TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise as interações sociais cooperação

Por:   •  9/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

POLÍTICAS PÚBLICAS

PROFª. SORAIA MARCELINO VIEIRA

CARLOS EDUARDO DE QUEIROZ

ATIVIDADE I

Analise as interações sociais cooperação, competição, consenso e coerção e conflito, apresentando situações reais onde cada uma pode ocorrer e destacando as correlações de força dos atores envolvidos.

         Em uma sociedade onde diferentes tipos de pessoas convivem, com desejos, objetivos, habilidades e qualidades diversas a cooperação é muito importante para as realizações de atividades comuns do dia-a-dia como para atividades mais complexas. Uma cooperativa de produtos orgânicos, pode se beneficiar com as experiências diferentes de cada agricultou para um maior lucro para o todo. A competição é uma forma de interação social muito importante principalmente para a economia. Quanto maior a competição entre os comerciantes, maior a qualidade dos produtos ofertados, com isso é possível entrar em mercados onde a exigência com qualidade seja maior. O conflito em uma sociedade gera muitos benefícios desde que com limites administráveis e não deixando se transformar em confronto. Para chegar um em equilíbrio é preciso evitar a coerção, com menos força e mais política é possível chegar a um consenso com todas as partes do conflito.

O que são políticas públicas e como se pode analisá-las?

Políticas públicas são ações tomas por um grupo previamente selecionado, em geral são constituídos por representantes eleitos do povo, em alguns casos também participam desses grupos, representantes da sociedade que em geral são lideres de um grupo que defendem uma idéia, uma religião, uma região etc. com o amadurecer das discussões, as sugestões vão se alinhado e formando acordos entre os participantes. As tomadas de decisões que, por conseguinte afetaram a sociedade são balizadas nas alternativas geradas nestas


 discussões. A análise política pode-se efetuada por diversos meio, uma analise ampla feita pelo poder público e seus agentes, uma analise mais detalhada feita para atender diversos grupos da sociedade e alcançar seus objetivos e uma analise onde se faz um estudo macro político e um método incrementalista, onde se escuta as sugestões de lideres da sociedade. Uma política publica feita através dos inputs, outputs sociais e os withinputs se tornam uma política publica mais completa.

Quais os principais atores envolvidos em uma política pública? Discorra sobre os diferentes atores e seu papel no processo de políticas públicas.

Os atores políticos são muitos dentro da sociedade e exerce diversas funções na política publica. Os atores públicos são todos os atores que possuem funções publicas, seja de forma eletiva através de mandatos políticos e ou efetiva por meio de concurso ou contrato com as instituições publicas. Dentre esses atores podemos destacar a importância dos atores burocratas, são aqueles atores que possuem postos de trabalho que requer um conhecimento especializado e possuem grande contato com a população, devido à característica de seus cargos. Esses atores têm um grande poder de influenciar na tomada de decisão, visto a facilidade de convívio entre os políticos e o publico (população).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com