TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO DA EMPRESA HORUS COM AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  7/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

RELAÇÃO DA EMPRESA HORUS COM AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Bruna Caroline Campos Batista (Universidade F. de Rondônia)

1 INTRODUÇÃO

A Hórus é uma empresa que possui esse nome de origem grega, que representa força, coragem, olhar aberto e justiceiro. Foi criada no Brasil, no ano de 2015, tendo como foco principal a indústria de construção civil.

É uma empresa de crescimento moderado e com grandes negociações no âmbito de obras públicas, priorizando sempre a qualificação e formação de seus funcionários empregados, buscando as melhores técnicas disponíveis no mercado e as melhores matérias primas, é uma empresa nova no mercado que ao longo de sua história vem demonstrando competitividade e eficiência no mercado, sem deixar de lado seus principais valores, ética, eficiência, qualidade na prestação de serviço e respeito pelo meio ambiente.

 A Hórus é uma empresa com departamentalização bem definida em dep. Administrativo e financeiro é responsável pelos orçamentos, demissão e admissão de funcionários e contabilidade; dep. Aprovisionamento responsável pelo controle de compras e gestão de subcontratos; dep. produção lida com a direção e gestão de obras e o dep. de qualidade que faz o controle de qualidade de toda a empresa.  

2 METODOLOGIA

Para elaboração deste trabalho técnico, foram utilizados o meio de pesquisa bibliográfica básica através de material publicado em artigos, periódicos nas plataformas de pesquisa Google Acadêmico, Portal de periódicos Capes e repositório de universidades. Segundo Silva & Menezes (2005, 4ed, p.20) a “pesquisa básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista.” Trata-se de uma pesquisa com métodos qualitativo e descritivo.  

A definição deste trabalho técnico quanto aos objetivos é descritiva, pois busca principalmente descrever, analisar as relações entre as principais teorias da administração- empresa citada e quanto à abordagem feita, a mesma é caracterizada de espécie qualitativa considerando que deve haver análise das teorias e associação as características da empresa o que não pode ser traduzido em números e objetiva descrever essa relação através de coleta de dados.  

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Levando em consideração a análise realizada que tinha por objetivo associar as principais características das teorias da administração com as características da Hórus, foi constatado que o funcionamento dessa empresa se assimila com ao menos três das teorias, são: Teoria da Burocracia, Teoria das Relações Humanas e Teoria da Contingência.

Teoria da burocracia foi criada por Max Weber e popularizada por volta do ano de 1940. Para Júnior (2015, p.04) “A teoria burocrática de Max Weber é uma espécie de organização humana baseada na racionalidade.” Pode-se relatar que as características em comum entre essa teoria e a Hórus são a divisão do trabalho, imposição de regras gerais, hierarquia administrativa; conjunto de normas e regulamentos estabelecidos e aceitos como legítimos; os funcionários subordinados aceitam ordens de seus superiores aceitando a ideia de que as ordem estão amparadas por normas.

Teoria das Relações Humanas criada no Estados Unidos por volta do ano 1930. É uma teoria muito importante para todas as empresas seja ela de pequeno, médio ou grande porte, e que nesse caso também se aplica, pois é a teoria que visa não apenas o lucro mas também o bem estar de seus colaboradores, estreitando a relação entre funcionário-empresa, fazendo que o empregado se sinta mais animado e confortável em seu ambiente de trabalho, nessa teoria presa-se por ambientes climatizados, bem iluminado e aconchegante visando o aumento da produção e valorização do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com