TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento de pessoas

Por:   •  5/4/2015  •  Dissertação  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 2

Recrutamento, Fontes e meios de se recrutar pessoas.

O recrutamento de pessoal tem como finalidade identificar talentos com potencial para fazer a diferença no mercado.

O recrutamento ocorre quando há a necessidade de uma nova contratação na empresa, assim é direcionado para o setor responsável da empresa para realizar o processo de divulgação de vaga em aberto, e em seguida a contratação do novo colaborador.

 O processo de recrutamento de pessoal pode ser realizado pela própria empresa ou por uma empresa terceirizada especializada neste processo.

Existem algumas opções que podem ser usadas pelas empresas como fontes de profissionais que podem ser exploradas: Recrutamento Interno, Recrutamento Externo e Recrutamento Misto.

Recrutamento Interno: este tipo de recrutamento é baseado na divulgação de vagas e a procura de mão-de-obra dentro da própria empresa, aproveitando os funcionários dessa empresa e assim dando oportunidade para eles crescerem profissionalmente.

A Divulgação pode ser feita através de cartazes, em local de grande circulação de funcionários, como copa, refeitório, corredores, etc.

Este tipo de recrutamento tem uma vantagem, o baixo custo pois não é necessário a contratação de uma empresa especializada. E também a valorização dos funcionários da própria empresa. Os funcionários se sentem valorizados por ter a oportunidade de mudar de função e de setor.

Recrutamento Externo:  é feito pela divulgação de vagas em aberto de forma externa à empresa, ou seja, visa apenas pessoas de fora da empresa, desempregados, ou funcionários de outras empresas, não dando chance aos funcionários da própria empresa. Este método é o mais utilizado pelas empresas.

O recrutamento externo tem a vantagem por captar uma grande variedade de perfis profissionais existentes no mercado, e também uma quantidade maior de candidatos sendo recrutados. O recrutamento externo também tem a desvantagem de ter o custo muito alto.

Recrutamento Misto: este tipo de recrutamento é baseado nos dois tipos de recrutamentos exemplificados anteriormente: o Recrutamento Interno e Externo. A empresa contratante busca candidatos dentro e fora da empresa, diversificando as formas de divulgação de vagas.

As vantagens é que há um número maior de candidatos e assim os recrutadores tem mais opções para encontrar o perfil adequado para a vaga.

Existem vários meios de divulgação de vagas:

  • Instituições de Ensino (superior, técnico etc.);
  • Sites relacionados ao foco do processo seletivo;
  • Redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut, Linkedin etc)
  • Jornais impressos e mídias;
  • Instituições diversas (Sindicatos, Ongs, Associações, Igrejas, eventos, etc);
  • Anúncio (s) em empresas;
  • Agências de Emprego, Consultorias de RH;
  • Indicação feita por candidatos ou funcionários;
  • Indicação feita por empresas parceiras, fornecedores, clientes etc.;
  • E muito mais.

        Cada empresa realiza a divulgação de acordo com suas necessidades, buscando sempre o melhor perfil profissional que se encaixa na vaga disponível.

Bibliografia: Captação e Seleção de Talentos, PLT 440, Walnice Almeida, Ed. Atlas;

https://psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/recrutamento-de-pessoas.

http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/como-e-feito-o-recrutamento-de-pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com