TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A expedição sai de Monte Claro em direção a Canudos

Por:   •  5/1/2017  •  Bibliografia  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

        O autor, Euclides da Cunha, vai retratar com riquezas e em detalhes minuciosos uma segunda expedição contra Canudos, liderada pelo major Febrônio de Brito. As tropas com cerca de 500 homens saem em direção a Canudos, com o intuito de sufocar os rebeldes que instalara e se formaria com princípios contra o novo regime que acabara de ser instalada no Brasil, a República.

        A expedição sai de Monte Claro em direção a Canudos. Passando pelo Cambaio, um terreno como mostra o autor, muito acidentado, cheio de trilhas perigosas e montanhas. O que facilitou para na defesa dos jagunços, na qual se escondiam nas montanhas, centralizando fogo ao inimigo, este último reagira de forma desordenada e perdera muitas munições nesse episódio no Cambaio.

        A expedição não acabara na travessia do terreno acidentado, juntamente com os ataques dos jagunços. Houve um segundo combate, na qual as tropas do governo foram salteadas por todos os lados. Como Euclides relata, reeditou-se o episódio de Uauá, onde os jagunços soltaram suas armas imperfeitas e atacaram o inimigo com foices e facões, em que os últimos reagiram com suas armas de fogo. Mesmo em desvantagens contra as armas de fogo, os jagunços não voltaram em guarda, e houve muitas perdas em ambos os lados. Fazendo que os indivíduos da expedição recuassem para Monte Santo, sendo os jagunços vitoriosos.

        Uma terceira expedição foi enviada em direção a Canudos, foi liderada pelo coronel Moreira César, com cerca de 1300 homens. Vale ressaltar que, com a vitória sobre as tropas da segunda expedição, Canudos crescera muito rápido, vinham grupos de várias localidades de adentrar e demonstrar serviço a Canudos, o que levou a essa cidade de fortalecer contra o inimigo. Euclides da Cunha nos mostra como os jagunços estavam esperando a nova expedição: “Não faltavam braços; havia-os até de sobra” (p.194). Formaram trincheiras contra as arma de fogo, suas armas eram foices entortadas, compridas espadas, velhas espingardas e garruchas.

        Foi em Pitombas, onde houve o primeiro encontro da guerra. Essa expedição fora a primeira que conseguira sucesso em chegar a Canudos. Havendo muitos combates entre as tropas e os jagunços, o coronel Moreira César é morto em combate, na qual fora atingido por duas balas e gravemente ferido não resistiu, sendo substituído pelo coronel Tamarindo. Conseguindo repelir as tropas contra Canudos, deu-se a vitória, contra mais uma outra expedição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com