TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Organizacional Hotel Boa Vida

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

Instituição: Universidade Anhanguera - Uniderp

Curso: Administração EaD

Disciplinas:

  • Processos Administrativos;
  • Tecnologias de Gestão;
  • Direito e Legislação;

Desafio Profissional

Análise Organizacional Hotel Boa Vida

Acadêmica: Amanda Nunes de Medeiros

RA: 1299104413

Tutora: Michelle Saraiva Melo

Rio Grande, 26 de Maio de 2015.

INTRODUÇÃO

O trabalho que apresento a seguir tem por finalidade, mostrar diversas situações reais vivenciadas por um administrador. Seu principal objetivo é aprofundar e relacionar os conhecimentos adquiridos, aplicando desta forma a teoria à prática.

Desde que se formou, José Antônio tem se dedicado a aprimorar seus conhecimentos.Ele foi contratado para atuar como gerente geral de um complexo hoteleiro em crise no município em que reside.Seu desafio é analisar os passos do presente e futuro do Hotel Boa Vida , compreendendo o cenário em que se encontra e buscando soluções para alavancar seu crescimento.Neste caso, para alcançar suas metas e objetivos, é importante que ele viabilize resultados e organize as atividades e recursos do mesmo.


PASSO 1

DIAGNÓSTICO HOTEL BOA VIDA

Nesta consideração, iremos analisar os passos do presente e futuro do Hotel Boa Vida. Com objetivo de compreender o cenário em que se encontra, abaixo segue um diagnóstico do ambiente interno e externo do Hotel Boa Vida, apresentando suas forças e fraquezas.
As forças do Hotel Boa Vida se caracterizam por ser o maior da região e contar com uma capacidade de hospedagem de 450 pessoas, com infra- estrutura de lazer e esporte, com um complexo aquático e inúmeras possibilidades de lazer infantil. Também conta com uma infra-estrutura para atender ao chamado turismo de negócios, através de um centro de convenções com capacidade para atender 400 pessoas.
Suas fraquezas são que mesmo com toda esta estrutura o hotel não tem obtido sucesso. O número de clientes que se hospedam  tem reduzido drasticamente e faz meses que o espaço do centro de convenções não tem sido reservado para eventos de negócios. O hotel também não está prestando um serviço de qualidade, o que está deixando seus clientes completamente insatisfeitos com o local. A notícia divulgada na mídia comprometeu ainda mais  a imagem do hotel.


PASSO 2

Na busca pela sobrevivência em cenários cada vez mais competitivos, as empresas podem contar com uma série de tecnologias e ferramentas para auxiliar sua gestão.
José Antônio acredita que a adoção de algumas tecnologias de gestão serão determinantes para reverter o quadro negativo do Hotel Boa Vida. A tabela a seguir, apresentará tecnologias de gestão organizacional que podem ser adotadas pelo Hotel e apresentadas aos seus diretores, apontando

seus benefícios.


Tecnologia de Gestão Hotel

Boa Vida

Benefício

Benchmarking Interno

Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, custos mais baixos e a valorização pessoal interna.

Benchmarking Competitivo

Caracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos nossos concorrentes. A vantagem é identificar os pontos fortes e fracos do concorrente, e assim oferecer serviços diferenciados.

Correio Eletrônico (E-mail)

Sua vantagem é o uso da internet no setor de Hotelaria para reservas de passagens aéreas e comodidade, facilitando e agilizando para os hospedes, não sendo necessário o contato pessoal. 

PASSO 3

A aprendizagem organizacional é considerada uma vantagem competitiva e sustentável para as empresas e para o administrador, por promover a evolução, melhoria e desenvolvimento de todas as pessoas que compõe uma empresa. Os resultados da pesquisa de clima organizacional do hotel Boa Vida demonstra que o capital intelectual não tem sido valorizado. Abaixo apresento um projeto que visa, valorizar o capital intelectual. Este projeto denomina-se “Projeto Boa Vida” e tem como objetivo principal  desenvolver a capacitação profissional e oferecer uma  gestão de qualidade tanto para os hospedes quanto para os funcionários. A principal ação deste projeto é a melhoria no atendimento ao público.

PROJETO BOA VIDA

Este projeto consiste em reunir os conhecimentos, informações, propriedade intelectual, experiência dos funcionários, que se pode aproveitar para a criação de riquezas, sendo um conjunto de benefícios  que agregam valor às empresas e representa um diferencial no atendimento em relação aos hospedes, sendo muito importante para o desenvolvimento da organização do hotel Boa Vida.
Adotando ações de investimento no trabalho em equipe, estimulando o aprendizado em grupo como:
Alocar a pessoa certa na função certa, considerando suas habilidades e experiências;
Oportunizar o desenvolvimento profissional e pessoal;
Promover infra-estrutura e adequar o ambiente de trabalho;
Valorizar a opinião dos funcionários e estimulá-los para inovação;
Envolvendo desta forma, a valorização do capital intelectual e estimulando com oportunidades de plano de carreira e com cursos que poderão valorizar suas funções ocasionando uma melhoria em suas condições salariais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (55.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com