TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise B2W

Trabalho Escolar: Análise B2W. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  9.624 Palavras (39 Páginas)  •  1.053 Visualizações

Página 1 de 39

FGV-FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

MBA GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA

TURMA 13

PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ANÁLISE FINANCEIRA DA B2W CIA DIGITAL X GRUPO PÃO DE AÇÚCAR

Anelise Spohr Fernandes

ORIENTAÇÃO

Prof. Carlos Alberto dos Santos Silva

PORTO ALEGRE, dezembro de 2014.

FGV-FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

MBA GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA

TURMA 13

PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ANÁLISE FINANCEIRA DA B2W CIA DIGITAL X GRUPO PÃO DE AÇÚCAR

Anelise Spohr Fernandes

ORIENTAÇÃO

Prof. Carlos Alberto dos Santos Silva

PORTO ALEGRE, dezembro de 2014.

DEDICATÓRIA

Dedico esse projeto a minha família, que sempre me incentivou a encarar esse desafio e me apoiou ate o final. Agradeco a todos os professores da FGV pelo conhecimento adquirido nesse MBA.

SUMÁRIO

TERMO DE COMPROMISSO

A aluna, Anelise Spohr Fernandes, abaixo assinada, do MBA Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, turma 13, unidade de Porto Alegre, do Programa FGV Management, realizado nas dependências da Decision no período de Agosto de 2011 a Dezembro de 2014, declara que o conteúdo do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado ANÁLISE FINANCEIRA DA B2W CIA GLOBAL DO VAREJO X GRUPO PÃO DE AÇÚCAR, é autêntico, original, e de sua autoria exclusiva.

Porto Alegre, de dezembro de 2014.

____________________________________

Anelise Spohr Fernandes

1 – HISTÓRICO

Em 1999 iniciou a história de uma das maiores empresas de vendas online do país com a criação das empresas Americanas.com e Submarino.com separadamente, ambas atuando no setor de vendas online de varejo. Em 2005 a empresa Submarino.com cresceu e abriu capital. A IPO (Initial Public Offering) aconteceu no dia 30 de março de 2005 na BOVESPA. Neste mesmo ano as ações obtiveram uma valorização de 91,95%, sendo a segunda oferta mais bem sucedida do ano, segundo dados da revista Exame Online (2006), perdendo apenas para a Localiza Rent a Car S.A, que atua no ramo de alugueis de veículos. Ainda em 2005, a Submarino adquire a Shoptime e a Ingresso.com - empresa que atua na venda de ingressos à distância e no desenvolvimento de tecnologia de suporte a essa venda.

Já no primeiro semestre de 2006 a Submarino cria a Submarino Finance, especializada em serviços financeiros como empréstimos pessoais e cartões de crédito, além da Submarino Viagens que atua na venda de passagens áreas e pacotes turísticos. Neste mesmo ano a Submarino também realiza uma oferta adicional de ações após o IPO (follow on). Em dezembro de 2006 ocorre a fusão da Americanas.com e da Submarino, resultando na criação da B2W – Companhia Digital. Isto possibilitou que a nova organização atuasse de maneira mais efetiva na área de e-commerce, onde a Submarino e a Americanas.com juntas detinham o maior maket share (participação de mercado).

No ano de 2007 ocorre a Incorporação da B2W com o Shoptime que também atua na área de e-commerce, operando através da internet, televendas, catálogos e um canal de televisão dedicado à vendas. No segundo semestre de 2007 a B2W adquire o direito de uso da marca BLOCKBUSTER na internet. Neste mesmo ano a companhia também expande a operação de viagens para as 3 marcas com a criação da B2W Viagens.

Nos anos seguintes (2008 a 2011) a B2W reduz o volume de aquisições e passa a atuar na expansão das marcas adquiridas. Em 2008 ocorre o lançamento da Blockbuster online e a inauguração do novo centro de distribuição em São Paulo. Este centro possibilitou a combinação das operações de back office (retaguarda) e de website, do atual sistema de três plataformas para um sistema de plataforma única. Em 2009 e 2010 a B2W expandiu a Ingresso.com para o México, Argentina e Chile. Já no ano de 2011 a companhia realiza o aumento do capital em 1 bilhão de reais, passando de um capital social de 182 milhões para 1.182 bilhões. Ainda no segundo semestre de 2011 ocorre a aquisição do site de reservas de restaurantes “Mesa Express” e a criação do site Soubarato.com. O “Mesa Express” é um sistema de gestão de reservas para restaurantes, que permite ao cliente garantir seus lugares pela internet, e o “Sou Barato” realiza a venda de produtos novos e reembalados, onde todos os produtos passam por testes de qualidade e se encontram em condições de venda, mas podem não estar mais na embalagem original. Em novembro do mesmo ano a B2W também inaugura um novo centro de distribuição em Recife, objetivando melhorar os prazos de entrega dos produtos comercializados pelos websites.

Em 2012 a agência de classificação de risco Fitch Ratings (USA) elevou o ranking corporativo de longo prazo da B2W de A para A+, com perspectiva estável.

1.1 A Companhia

A B2W é uma empresa de capital aberto que surgiu a partir da fusão do Submarino e Americanas.com. A união permitiu que a nova companhia atuasse de maneira diversificada em vários canais de distribuição como televisão, catálogos, quiosques e internet.

A B2W é controladora das marcas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com