TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Ambiental das Empresas

Por:   •  1/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

ROSILANE LOPES DELFINO DOS SANTOS

2020760

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

2ª AVALIAÇÃO

RIO DE JANEIRO, 2017


Sumário

ANÁLISE AMBIENTAL        2

1.        AMBIENTE GERAL        2

2.        AMBIENTE OPERACIONAL E INTERNO        2

CONCLUSÃO        3

REFERÊNCIAS        4


ANÁLISE AMBIENTAL

     A análise do ambiente é uma das principais etapas do planejamento estratégico, pois com essa análise é possível identificar os riscos e oportunidades para a empresa.

     No planejamento estratégico podemos dividir o ambiente em três fatores: o ambiente geral que constitui às forças externas que influenciam a organização, o ambiente operacional que é o mais próximo da organização e é constituído pelos clientes, fornecedores e concorrentes e o ambiente interno que são os aspectos organizacionais, de marketing, financeiro, entre outros.

  1. AMBIENTE GERAL

    Na análise do ambiente geral, podemos citar o fator demográfico como um ponto positivo, pois a cidade onde a empresa atua, Duque de Caxias, abriga atualmente quase um milhão de habitantes em seus 465 km² e de acordo com o Censo 2010, existem mais mulheres do que homens. Sendo a população composta de 51.92% de mulheres e 48.08% de homens. O que daria certo sobre a iniciativa da empresa de estender seu produto para o público feminino.

    Podemos entender, neste contexto, como um ponto negativo o fator econômico da cidade de Duque de Caxias, pois é localizada na Baixada Fluminense que conta com um baixo PIB e renda domiciliar per capita e maior percentual de pobres, indicando maior desigualdade de renda se comparado com a cidade do Rio de Janeiro, afetando, assim, o poder de compra da população.

  1. AMBIENTE OPERACIONAL E INTERNO

      Um ponto positivo que podemos ver no ambiente operacional é o poder de negociação com os fornecedores, pois o setor de calçados conta com uma grande variedade de fornecedores, matéria prima abundante e de fácil obtenção.

     Como ponto negativo podemos ressaltar os concorrentes. A concorrência do setor calçadista é intensa, pois existem poucas barreiras de entrada, existem tanto aquelas que são regionais (pequenas), quanto as multinacionais que além de vender em todo o país tem um grande número de exportação.

CONCLUSÃO

     

A importância da análise ambiental consite no fato da empresa identificar suas potencialidades e seus pontos a desenvolver o negócio que é oferecido ao mercado e identificar oportunidades que podem não estar sendo aproveitadas pela concorrência. Assim, a análise ambiental irá posicionar a organização no mercado quanto ao seu potencial de crescimento a fim de obter o melhor resultado de acordo com os objetivos traçados.

REFERÊNCIAS

http://www.cmdc.rj.gov.br/?page_id=1155

https://cidades.ibge.gov.br/painel/populacao.php?codmun=330170

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com