TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Mercado

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.612 Palavras (23 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 23

DESAFIOS DE APRENDIZAGEM SERVIÇO SOCIAL

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Análise de Mercado” 5° semestre – sob

a orientação da professora tutor à distância Helenrose A. da S. Pedroso

Coelho - Professor tutor presencial: Sandro Ilídio da Silva

Edson Perez

Análise de Mercado:

Introdução: A tecnologia está em constante desenvolvimento, trazendo inúmeros benefícios e comodidades que antigamente não existiam, uma delas é a Internet, que liga diversas partes do mundo em uma única rede fornecendo uma infinidade de informações. Através desse cenário foram desenvolvidas e utilizadas diversas outras ferramentas já existentes, dentre elas, o e-commerce ou comércio eletrônico. Trata-se de mais uma ferramenta utilizada por muitas empresas para divulgar e vender seus produtos dentro da extensa nuvem que é a Internet, realizando um novo tipo de comunicação e relacionamento com o cliente, conquistando-o através da comodidade em ter seu produto entregue com segurança e agilidade, agregando valor tanto à empresa quanto ao cliente, resultando no aumento do lucro da empresa e na imagem que a mesma ostenta. O e-commerce quando comparado a uma loja convencional, proporciona valores relativamente mais atraentes e produtos exclusivos, somando-se ao fato de que a Web atualmente possui um volume muito grande de pessoas conectadas, cuja tendênciaé somente aumentar e estes clientes estão sempre à busca de novidades. Ele proporciona diversas vantagens para uma empresa, uma vez que o cliente cada vez está mais exigente, buscando produtos de qualidade a preços baixos e comodidade para com as compras, o cliente não precisa ir até a loja para comprar, a loja vem até ele, não há vendedores

empurrando mercadorias, o cliente escolhe o que realmente o interessou, e o melhor de tudo, junto com a pronta entrega, trazendo conforto e segurança na hora de comprar aquilo que deseja. Este trabalho tem como objetivo analisar o e-commerce, suas vantagens, sua evolução e os principais tipos de marketing que podem ser utilizados como forma de aproximar e fixar a marca das empresas para com os clientes que estão situados na grande nuvem que é a Internet, apresentando seus aspectos mais importantes.

Para a realização deste trabalho foi desenvolvido pesquisas utilizando-se livros e web sites. Levando-se em conta a tecnologia hoje em dia, que facilita em diversas maneiras a vida das pessoas, empresas buscam atingir clientes através de diversas formas, sendo uma delas, a Internet que se utiliza do e-commerce para vender produtos, agregar valor à marca e satisfazer o cliente que a cada dia torna-se cada vez mais exigente.

É importante ressaltar que mesmo empresas que já possuem nome no mercado também devem investir bastante em marketing e publicidade, uma vez que a concorrência é muito grande e a empresa deve manter-se expondo sua empresa através das diversas mídias sociais ou meios que a Internet oferece como contato e relacionamento com os possíveis clientes potenciais.

Este trabalho visa elaborar um relatório de ação com técnicas e tecnologias contemporâneas adotadas por organizações de diversos ramos de atividades com objetivo de desenvolver uma visão panorâmica sobre suas aplicações nas oportunidades de mercado visando a geração de vantagem competitivas de negócios perante a realidade e a sistemática econômica brasileira; inerentes a negociações de serviços desenvolvidos em organizações públicas ou privadas e seu ambiente socioeconômico; focado ao aprimoramento de práticas acadêmicas, junto ao embasamento teórico e metodológico necessário à interpretação das questões socioeconômicas, através de um trabalho científico, desvendando as relações perante as possibilidades de ação contidas na atual realidade da conjuntura econômica e comercial contemporânea. Inclusive se presta a apresentar a evolução dos setores de serviço e comércio, direcionado a estudantes e leitores voltados a área de Gestão Comercial, onde temos a certeza de será de suma contribuição à ampliação dos assuntos desenvolvidos em sala de aula.

Palavra-chave: Comércio eletrônico, E-commerce, E-business, Tecnologia.

ANÁLISE DE MERCADO E CONCORRÊNCIA

Contextualização, comparações e definições sobre empresas concorrentes:

Com o intuito e a pretensão de facilitar futuras exposições de idéias, bem como a compreensão destas, é preciso, primeiramente, expor algumas definições de termos que serão utilizados, necessárias para facilitar a compreensão do estudo e esclarecer suas dúvidas; inclusive sobre a Internet: trata-se da rede mundial de comunicações, representada pela sigla www (world wide web), onde as organizações se contactam e se relacionam, bem como a utilização de um termo que se tornará familiar em nossas observações, o E-commerce.

Albertin (2001, p.40) conceitua: “O e-commerce é a realização de toda a cadeia de valores dos processos para um negócio em ambiente eletrônico, através da aplicação de tecnologias da comunicação e da informação, atendendo aos objetivos de negócios”.

Segundo Luppi (2009) O comércio eletrônico é formado por diversas modalidades, entre as mais comuns estão:

• Business to Business (B2B): são as transações comerciais diretas entre fornecedoras e empresas. Um exemplo é a venda material de escritório para empresas ou a compra de insumos para a produção de bens.

• Business-to-consumer ou business-to-customer (B2C): é o comércio entre o produtor de bens ou serviços e o consumidor final.

• Consumer to Consumer(C2C): é o tipo de comércio que envolve usuários de internet, normalmente intermediado por uma empresa terceira, como empresas de classificados online.

• Government to consumers (G2C): comércio entre governos e consumidores muito utilizado para pagamentos online de serviços públicos ou para pagamentos de tributos e contas.

• Government to Business(G2B): transações entre governos e empresas

Business-to-Business ou B2B (ou ainda, negócio a negócio): é a denominação do comércio estabelecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com