TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Organizacional, Sistemas e Métodos Estrutura Organizacional

Por:   •  27/1/2023  •  Dissertação  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Análise organizacional, sistemas e métodos

Aluna:; Matrícula:

Estrutura Organizacional

Dentro de uma organização não é eficaz e nem eficiente se todos fizerem um pouco de cada coisa, é até difícil encontrar organizações que funcionem e operem assim nos dias de hoje. O que evita esse caos é a estrutura organizacional.

A estrutura organizacional é basicamente o desenho de cargos, funções e departamentos, além das relações entre líderes e liderados, é a forma como os funcionários são organizados dentro da empresa. Isso é importante para indicar qual deve ser o fluxo dos processos na empresa, fazendo com que recursos valiosos como o tempo sejam melhor aplicados, gerando menos desperdício. É fato que quando as pessoas conhecem melhor a dinâmica interna, com quem interagir e a quem responder, os indivíduos e equipes tendem a produzir melhor também, ou seja, a otimização do tempo está diretamente ligada com a produtividade.

A falta de organização e clareza quanto a cargos, responsabilidades e etc., gera problemas comuns como falha na comunicação, desperdício de tempo com atividades que não favorecem a conquista de metas, erros e retrabalho. Por isso que é importante para a construção da estrutura organizacional, que todos os indivíduos estejam alinhados com os objetivos da empresa.

Uma boa estrutura organizacional proporciona aos funcionários uma rápida visão geral da empresa como um todo e mostra a eles onde suas funções se encaixam na companhia; explica os relacionamentos hierárquicos; melhora a comunicação; auxilia a gerência conforme dimensionam a empresa e administram seu crescimento; e mostra as relações entre as diferentes áreas da empresa. Com essas vantagens fica fácil ter uma visão mais ampla sobre como os recursos estão distribuídos pelas áreas e como a empresa caminha para atingir objetivos estratégicos.

Teixeira (1998) descreve a estrutura organizacional como a reguladora do modo de funcionamento das organizações, articulando as diversas funções. Também é elaborada de acordo com os objetivos e requer agrupamento de funções, ou seja, a departamentalização, contribuindo para um melhor aproveitamento de recursos e tornando mais simples o trabalho do gestor, aumentando a eficácia e eficiência.

Existem também algumas ferramentas que auxiliam nesse processo de estruturação, o organograma é uma delas. Ele é a representação visual dessa estrutura organizacional, o desenho da estrutura em forma de diagrama. Para representá-lo graficamente é possível utilizar uma representação horizontal, que parte da direita pra esquerda onde os níveis mais elevados se encontram à esquerda; nessa representação horizontal, as pessoas são agrupadas com base em conhecimentos similares, e a comunicação entre membros de um mesmo setor tende a ser mais fluída; ou a representação vertical, e a mais utilizada, em que a representação dos níveis mais elevados se encontra em cima e os demais abaixo; Por ser mais rígida, a comunicação pode ser um pouco mais lenta. Esses dois tipos de organogramas fazem parte do modelo de estrutura linear.

Sobre a estrutura organizacional das empresas, é possível enxergar dois tipos diferentes, a estrutura formal e a informal. A formal é a estrutura que segue o organograma desenhado da empresa, é como a estrutura foi planejada com base em análises da hierarquia, necessidades e as normas de conduta. Já a informal é a estrutura que surge espontaneamente a partir do convívio entre os trabalhadores que compõem os quadros da empresa, levando em conta os costumes das pessoas envolvidas. Essas duas formas coexistem e fazem parte da realidade de qualquer empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (199.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com