TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOTEL BOA VIDA: EM BUSCA DA EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  10/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.634 Palavras (7 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

“HOTEL BOA VIDA: EM BUSCA DA EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL”

Piracicaba - SP

26 de Maio de 2015

[pic 2]

        

Piracicaba – SP

26 de Maio de 2014

Sumário

1 – Introdução        

2– Análise SWOT do Hotel Boa Vida;        

2.1 Strengths (Forças)        

2.2 Weaknesses (Fraquezas)        

2.3 Opportunities (Oportunidades)        

2.4 Threats (Ameaças)        

3- Sugestão de Tecnologia de Gestão e seus Benefícios;        

4-Boa Vida Empowerment        

5-Conclusão        

Referências        


1 – Introdução

   O presente trabalho tem como finalidade de propor ao Hotel Boa Vida uma reestruturação para a adoção de novas tecnologias na gestão. Iremos analisar os serviços de hotelaria com base em estratégias desenvolvidas para garantir a fidelidade do cliente.

   Hoje o consumidor tem liberdade de escolha, assim se tornando cada vez mais exigente e fazendo com que a qualidade do serviço prestado seja cada vez maior. Assim sendo, o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo, e aquelas empresas que foram se desenvolvendo e inovando os procedimentos operacionais e se adaptando as novas tendências do mercado em busca de satisfação ao seu cliente, estão conseguindo se sustentar nesse mercado tão competitivo.

   Para que José Antônio da Silva consiga estruturar o hotel que conta com a maior capacidade de hospedagem e infraestrutura de lazer e esporte e com um centro de convenções para atender o turismo de negócio, ele terá que diagnosticar o ambiente interno e externo apresentando suas forças e fraquezas. E sugerir uma tecnologia de gestão organizacional para serem adotadas e apresentar para os diretores seus benefícios.

2– Análise SWOT do Hotel Boa Vida;

  2.1 Strengths (Forças)

  • O maior hotel da região com capacidade para 450 pessoas;
  •  Infraestrutura de lazer e esporte;
  • Conta com um complexo aquático e inúmeras possibilidade de lazer infantil;
  • Centro de convenções para atender 400 pessoas;

  2.2 Weaknesses (Fraquezas)

  • O número de clientes que se hospedam tem reduzido drasticamente;
  • Há meses o centro de convenções não tem sido reservado para eventos de negócios;
  • Exposição negativa na mídia devido à qualidade do serviço prestado;
  •  Falta de ética ao código de defesa do consumidor;

  2.3 Opportunities (Oportunidades)

  • Usar novas tecnologias para atrair clientes, como: divulgação na internet, e-mail, redes sociais e etc;
  • Promoções no pacote de hospedagem;
  • Cortesia para crianças até 12 anos, assim atrairemos mais famílias;
  •  Investir em novas tecnologias e melhorias para atender os eventos de negócios, como internet, wi-fi, Data Show, Coffe Breack, etc;
  • Contratação de novos colaboradores para atender a demanda;
  • Cursos gratuitos para os colaboradores se sentirem preparados para o mercado;

  2.4 Threats (Ameaças)

  • Escassez de mão de obra;
  • Concorrência;
  • Preços;

3- Sugestão de Tecnologia de Gestão e seus Benefícios;

Tecnologia de Gestão

Benefícios

Benchmarking

Consiste em acompanhar processos de organizações concorrentes ou não, que sejam reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas. Sendo um processo de pesquisa, contínuo e sistemático, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho, com o propósito de melhoramento organizacional, procurando a superioridade competitiva. O benchmarking consiste na procura de melhores práticas de administração, como forma de ganhar vantagens competitivas. Faz uso de pontos de referências que funcionam em vez de criar algo novo.

Administração Participativa

Com a administração participativa envolvendo a participação dos funcionários no processo decisório como negociação de metas, trabalho em grupos, controle exercido através de liderança, comunicação bilateral, participação nos resultados. Através dela, o subordinado compartilha um significativo grau de poder na tomada de decisões com seus superiores. O resultado é a obtenção de melhores decisões.

ROI - Return on Investment

Controle utilizado para medir o sucesso absoluto ou relativo da empresa, verificando onde o capital está sendo empregado na empresa com maior eficiência, além de poder fazer uma aplicação balanceada do capital para alcançar um lucro global maior.

Learning Organization (Organização em constante aprendizagem)

As empresas aprendem à medida que os seus trabalhadores vão ganhando novos conhecimentos. O conceito é baseado na ideia de Argyris, chamada Double-loop learning (quando os erros são corrigidos por meio da alteração das normas empresariais que o causaram). Em 1990, Peter Senge popularizou o conceito do best-seller The Fifht Discipline - The Art and Pratice of a Learning Organization.

Tecnologia da Informação (TI)

A Tecnologia da Informação na Indústria Hoteleira gera grande vantagem competitiva, quando utilizada como ferramenta da Gestão Estratégica, favorecendo a integração com os clientes, fornecedores e prestadores de serviços, fornecendo ainda meios precisos para o planejamento e execução das atividades.

Visão Sistêmica

A empresa é um sistema, pressupondo o conhecimento das inter-relações de seus diversos componentes. O desempenho de cada componente do sistema deve ser considerado por sua contribuição ao objetivo do sistema. Os objetivos propostos só podem ser atingidos eficientemente quando os membros da organização agem de forma eficiente. O trabalhador tem consciência de que se a empresa alcançar lucros maiores, ele terá benefícios diretos (melhorando seu nível de vida) e indiretos (participando dos resultados).

Outsourcing

O outsourcing está intimamente relacionado com a subcontratação de serviços e na grande maioria dos casos, é capaz de tornar uma empresa mais rentável, porque a contratação de empresas externas especializadas pode representar uma grande vantagem para a empresa contratadora. O outsourcing confere uma maior visibilidade dos custos e coloca mais recursos humanos e tecnologia ao dispor da empresa.

Empowerment

O aumento da motivação e da satisfação dos funcionários, aumentando assim a taxa de retenção dos talentos da empresa, o compartilhamento das responsabilidades e tarefas, maior agilidade e flexibilidade no processo de tomada de decisão, etc. Além, claro, de estimular o aparecimento de novos líderes dentro das empresas. O Empowerment possui 4 bases principais: Poder, Motivação, Desenvolvimento e Liderança.

Balanced Scorecard

 Alcançar o alinhamento do planejamento estratégico da empresa com atividades operacionais que ela exerce, traduzindo a missão e a estratégica em objetivos e medidas, organizados através de indicadores que irão informar os funcionários sobre os vetores atuais e futuros.

Coaching

Produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada. Coaching significa tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória.

O processo de Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva.

Mentoring

O mentoring utiliza o potencial que existe dentro da empresa, como a sabedoria de funcionários mais experientes, impulsionando a inovação e a criatividade da empresa, e consequentemente tornando-a mais competitiva.

O benefício do mentoring não é exclusivo para o aprendiz. O mentor recebe grande motivação, sentindo que está contribuindo para o crescimento profissional e pessoal de um colega, e ao mesmo tempo está equipando a empresa para um futuro promissor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (234.1 Kb)   docx (810.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com