TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise das principais Teorias da Administração ATPS

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Analise das principais Teorias da Administração, com base nos autores Frederick Taylor e Henry Fayol.

O trabalho foi desenvolvido com o intuito de mostrar a organização e os elementos das teorias apresentadas pelos autores. Como funciona o processo de administrar? Qual a melhor forma de organizar as funções e qual deve ser o papel desempenhado por cada membro da empresa?

Principais verificações de Taylor e Fayol para Administração:

Após lermos os artigos e assistirmos ao vídeo chegamos à conclusão de que uma teoria complementa a outra. Taylor tem sua filosofia voltada aos processos produtivos, enquanto Fayol que visa o gerenciamento da empresa através de uma hierarquia organizacional.

Taylor através do movimento da administração científica nos mostra que devemos ter um método de pesquisa para identificar a melhor maneira de trabalhar, alguém deve ser responsável por comandar, delegar e controlar o trabalho executado, enquanto os operários devem se qualificar, ou seja ter treinamento cientifico do seu trabalho, conceitos estes utilizados até hoje.

Já Fayol com sua teoria voltada ao processo da administração e dividia a empresa em cinco repartições: Planejamento, Organização, Comando, Coordenação e Controle.

Através desse sistema de divisão de cargos e departamentos responsáveis, a divisão de tarefas é um método eficaz para administração também utilizado nos dias atuais.

Aplicado o princípio da divisão do trabalho de Taylor a fim de se atingir a eficiência na empresa.

Com base na teoria de Taylor, uma das principais teorias da administração, a mudança na empresa JC Confecções, deve começar pela administração geral.

Para obter eficiência, a empresa deve começar pela especialização de seus colaboradores, investindo em treinamento e qualificação destes, de acordo com a área que atuam, ou seja, esse processo deve passar pela empresa inteira e não apenas aos lideres.

A empresa deve criar normas, regras e metas mensuráveis e os proprietários devem aprender a se impor ao delegar as tarefas, só assim vão conseguir alcançar suas metas e o respeito dos colaboradores.

A divisão departamental também é um fator importante para controle das atividades, despesas e lucros da empresa. Além disso na produção serão necessárias algumas mudanças, os colaboradores terão cargos específicos, como encarregados, coordenadores, montadores e etc. Desta forma, será possível identificar a melhor maneira de trabalhar e realizar o planejamento das atividade.

É importante manter uma hierarquia organizacional, de forma que nenhum colaborador se sinta injustiçado. Para garantir o sucesso da empresa é preciso manter o espírito de equipe, reforçar os treinamentos e padronizar os sistemas de produção. A fim de reduzir os desperdícios de matéria prima, como tecido, linha, tinta etc.

A motivação do funcionário também deve ser levada em consideração, uma forma de medir a motivação do funcionário é realizando uma pesquisa de clima para identificar pontos positivos e negativos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com