TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise organizacional

Por:   •  22/6/2015  •  Monografia  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

         

[pic 1]

Atividade estruturada da disciplina : Análise Organizacional

Aluna : Luciana Gonçalves de Castro Silva

Matrícula : 201401070299

Professor: Jorge Leal

Estácio de Sá – Campus Nova América

Turno manhã

       O presente trabalho tem o objetivo de estudar os tipos de departamentalização existentes no Desenho Organizacional, e de avaliar  o tipo, ou os tipos, de departamentalização adotada por uma empresa.

        No caso, me propus então, a fazer essa avaliação sobre o Grupo Sage, uma empresa de consultoria existente há 15 anos, na qual fiz parte do corpo de colaboradores há 3 anos atrás. Como estive presente dentro da empresa e tive a oportunidade de conhecer toda sua dinâmica, posso afirmar que todas as informações contidas nesse trabalho são verídicas.

  • Sobre a empresa:

O Grupo Sage, é uma empresa de Engenharia elétrica, com foco em energia renovável e eficiência energética. A empresa atua nos setores industrial, comercial e de serviços. Sua atividade principal, é o aprimoramento da eficiência empresarial.

  • Sobre o trabalho :

Caracterizar o tipo de Departamentalização da empresa, identificando as vantagens e desvantagens desse tipo de departamentalização.

       A departamentalização do Grupo Sage, é focada no processo. É um tipo de departamentalização  quase sempre restrita a aplicações no nível operacional de empresas industriais e de serviços. No caso da empresa em questão, serviços.

       Uma das características desse tipo de departamentalização, é o foco na sequência do processo. Depende também da combinação e ajuste dos equipamentos . Ou seja, a combinação desses equipamentos é que vai definir a equipe de pessoas e de materiais para processar as operações.

     Outra característica da departamentalização por processo, muito visível no Grupo Sage, é o foco na tecnologia utilizada. Para isso, O Grupo Sage dispõe de equipamentos de medição de temperatura e calibradores (muito utilizados na área de engenharia) de primeira ponta. Além de utilizarem um programa de software de última geração denominado no Canadá, como RETScreen, que serve para validar todas as etapas do projeto. Falarei sobre esse programa de software mais adiante.  Porém, o uso desse software traz à tona outra característica dessa empresa que também cruza com uma das características da departamentalização por processo, que é a ordenação de ponta a ponta das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, entradas e saídas claramente identificadas. Já que toda a equipe tem o dever de registrar tudo no RETScreen. Assim quando o diretor, gerente, técnicos e analistas, e todos envolvidos no processo acessam esse programa de software podem ver em que etapa está a operação. O que já foi concluído e o que falta concluir.

       A vantagem da departamentalização por processos é o rendimento da tecnologia. Ou seja, extrair vantagens econômicas oferecidas pelos equipamentos e tecnologias usadas. Outra vantagem é a ênfase na tecnologia, onde esta, se torna o foco e o ponto de referência para definir as equipes, unidades e posições de cada um.

       A única desvantagem apontada pelo administrador do Grupo Sage, é que como eles usam como tecnologia de ponta um programa de software, este passa pelas variáveis da informatização, muda muito rápido, agrega outras informações e sofre muitas modificações, e às vezes até diárias. Portanto o gerente de TI tem que estar sempre atento o dia todo para poder fazer essas atualizações no programa da empresa, e rapidamente passar essas atualizações para os técnicos, para o gerente e diretor, e todos os demais. Ou seja, adaptar a mudança tecnológica para os colaboradores gera um custo para a empresa. E daí, quando eu perguntei ao gestor porque então fazem uso desse software, ele me respondeu que o uso dessa tecnologia era importante para controlar todo o processo de operação até o final. Além de colocar a Sage numa posição importante no mercado, já que fazia uso de uma tecnologia de ponta importada no Canadá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (50.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com