TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das Características dos Trabalhadores Admitidos e Demitidos em Montes Claros

Por:   •  15/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 8

Análise das Características dos Trabalhadores Admitidos e Demitidos em

Montes Claros-MG durante o Atual Período de Crise Econômica

 

 

Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar as características dos trabalhadores admitidos e demitidos na cidade de Montes Claros-MG entre 2013 e 2016, dentro do contexto da crise econômica em curso no Brasil. A metodologia consistiu de uma pesquisa descritiva, com método de execução baseado na análise de dados de fonte secundária disponibilizados na internet pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Os Resultados obtidos demonstram a queda das contratações, o aumento dos desligamentos e a diminuição do valor dos salários. Mostram que os trabalhadores mais afetados são do sexo masculino, com idade entre 25 e 39 anos, com ensino médio completo, que trabalhavam em empresas do comércio que empregam até 20 trabalhadores. Conclui-se que o mercado de trabalho local foi afetado pela crise, mas numa intensidade menor do que o observado no todo do estado e que alguns perfis de trabalhadores foram mais afetados que outros.

 

Palavras-chave: Mercado de Trabalho; Crise Econômica; Montes Claros-MG.

 

Introdução

Nos últimos anos o Brasil vem passando por enorme turbulência econômica, política e social, evidenciada ao final de 2014 com a necessidade de adoção de medidas econômicas voltadas a tentar diminuir os gastos públicos e refrear o descontrole nos níveis de inflação e a acentuada queda no PIB. Uma das consequências de tal turbulência se observa no mercado de trabalho que foi atingido por uma significativa onda de desemprego. Compreendendo a importância de tal contexto para o Norte de Minas e em especial para Montes Claros, maior cidade da região, justificou-se a realização de uma pesquisa para conhecer como tal situação vem se processando no mercado de trabalho formal local.

Partindo do questionamento de quais seriam as características dos trabalhadores admitidos e demitidos na cidade de Montes Claros durante o atual período de crise econômica, definiu-se como objetivo geral da pesquisa identificar as características dos trabalhadores admitidos e demitidos na cidade de Montes Claros entre janeiro de 2013 e setembro de 2016. Os objetivos específicos buscavam identificar os montantes envolvidos, compara-los com os cenários regional e estadual e identificar as especificidades do fluxo de admissões e desligamentos segundo as características do trabalhador e do local de trabalho.

A revisão da literatura consistiu de resgatar a compreensão dos conceitos de trabalho, emprego, renda e mercado de trabalho, assim como contextualizar o atual cenário econômico nacional de queda do PIB para -3,8% em 2015, aumento da inflação para mais de 10% ao ano e do desemprego de mais de dez milhões de trabalhadores, usando dados do IBGE (2016), da Agência Brasil (2016) e do Banco Central do Brasil (2016). Para Borges e Tamayo (2001, p. 13) trabalho é o “meio da produção da vida de cada um, provendo a subsistência, criando sentidos existenciais e contribuindo na estruturação da personalidade e da identidade”. Cova (2009) entende que na sociedade moderna o conceito de emprego assume a troca entre o detentor do capital e o detentor da força de trabalho, estabelecendo um contrato entre as partes, angariando assim, para o trabalhador, a remuneração por sua força física e mental e, para o capitalista, a mais-valia. Aguero (1996, p. 32) conceitua renda como a “remuneração paga pelos fatores produtivos pela sua participação no processo produtivo”. Para Ramos (2007) quando se tem os dois agentes, empregado e empregador, interagindo, criando novas realidades e evoluindo, tem-se o mercado de trabalho, que pode ser formal ou informal, que, segundo Noronha (2003) se diferenciam pelo estabelecimento no mercado formal de relações contratuais entre trabalhadores e empregadores, regidas por legislações específicas de caráter institucional. Por fim, cabe registrar o que é citado por Pochmann (2009) de que o mercado de trabalho é muito sensível às oscilações da economia pois estas tendem a provocar rápidas mudanças no índice de desemprego e que a ocorrência de alterações negativas normalmente provoca o aumento da rotatividade da mão-de-obra, o rebaixamento da remuneração e das condições de trabalho.

 

Material e métodos

Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, uma vez que objetivou a caracterização de um fenômeno manifestado em uma determinada população, no caso, trabalhadores formais do município de Montes Claros, buscando entender a associação entre variáveis como admitidos e desligados, sexo, idade, escolaridade, faixa de remuneração, tamanho do estabelecimento e setor de atuação.

 

Apoio financeiro: FAPEMIG.

Para a sua execução, foram utilizados os dados de fonte secundária disponibilizados na internet pelo Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, através do banco de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, que contém os registros mensais das admissões e desligamentos ocorridos no emprego formal de todo o país.

O estudo compreendeu os dados relacionados ao mercado formal de trabalho do município de Montes Claros-MG, durante o período de janeiro de 2013 a setembro de 2016, período correspondente ao ano imediatamente anterior ao do inicio reconhecido da crise econômica até o último mês que conta com dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Assim, a unidade de observação, a fonte de informação a respeito das variáveis estudadas, foram os dados disponibilizados no CAGEG e a unidade de análise, ou seja, o elemento da realidade a respeito do qual as variáveis estudadas se referem, foram as informações sobre o fluxo de admissões e desligamentos no período estipulado.

 

Resultados e discussão

A análise dos dados permitiu constatar que de janeiro de 2013 a setembro de 2016, houve uma queda gradual tanto do número de admissões quanto do de desligamentos mensais e uma reversão do saldo positivo de admissões frente ao número de desligamentos. Em 2013, foram registradas no CAGED 37.382 mil admissões e 33.437 mil desligamentos, gerando um saldo positivo para as admissões de 11,8% frente ao número de desligamentos. Este saldo caiu para 5,3% em 2014, tornou-se negativo em 2015 com -7% e vem permanecendo negativo em 2016 com -5,5% até setembro, destacando-se uma queda 26,2% no número de admissões frente ao mesmo período de 2013, o que permite constatar o desaquecimento gradual, mais significativo, do mercado de trabalho local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com