TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise swot

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Trabalho de Administração: Analise S.W.O.T.

•Nome: Carlos Danilo S. de A. Soares.

R.A.: 1299104559.

Curso: Engenharia de Controle e Automação.

Turma: 1°A.

•Nome: Joseval Aparecido de Almeida.

R.A.: 2485784431

Curso: Engenharia de Controle e Automação

Turma: 1°A.

•Nome: Leonardo de Cravalho Borges.

R.A.: 1569227149.

Curso: Engenharia de Produção.

 Turma: 1°A.

•Professor: Eliel.     Sorocaba: 11/05/2015.

SUMÁRIO

Introdução:        

O que é uma analise S.W.O.T.?        

Significado:        

Pontos fortes e pontos fracos:        

Forças:        

Fraquezas:        

Oportunidades:        

Ameaças:        

Planejamento estratégico:        


Introdução:

A empresa escolhida por nosso grupo é uma empresa da categoria química, que atua no mercado desde 1995, produzindo pás eólicas.

Sendo a maior produtora do Brasil, e segunda, maior do mundo, conta atualmente com 10 plantas, aproximadamente seis mil funcionários, e pretende futuramente ser a maior produtora desse tipo de produto do mundo.

Para a empresa alcançar seu objetivo, vamos introduzir uma analise S.W.O.T. na mesma.  

O que é uma analise S.W.O.T.?

A análise SWOT é uma ferramenta utilizada como base para a gestão e planejamento estratégico de uma organização, podendo ser utilizada em qualquer cenário da empresa. Esta análise de cenário se divide em ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças). As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.

 ( F o n t e : h t t p : / / p t . wi k i p e d i a . o r g / wi k i )

Significado: 

O nome, SWOT, é uma sigla que significa Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por essa razão, o exercício também é conhecimento como análise/matriz FOFA, em português.

Pontos fortes e pontos fracos:

Forças:

•Poucos concorrentes: Devido à dificuldade de produção, não possui muitos concorrentes.

•Incentivo do Governo: Devido se tratar de produtos que geram energia elétrica, o governo brasileiro vem incentivando essa pratica.

•Produtos e matérias primas não perecíveis: Embora os produtos e matérias primas da empresa tenham prazo de validade, não são perecíveis, porém necessitam de armazenamento adequado.

Conclusão: Devido ter poucos concorrentes ela tem um maior espaço no mercado, tendo sua demanda aumentada, devido ao incentivo do governo brasileiro, e podem-se estocar matérias primas e seus produtos, por eles não serem perecíveis.

Fraquezas:

•Desperdício de recursos: Por causa da falta de conscientização dos funcionários, ocorre um grande desperdício de matéria prima.

•Matéria prima cara: Devido a maioria da matéria prima ser importada de outros países, gera enorme custo.

•Gasto com Movimentação e transporte desnecessário: Por possuir 10 plantas, e cada planta ter uma função diferente, como uma planta só pra cortar tecidos, uma só pra acabamento etc., gera grande custo com transporte e movimentação das cargas.

•Queda na qualidade de seus produtos: Com o aumento da demanda, teve também um aumento na contratação de funcionários, devido a grande quantidade de funcionários sem experiência no ramo, gerou uma queda na qualidade.

•Falta de matéria prima: por não possuir um estoque que atenda a necessidade das plantas, e a dificuldade de chegada da matéria prima, por ser importada, ocorre direto falta de matéria prima, gerando assim atrasos.

Conclusão: Com o desperdício de recursos, e alto preço da matéria prima, podemos conscientizar os funcionários com palestras, de como usá-los conscientemente, reduzindo assim o desperdício. Com os gastos de transporte e movimentação, podemos estudar em longo prazo, o abrimento de apenas uma planta, ao invés de 10 plantas pequenas, apenas uma grande, fechando assim as demais, isso reduzirá esse custo. Com a queda na qualidade, podemos treinar melhor os funcionários, com palestras sobre o assunto. Já com a falta de matéria prima, podemos estudar junto com a construção de apenas uma planta grande, a construção também de um estoque maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com