TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOTEL BOA VIDA: EM BUSCA DA EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  26/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHAGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLIANA CARVALHO RIBEIRO

RA: 9368318125

DISCIPLINAS NORTEADORAS: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, DIREITO E LEGISLAÇÃO E TECNOLOGIA DE GESTÃO

ATIVIDADE:

HOTEL BOA VIDA: EM BUSCA DA EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL

MACAÉ 30 DE MAIO DE 2015

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORES: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, DIREITO E LEGISLAÇÃO E TECNOLOGIAS DE GESTÃO.

  1. INTRODUÇÃO

A Administração Estratégica é, atualmente, uma das disciplinas do campo da Administração de maior destaque e relevância, pela produção científica e também pelo número de consultorias organizacionais.

É o ato de desenvolver plenamente o planejamento da empresa, é uma função administrativa que tem por objetivo estabelecer uma situação futura desejada. Além disso, a importância maior da Administração Estratégica está no fato de se constituir em um conjunto de ações administrativas que possibilitam aos gestores de uma organização mantê-la integrada ao seu ambiente e no curso correto de desenvolvimento, assegurando-lhe atingir seus objetivos e sua missão.

O planejamento deve fazer parte do cotidiano de uma empresa, não importando seu porte e nem estrutura.

O ponto de partida para definir a configuração organizacional é a estratégia, que é o conjunto atual de planos, decisões e objetivos adotados para alcançar as metas da organização. A estratégia e desempenho de uma organização deve ser baseada na forma como são gerenciadas as relações.

Um modelo de estratégia e desempenho, deve ajudar a organização a alcançar crescimento sustentável, implementando estratégias de desempenho explícitas, por meio de ferramentas e táticas. Ter o sentido na visão de metas da missão da organização, como pessoas que definem uma orientação estratégica para a organização.

O Hotel Boa Vida fica localizada na Barra de São Miguel que foi aldeamento dos índios Caetés. É considerada a cidade balneária, tem uma exuberante beleza natural, diversificada com praias de areia branca, águas cristalinas e ilhas de manguezais.

A área, de excelente localização geográfica, onde foi instalado um estaleiro para a fabricação de embarcações, que ficaram conhecidas em todo o país.

O hotel é o maior da região, com infra estrutura de lazer e esporte, com um complexo aquático e inúmeras possibilidades de lazer infantil. Conta com um centro de convenções com infra estrutura para atender o chamado Turismo de negócios.

O hotel vem enfrentado dificuldade, A estrutura pra lazer e negócios que o hotel oferece não está mais sendo um diferencial. A imagem ruim do hotel vem sendo vinculada na mídia através dos hospedes por uma pesquisa que demonstrou má qualidade dos serviços.

Para serem aplicadas novas tecnologias foi contratado um gerente geral, José Antônio da Silva, com a finalidade de adoção de novas tecnologias de gestão para a melhoria organizacional do Hotel Boa Vida.

Passo 1

Diagnóstico:

Devido a deficiência que o hotel boa vida tem apresentado e a dificuldade de se fortalecer no mercado competitivo, a analise S.W.O.T se mostra a mais adequada, por ser uma ferramenta de gestão empresarial utilizada para o estudo interno e externo da empresa onde podemos identificar os fatores que influenciam funcionamento e adaptação da organização, antecipação as mudanças e fortalecimento da competitividade, fornecendo informações uteis ao processo de planejamento estratégico. Essa análise diminui os riscos de insucesso das ações organizacionais, evidenciando fatores importantes.

Forças do Hotel Boa Vida:

O Hotel Boa Vida é o maior da região com infraestrutura de lazer e esporte, inúmeras possibilidades de lazer infantil, estrutura para atender o chamado Turismo de negócios, através do centro de convenções com capacidade de 400 pessoas.

Fraquezas do Hotel Boa Vida:

Mesmo com toda essa estrutura não tem obtido sucesso. O número de clientes que se hospedam no hotel tem reduzido e o espaço de convenções não tem sido reservado para eventos de negócios. Hotel não presta um serviço de qualidade, problemas na comunicação, problemas de marketing, atendimento de má qualidade, também não está atendendo ao código de defesa do consumidor. Não oferece um ambiente agradável e receptível. Está noticia veiculado na mídia comprometeu a imagem do hotel.

Passo 2

Tecnologia de Gestão

Benefícios

  • Correio Eletrônico:

  • Técnicas de iniciativa/Pró atividade
  • O uso da internet no setor de hotelaria para oferecer comodidade, facilitando e agilizando os serviços oferecidos pelo Hotel e trabalhando uma promoção para atrair novos e resgatar clientes.
  • Motivar produtividade, criar um ambiente agradável e bom atendimento.
  • Benchmarking:

Ferramenta, na busca por competitividade por diferenciação em mercados; Permitindo identificar fraquezas e ameaças e traçar ações que vizem neutralizar a negatividade.

  • Manter um enfoque continuo no ambiente (interno e externo)
  • Garantir competitividade e buscar diferencial;
  • Maximização da eficiência no ambiente empresarial;

Assim promove a aprendizagem continua, trazendo novos conhecimentos para empresa. As pessoas envolvidas ficam aptas a novas mudanças e prosperando melhores resultados.

Os resultados da pesquisa de clima organizacional do Hotel Boa Vida demonstram que o capital intelectual não tem sido valorizado. Abaixo veremos um projeto que visa valorizar o capital intelectual, denominado “Boa vida”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (91.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com