TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da importância do recrutamento e seleção de pessoas na organização

Trabalho acadêmico: Análise da importância do recrutamento e seleção de pessoas na organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Paulista

Curso de Gestão de Recursos Humanos

EM BUSCA DO PROFISSIONAL IDEAL

Santarém – PA

2012

ELOANE OLIVEIRA

JOELMA OLIVEIRA

JOCILDA TORRES

EM BUSCA DO PROFISSIONAL IDEAL

Projetos de pesquisa apresentado à disciplina de Treinamento e Desenvolvimento, do Curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Paulista.

Orientador Prof. Rogério Gonçalves

Santarém – PA

2012

1 JUSTIFICATIVA

As empresas estão sendo cobradas cada vez mais, por melhores resultados, por esse motivo as organizações mudaram muito a sua forma de recrutar e selecionar pessoas, utilizando estratégias modernas, visando identificar a pessoa certa para o cargo ou função disponível na empresa.

Diferente do que acontecia no passado, quando as contratações eram realizadas observando somente a experiência profissional, hoje as organizações se preocupam em encontrar um profissional que tenha qualificação profissional sobre um determinado assunto o que o torna capacitado para realizar de maneira correta e satisfatória o seu trabalho.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL:

• Analisar e mostrar a importância do recrutamento e seleção de pessoas na organização.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Identificar quais as diferenças encontradas atualmente em relação aos processos antigos;

• Distinguir os tipos de recrutamento, suas vantagens e desvantagens ;

• Demonstrar a importância da seleção por competência.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Chiavenato (2004) recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

O processo de recrutamento é de suma importância para o sucesso das empresas, pois é através dele que as organizações conseguem identificar talentos que fazem o diferencial neste mercado competitivo. O desafio atual é a capacitação de pessoas para preencher vagas, sendo que a ausência de critérios e instrumentos a seleção podem acarretar problemas sérios, perdas financeiras e afastamento de clientes.

Chiavenato (2004) também diz que a seleção de recursos humanos pode ser definida como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal.

Diversas organizações não dedicam à atenção necessária ao processo de recrutamento e à seleção, por isso acabam passando por problemas significantes quando necessitam de mão-de-obra ou na alocação de talentos.

O processo de recrutamento, nesse sentido, visa suprir a organização de recursos humanos necessários que sua postura frente ao mercado seja a mais estratégica e competitiva possível.

O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos das organizações. Consiste também na pesquisa e intervenção sobre as fontes capazes de fornecer à organização um número suficiente de pessoas necessárias à consecução dos seus objetivos imediatos de atrair candidatos, dentre os quais serão selecionados os futuros participantes da organização (CHIAVENATO, 2006,p.166).

Não basta à empresa se contentar somente com recursos disponíveis é preciso que ela procure diversas fontes, as pessoas que atendam as suas necessidades e que colaborem na realização de seus objetivos.

Para Marras (2000), agregar pessoas é também atividade fundamental da estratégia de toda organização que procura aplicar o recrutamento e a seleção como parte de um mesmo processo: a provisão de recursos humanos.

Nesse sentido, pode-se afirmar que o objetivo primordial do processo de recrutar e selecionar pessoas nas organizações é agregar talentos à empresa para que sua produção e sua produtividade sejam maximizadas como base criativa, inovadora e adequada as novas exigências do mercado.

4 METODOLOGIA

Este projeto de pesquisa visa analisar e mostrar a importância do recrutamento e seleção de pessoas na organização, a fim de identificar talentos com potencial capaz de ocupar cargos dentro da organização.

A metodologia aplicada será a pesquisa bibliográfica-campo, com caráter qualitativo.

A pesquisa será realizada com universo de um gestor. A empresa a ser pesquisada será o Grupo Mônaco, que está localizada em sede própria na Rodovia Fernando Guilhon, s/n – bairro santarenzinho, Santarém – Pará.

Para a realização da coleta de dados será utilizado o instrumento metodológico, um roteiro de entrevista com 10 (dez) perguntas abertas.

Os aspectos éticos serão levados em consideração com o anonimato dos envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com