TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Empresa CCC sob a Ótica da Gestão de Projetos

Por:   •  21/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão de Projetos - EAD

Módulo: 6

Aluno: -

Turma: GPROEAD T0011 1118

Tarefa: Análise da empresa CCC sob a ótica da gestão de projetos

Características do projeto 

        De acordo com o PMBOK 5ª edição “é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”, a partir do ponto que você quer criar algo, existem passos a serem dados em direção a esse objetivo.

       O evento musical que vai ser promovido pela empresa CCC é um projeto com o intuito de divulgar a sua marca. Existe o projeto principal que é a divulgação da marca, administrado pela empresa CCC, dentro desse projeto existe outro projeto que é criação do evento musical, administrada pela empresa DT Produções, para divulgar a marca da empresa CCC. As características que o definem como um projeto são os prazos de início e fim, mas apenas para o evento. Já que o projeto principal que é divulgar a marca pode continuar por mais tempo. Com relação ao evento musical, todo o planejamento já estava estabelecido, começando pelo orçamento, locação, divulgação, contratação dos shows e parcerias.

Entregas do projeto segundo as fases de iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento

        1 – Iniciação

        Essa fase é utilizada para formalizar o inicio do projeto ou de uma nova fase de um projeto existente. Nesse processo, a definição do escopo e a liberação dos recursos financeiros iniciais para se começar o projeto são realizadas.

        A empresa CCC montou uma estratégia em cima do marketing cultural, que é a forma mais abrangente para se destacar. Com a aquisição da empresa DT Produções para fazer o gerenciamento do projeto, todas as partes envolvidas como; bandas, produção, marketing, imprensa, manutenção, segurança e limpeza ficaram sobre sua responsabilidade.

        2 – Planejamento

        É uma etapa que deve ser realizada de forma continua e progressiva. Durante a execução das atividades, mais informações serão coletadas e assim será possível refinar como será a execução das etapas adianta, principalmente nos quesitos prazo, custo e qualidade.

        É a etapa mais importante no gerenciamento de projeto, todas as informações possíveis devem ser informadas no escopo do projeto. Tais como: horário e local do evento, valores dos ingressos, empresas apoiadoras, segurança, limpeza, ordem das apresentações, etc. Tudo registrado formalmente junto com todos stakeholders.

        3 – Execução

        É a fase que ocorre toda a execução e atingimento dos objetivos propostos pelo projeto. Todo o trabalho que foi definido no plano de gerenciamento do projeto é executado nessa fase. É a materialização de todo o empreendimento, essa fase é fundamental para avaliação do projeto, atualizar o planejamento, rever os riscos e se necessário, mudar alguns planos do gerenciamento.

        A fase de execução acontece quando o evento musical der início, fazendo com que todas as atividades previstas no planejamento aconteçam de acordo com o cronograma. Tendo seu fim programado para quando deixarem o local do evento.

        4 – Controle

        Fase em que se é realizado o acompanhamento, a revisão e o controle do progresso e desempenho do projeto. Todas as areas afetadas devem ser identificadas, avaliando a necessidade de mudanças. Caso sejam necessárias, as mudanças devem ser realizadas o mais rápido possível, evitando que todo o projeto seja prejudicado.

         O gerente de projeto da DT Produções pode fazer reuniões para monitoramento das atividades e controle, sendo feita em cima de um cronograma.

        5 – Encerramento

        Essa fase acontece com a finalização do evento, os responsáveis devem formalizar o final do projeto ou de uma fase e registrar as lições aprendidas para uso futuro. A formalização do encerramento de um empreendimento, ocorre devido a criação de uma serie de documentos. É necessário à aceitação dos clientes, além de uma revisão no final do projeto.

        Com isso a DT Produções deve criar essa documentação para apresentar para a empresa CCC. Para que os responsáveis possam avaliar e aprovar a documentação. Além desse processo, as empresas CCC e DT Produções devem fazer um documento de “lições aprendidas”, que depois poderá ser usado para melhorar os próximos eventos da organização.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

        A empresa CCC pode ser descrita como uma organização funcional.

        De acordo com o SITE CAMPUS (2015), as organizações funcionais são as mais comuns, tradicionais e antigas organizações do mundo corporativo. As empresas baseadas nesta estrutura organizacional são centradas e organizadas em departamentos, que por sua vez são especializadas e responsáveis por suas funções dentro da organização e por isso recebem o nome de funcional.

        A empresa DT Produções já pode ser descrita como uma empresa projetizada.

        Conforme JRMCOACHING (2018), esse sistema tem como foco a realização dos projetos da empresa. Neste sistema o gerente de projetos coordena todas as atividades referents à realização dos mesmo, sendo líder da equipe, o responsável por colocar em pratica todos os planejamentos por meio da projetização dos mesmos.

Referências bibliográficas

JUNIOR, Carlos. Conheça as 5 fases de um modelo de projeto. 2017. Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2019.

CAMARGO, Robson. Fases de um projeto: saiba tudo sobre as etapas imprescindíveis. 2018. Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2019.

VARGAS, Ricardo. Conflitos e as Fases do Projeto. 2010. Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2019.

TAGLIACOLLI, Hugo. Estruturas Organizacionais Estrutura Funcional. 2015. Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2019.

MARQUES, José Roberto. Estrutura Projetizada – Conheça as Vantagens e Desvantagens!. 2017. Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (219.1 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com