TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento De Pessoas

Trabalho Escolar: Recrutamento De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  2.362 Palavras (10 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 10

O RECRUTAMENTO E A SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS E TRAINEES- PRÁTICAS EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA- O CASE UNIBANCO

Resumo

Este artigo trata de uma análise acadêmica do recrutamento e da seleção de pessoas, com ênfase na seleção de estagiários e trainees, em uma instituição financeira. Ele contém a experiência prática de alunos da graduação em um processo de recrutamento e seleção de pessoas do lado de quem está recrutando e selecionando candidatos para uma vaga em aberto. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa das teorias existentes sobre o assunto, e fizemos análises e comparações da teoria com o que tivemos a oportunidade de verificar na prática. .

O trabalho é composto de uma base teórica para a realização do mesmo, de uma breve apresentação da empresa estudada e do desenvolvimento do trabalho em si, que é formado pelas informações obtidas em campo, com entrevistas com um profissional de RH da empresa, por um esquema do processo de recrutamento e seleção no banco, e por nossas conclusões finais.

A maneira que achamos para agregar mais valor ao trabalho em campo foi realizar uma entrevista com a gerente de Recrutamento e Seleção do Unibanco, além de consultas ao site da instituição, tanto no que diz respeito a este processo, quanto ao que diz respeito à instituição como um todo. Acreditamos que conhecendo um pouco da instituição, torna-se mais fácil perceber o que ela espera de seus funcionários, e também como as técnicas de Recrutamento e Seleção podem ser melhor utilizadas.

Dentre as técnicas utilizadas pela instituição no Recrutamento e na Seleção de pessoas, as que mais nos chamaram a atenção foram: o recrutamento on-line, as dinâmicas de grupo, os testes e as entrevistas. O recrutamento on-line é com certeza uma facilitação criada pela tecnologia, com a utilização mais abrangente da internet. Desta forma, fica mais ágil tanto para o candidato, quanto para a instituição, já que a triagem dos currículos é facilitada. O que nos chamou atenção no que diz respeito aos testes é o motivo de sua utilização. Pode ser que neste teste o candidato não entre em contato com o que ele realmente vai fazer dentro da empresa, já que estes testes têm como objetivo apenas igualar o nível de conhecimento entre os candidatos. O fato de a dinâmica de grupo ser realizada de forma diferente para cada nova vaga que se abre também é um fator importante, já que o perfil procurado muda de vaga para vaga. E, finalmente, as entrevistas representam o instrumento mais importante na seleção de pessoas. O candidato se encontra sozinho com o gerente, e as manipulações aqui se tornam muito mais difíceis. A entrevista é um meio tanto do gerente quanto do candidato de se conhecerem melhor, para ter uma idéia de como será o trabalho conjunto.

Introdução: bases teóricas da pesquisa

Algumas empresas diferenciam-se por acreditarem verdadeiramente na importância de seus funcionários para a organização, na importância de se encontrar os funcionários certos para cada função e de mantê-los agregando valor para a empresa e felizes em sua função.

O lado humano da empresa apresenta coerência em termos de política e práticas de recrutamento e seleção. As idéias divulgadas pela cúpula da empresa sobre a maneira de gestão e o modo de agir dentro da empresa são constantemente passados para os funcionários. Por isso é bastante valorizado que os funcionários compreendam e vivenciem verdadeiramente as práticas de gestão e se enquadrem no que é considerada a visão da empresa.

O alinhamento dos recursos humanos à estratégia da empresa é muito importante.

Do que foi dito anteriormente vem que boa parte da eficácia de um gerente depende da competência de sua equipe de trabalho (Chiavenato, 1999). Por isso o ato de escolher funcionários para realizar determinada função e ocupar determinado cargo é tão importante. Esta é a tarefa do Recrutamento e Seleção de pessoas em uma organização. Se a escolha de pessoas é realizada a contento, da melhor e mais eficiente forma possível, visando ao benefício da empresa, a empresa já tem uma grande chance de obter sucesso, com base nas pessoas que a compõem.

O Recrutamento e a Seleção de pessoas não é uma atividade que deve ficar restrita à área de Gestão de Pessoas. Quanto mais o gerente requisitante do novo funcionário participar do processo, maiores são as chances de sucesso e de integração do novo funcionário com sua nova função e com as políticas e normas da empresa. As características requeridas para o cargo e, portanto, as buscadas e analisadas no candidato devem ter objetivos claros e bem definidos (Chiavenato, 1999).

O processo de Recrutamento e Seleção no Unibanco é iniciado com o recrutamento. É nesta fase que a área de Gestão de Pessoas (GP) vai até o mercado anunciar sua vaga e chamar atenção dos candidatos potenciais para que esses se interessem pela vaga e pela empresa, e tenham vontade de trabalhar nela o suficiente para mandar seus currículos.

Quanto maior a diversidade de candidatos que puder ser levada a se inscrever nesta fase, melhor para a organização, que poderá fazer suas escolhas com um espaço amostral muito maior. O recrutamento pode ser interno ou externo, e cada um destes tipos tem suas vantagens e desvantagens para o processo em si e para a empresa. Cabe aos gestores, juntamente com a área de Gestão de Pessoas, analisar o que é melhor para a empresa, e decidir qual é o tipo mais efetivo e que será usado para escolher o candidato a ocupar determinada vaga. Cabe ressaltar aqui a importância que a internet tem assumido nos últimos tempos neste processo, até para a diversidade já citada acima. O recrutamento virtual de candidatos tem sido muito utilizado e defendido, já que é uma técnica com menor custo, e que possibilita maior facilidade e rapidez, tanto para o candidato como para a empresa que recruta.

Cabe ainda ressaltar a importância e a utilização da Gestão de Pessoas como uma área de staff, ou seja, uma área da empresa que está prestando serviços e auxiliando determinada área a conseguir contratar o melhor candidato possível para determinada vaga. Muitas vezes esta área nem faz parte da empresa, principalmente para a etapa de recrutamento de candidatos. Esta pode ser uma segunda empresa, contratada para realizar este trabalho.

Depois do recrutamento do pessoal vem a etapa da triagem dos currículos recrutados. Para esta etapa são utilizadas leituras dos currículos, fase em que já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com