TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO DE PESSOAS

Artigos Científicos: RECRUTAMENTO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 7

Valparaíso de Goiás, 23 de Setembro de 2014.

Introdução

O objetivo deste trabalho é mostrar como se realiza a seleção, a orientação e a avaliação de desempenho humano na empresa Telemont Engenharia de Telecomunicações.

Iremos abordar ainda qual a missão, os valores, e a visão desta empresa, e propor medidas para melhorar a eficiência e a eficácia da organização escolhida.

Desenvolvimento

Em função da evolução do mercado, a área de Recursos Humanos recebe forte pressão no sentido de melhorar o desempenho e os resultados tanto na sua área quanto na empresa como um todo. Nessa concepção, os Recursos Humanos serão eficientes e eficazes nas organizações de sucesso, por isso, a escolha dos Recursos Humanos tem ocupado uma função de destaque nas empresas máquinas, equipamentos e tecnologia têm, certamente, grande importância no sucesso das empresas, no entanto, são as pessoas que os conduzem e que produzem e sem um funcionamento correto de todo o sistema a sobrevivência da organização pode ser comprometida. A ação do ARH não se limita mais, exclusivamente a uma área, mas abrange todas as dimensões do negócio é um fator determinante na obtenção da excelência da organização eficiência aliada à eficácia. As decisões de ARH ajudam uma empresa a gerenciar seus empregados com eficácia. Como são esses empregados que tomam as decisões sobre os demais recursos, fica claro que a eficácia em ARH é um importante determinante da eficácia organizacional.

Com este pressuposto foram analisados as medidas adotadas na empresa Telemont e assim desenvolvemos este trabalho.

A Telemont Engenharia de Telecomunicações S/A, é uma empresa de grande porte, com o CNPJ 18725804/0009-70, sua matriz está situada no estado de Belo Horizonte, hoje conta com o apoio de quase 28 mil colaboradores. Trate-se de uma empresa prestadora de serviços, estruturada originalmente para o desenvolvimento de atividades associadas a redes de telefonia. Avançando sobre áreas de alta tecnologia, a empresa tem como negócio principal desenvolver desde a implantação de infra-estrutura, até sistemas de transmissão óptica e digital, oferecendo serviços de qualidade ao exigente mercado de telecomunicações.

A missão da Telemont é criar e inovar soluções integradas em serviços de comunicação de voz, dados, transporte de multimídia e tecnologia da informação, complementando e inovando os serviços baseada na experiência de quem já possui 39 anos de mercado e que atua em mais de 15 estados do país.

Apesar de toda essa amplitude territorial e com o apoio de tantos colaboradores, a empresa tem seus princípios e valores únicos que norteiam todos os seus colaboradores no dia a dia, tais como segurança no trabalho, cliente permanentemente satisfeitos, uma busca contínua do melhor resultado de forma sustentável, ser um time com elevado índice de desempenho, respeito, simplicidade e excelência em gente.

E por fim, tem como visão ser uma empresa internacional e líder no mercado nacional de integração de tecnologia da informação e na prestação de serviços de comunicação de voz, dados e transporte de multimídia.

A empresa adota um novo posicionamento na área de Gente, que está transformando os Recursos Humanos e proporcionando a evolução profissional dos colaboradores. Sete são os princípios que regem o novo modelo competitividade, perpetuidade, conectividade, disponibilidade, cidadania, parceria e sustentabilidade, além das competências básicas dos indivíduos, cada vez mais requisitadas pelas organizações, inclusive na Telemont. A empresa privilegia atitudes e habilidades técnicas e comportamentais alinhadas às estratégias da empresa, e tem vinculado a educação aos desenvolvimentos de talentos.

O recrutamento é feito através do site da empresa o site oficial da Telemont, onde são colocadas todas as vagas disponíveis, no site o candidato pode fazer o cadastro na vaga específica em que tiver interesse, essas vagas são atualizadas diariamente. Esse site é vinculado com outro site, que é mais conhecido por quem procura uma vaga pela internet e este também visualiza as vagas em aberto da empresa, ficando mais fácil o acesso pra quem está em busca de uma nova oportunidade e não conhece a empresa. A empresa também pratica o recrutamento interno, ou seja, divulgamos as vagas disponíveis para os todos os colaboradores, por meio de cartazes e também pelo sistema interno da empresa, assim os colaboradores tem a oportunidade de participar do processo seletivo, ou indicar alguém para a vaga. Esse último tipo de recrutamento acontece bastante na empresa no processo seletivo para Jovem Aprendiz, pois divulgamos as vagas por meio de cartazes e os colaboradores tem a oportunidade de chamar um filho, um sobrinho, ou algum conhecido para participar da seleção.

A Telemont também é a favor da inclusão social, e por isso sempre está em busca de novos talentos, em todos os processos de recrutamento e seleção existe primeiramente uma descrição do cargo a ser exercido, e no caso da pessoa com deficiência acontece da mesma forma, a diferença é que nesse caso é necessária uma avaliação da deficiência para analisar se o candidato esta possibilitado para exercer o cargo em suas condições físicas e psicológicas, isso acontece para que o novo colaborador possa desenvolver suas atividades de forma satisfatória e exista uma satisfação em ambas as parte.

A seleção é feita através do método mais tradicional, o currículo, e através da entrevista com o candidato, a empresa acredita ainda que esse método seja o mais indicado por se tratar de uma empresa prestadora de serviços, onde os colaboradores têm diariamente um contato direto com o cliente, por isso acreditamos que o contato formal com o candidato é de extrema importância, assim analisamos suas experiências e ao final aplica-se uma prova relativamente ligada á vaga, assim é verificado a qualidade técnica do entrevistado, a fim de selecionar o mais preparado para o cargo.

A avaliação de desempenho é feita trimestralmente, onde o NDP- Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas fornece uma ficha que contém vários itens referentes á atuação do colaborador, assim o supervisor imediato avalia e entrega novamente ao NDP, que faz uma analise geral verificando se é preciso tomar alguma providência. Essa avaliação é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com