TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de swot

Por:   •  1/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 4

ANALISE DE SWOT – TCC

  1. INTRODUÇÃO.

        A avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, são denominadas de análise SWOT (dos termos em inglês strengths, weaknesses, opportunities, threats). Ela envolve o monitoramento dos ambientes externos e internos. É bastante comum aqui no Brasil, e algumas pessoas usam a sigla FOFA, ao invés da tradicional. A Análise de SWOT é uma ferramenta estrutural da administração, a sua principal função é formular estratégias de negócios para as empresas com a finalidade de melhorar a sua atuação e desempenho no mercado.

 A análise de SWOT ela também é responsável pela elaboração do planejamento estratégico que tem o objetivo principal, promover análise do cenário interno e externo para atuar nos negócios, no crescimento e no desenvolvimento da organização almejando alcançar os objetivos propostos pelos mesmos. Por Chiavenato (2000).

O planejamento estratégico foca também nas combinações de forças e fraquezas de uma organização e ao mesmo tempo nas oportunidades e ameaças do mercado competitivo. Por Philip Kotler (1975).

Segundo Kotler (1975), o planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando um maior grau de interação com o ambiente.

Com isso podemos dizer que a analise de SWOT e o planejamento estratégico, são ferramentas essenciais para obter sucesso junto à empresa.

         Já Chiavenato e Sapiro (2003) Explicam sobre matriz de SWOT, que dar-se por meio de ferramentas que são utilizadas como estratégia competitiva, trata-se de relacionar as oportunidades e ameaças dentro do ambiente externo com forças e fraquezas mapeadas no ambiente interno da organização.

        Esta ferramenta é excelente para analisar forças e fraquezas da concorrência, bem como suas estratégias e comportamentos. Com isso fortalece os meios da organização de conseguir êxodo nos seus negócios.

Quadro 1: Mostra o os fatores internos e externos esquematizados da organização.

[pic 1]

 

  1. ETAPAS.
  1. ANALISE DO AMBIENTE EXTERNO (OPORTUNIDADES E AMEAÇAS)

Segundo Philip Kotler (2006) Uma unidade de negócios tem de monitorar importantes forças macroambientas (econômicas, demográficas, tecnológicas, político – legais e socioculturais) e significativos agentes microambientais (cliente, concorrentes, distribuidores, fornecedores) que afetam sua capacidade de obter lucros. É uma forma inteligente de marketing de estabelecer sistemas para acompanhar tendências e mudanças importantes. Já a administração precisa identificar as oportunidades e as ameaças associadas a cada tendência ou acontecimento.

O objetivo da avaliação ambiental é o reconhecimento de novas oportunidades. Essa ferramenta se dar através de um bom marketing, que tem a arte de encontrar, desenvolver e lucrar a parti de oportunidades. Essas oportunidades de marketing existem quando a empresa pode lucrar ao atender às necessidades dos consumidores de determinado segmento. (Existem algumas fontes) de recursos que podem aprimorar as oportunidades de mercado. A primeira é oferecer algo cuja oferta seja escassa, isso precisa de um bom conhecimento em marketing. A segunda é oferecer um produto ou serviço existente de uma maneira nova ou superior.  A terceira fonte em geral leva a um produto ou serviço totalmente novo. Alem dessas existe modelos para descobrir e melhorar produtos, é simples mais bem importante, que é a consulta com seus clientes e consumidores, eles com certeza serão importantes para a melhoria e inovação dos produtos.

Segundo Chiavenato (2000), a análise externa dar-se por uma visão global que pode ir alem da organização, onde se atua e abrange política, cultura e leis. A análise é imprescindível nos casos de oscilações de mercados, por que nela faz – se o estudo dos concorrentes, para saber qual o nível de atuação e sua ameaça.

  1. ANALISE DO AMBIENTE INTERNO (FORÇAS E FRAQUESAS).

Para Kotler (2000) a analise do o ambiente interno, dar – se pela avaliação das suas forças e fraquezas internas, por um período que analisa também as competências financeiras, marketing, produção e organização, que classifica esses fatores como uma grande força, uma força, uma característica simples, uma fraqueza ou uma grande fraqueza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com