TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Psicologia Aplicada

Por:   •  2/6/2021  •  Resenha  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 3

Alunas:Beatriz Gonçalves Dantas e Gabrielle S. Lopes Valverde Turma:Psicologia Aplicada

CASO PARA ANÁLISE PSICOLOGIA APLICADA

Ana namorava Lucas há 3 anos e meio, mas a relação já não andava bem há pelo menos 4 meses.

As brigas se tornaram constantes, o carinho esfriou, o frio na barriga já não se fazia mais presente, e seus olhos não brilhavam como antigamente.

Em meio a tudo isso, Lucas resolveu dar um fim ao relacionamento. Mas o que Ana não esperava, é que ele tivesse essa reação durante uma discussão na frente de toda sua família, no dia da sua festa de aniversário.

Mesmo sentindo lá no fundo que não havia saída e que não o amava mais, Ana chorou. Gritou. O vazio era arrasador. Lucas não tinha apenas ido embora, mas levado uma parte de Ana consigo.

Duas semanas depois, em uma balada em Angra dos Reis, Ana e Lucas se esbarraram e trocaram olhares intensos por toda a noite.

Já era de se esperar, eles voltaram. E junto vieram todas as brigas e insatisfações. Aquela relação já não fazia bem a nenhum dos dois e foi a vez de Ana se vingar.

Como boa sagitariana, Ana esperou o momento certo para agir e na festa de 1 ano do irmão de Lucas ela deu o seu show. Terminou com ele diante de todos, fazendo-o passar um baita constrangimento.

Com o passar do tempo, ela percebeu que, estranhamente, não sentia falta do, agora, ex-namorado. Chegou à conclusão que não era a falta que a machucava, mas a vergonha.

Nunca mais os dois foram vistos juntos, mas todos garantem que separados, são muito mais felizes.

Ego: Se preocupa e é o responsável pelo gerenciamento da autoimagem de uma pessoa. Ele busca mudar o entendimento da sua realidade com mecanismos de defesa para restaurar a autoimagem denegrida que sente a seu próprio respeito e pelas conclusões que chegou a partir dos fatos vividos.

O ego de Ana foi afetado quando seu namorado, Lucas, terminou com ela na frente de todos, fazendo-a sentir-se diminuída, humilhada e menosprezada diante da sua família. Aquela situação no dia da sua festa de aniversário mexeu muito com a sua autoestima e a forma como se via antes, como mulher segura de si. Ana acabou sentindo vergonha de si mesma durante as duas semanas seguintes, até o momento em que se encontrou com Lucas novamente em Angra dos Reis.

Superego: Coercitivo inconsciente pressiona o ego que aciona, inconscientemente, mecanismos de defesa para diminuir o sofrimento psíquico, uma imagem intolerável de si. O modo de pensar inconsciente não reconhece limites e ambiciona o prazer e poder na expressão de qualquer emoção e ideia.

O superego de Ana, por sua vez, foi ativado quando fez com Lucas o que ele havia feito com ela, terminando o relacionamento na frente de todos os familiares do Lucas no aniversário de um ano do seu irmão mais novo. Para ela, fazê-lo sentir vergonha na frente de todos foi extremamente prazeroso e seu desejo de se vingar foi realizado.

ID: É a fonte de energia psíquica e o aspecto da personalidade relacionado aos instintos. É totalmente inconsciente, sendo formado pelas pulsões, instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes. O id seria a fonte da energia psíquica (libido) e é formado pelas pulsões - instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com