSC): PRINCÍPIOS E INSTRUMENTO DE GESTÃO)

5.1 Com os Objetivos Estratégicos da organização elaborados no item 1.4, criar um Mapa Estratégico da metodologia BSC, detalhando quais os indicadores serão utilizados para cada uma delas. Portanto, você deve:

  1. A partir dos Objetivos Estratégicos da empresa, definir os indicadores para cada uma das perspectivas, apontando os principais indicadores para cada um deles.
  1. Elaborar o plano de ação.

Apresentação e conclusão)

- Apresentação do grupo através de slides, com no máximo 20 minutos de apresentação,

................................................................................................................................................

RECURSOS GERAIS/REFERENCIAS:

Além do material já disponibilizado para esta disciplina, especialmente a Leitura Fundamental, sugerem-se os seguintes links, que trazem abordagens interessantes sobre os conceitos relacionados à estratégica:

CERTO, Samuel C. et al. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2009.

PRAHALAD, C.K.; HAMEL, Gary. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

SOUZA, José Manuel Meireles de. Gestão: Técnicas e Estratégias no Contexto Brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2009.

COSTA, Eliezer Arantes da. Estratégia e dinâmica competitiva. São Paulo: Saraiva, 2009.

Herrero Filho, Emílio. Balanced scorecard e a gestão estratégica: uma abordagem prática. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (227.7 Kb)   docx (55.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com