TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de SOWT

Por:   •  29/8/2016  •  Artigo  •  5.057 Palavras (21 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 21

Introdução

O trabalho têm como objetivo a partir da análise de SWOT, estudar uma organização (Nemitsu Game), identificando através da gestão e estratégia do proprietário, dentro do ambiente interno; os pontos forte e fracos e no ambiente externo; as oportunidades e ameaças. Pela própria análise do gestor, focalizaremos nos aspectos que diferencia a empresa dos seus concorrentes e o potencial de fazer crescer a vantagem competitiva, juntamente com as desvantagens que possa comprometer a mesma.

Através dessa análise o gestor poderá ter uma visão holística, implementando como base na gestão e planejamento estratégico. Obtendo as informações necessárias para se definir o curso de ação que possa conduzir a organização ao alcance dos resultados desejados, que constitui um fator determinante do sucesso ou fracasso empresarial.

A abordagem apresenta métodos normativos e prescritivos, procurando associar as forças com oportunidades, para se retirar o máximo possível. Os pontos fracos devem ser controlados, minimizando seu efeito, evitando as ameaças através do planejamento.

Uma das formas propostas pelo usa da análise de SWOT, é proporcionar ao empreendedor uma ferramenta de autoconhecimento a respeito do próprio negócio, servindo como guia para definição de qual caminho seguir.

Além disso, a apresentação dos dados obtidos pela análise do objeto de estudo tem como intuito impulsionar para a mudança e melhoria da organização, pois quanto mais esforços em identificar esses pontos, mais a empresa tende a se tornar melhor se tratar dos aspectos negativos. Pois muitos empreendedores são otimistas por principio e não enxergam os pontos fracos e ameaças no começo, apenas no decorrer do negócio.

Uma área que é peça chave para oportunidades, é o marketing que não é simplesmente receber informações, mas participar contribuindo nas experiências com os produto e/ou serviços.

Todas estas questões serão devidamente ponderadas ao longo deste estudo, procurando proporcionar um leque de opções para o gestor, na melhor forma de autogerir seu negócio, apresentando com objetividade e clareza as informações adquiridas, e se possível acompanhando o desenvolvimento do plano de ação.

Análise SWOT

A Análise SWOT ou Análise FOFA (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário. É um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.

O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

[pic 1]

        A Análise SWOT tem forte influência da escola militarista de formulação estratégica. Isso significa analisar detalhadamente o adversário e o ambiente em que se realizará o combate, para identificar as oportunidades e ameaças e os pontos fortes e fracos da tropa. Com base nessa análise, busca se o melhor posicionamento e a definição do melhor plano de ação para o ataque e a defesa. Empreendedores não podem ser ingênuos e deixar de imaginar que sua empresa está em uma guerra com seus concorrentes para conquistar seu espaço no mercado consumidor. Por mais que se fale de temas como competição cooperativa (“coopetição”) ou organização dos competidores em arranjos produtivos locais, sempre sua empresa terá um (ou muitos) competidor (es) que pensa(m) que concorrente bom é concorrente morto. Se você não concorda com isso, é melhor pensar que “si vis pacem, para bellum”. Ou em bom português, se quer a paz, prepare-se para a guerra.

Não há registros precisos sobre a origem desse tipo de análise, segundo PÚBLIO a análise SWOT foi criada por dois professores da Harvard Business SchoolKenneth Andrews e Roland Christensen. Por outro lado, TARAPANOFF indica que a ideia da análise SWOT já era utilizada há mais de dois mil anos quando cita em uma epígrafe um conselho de Sun Tzu.

Análise Interna

Os fatores internos que irão determinar as possibilidades de adaptação e, consequentemente, o êxito das estratégias. Com esse propósito, a parte inicial da análise de SWOT aborda os fatores internos da organização com a finalidade de identificar os seus principais pontos fortes e pontos fracos (strenghts e weaknesses).

Portanto os pontos fortes se referem aos aspectos e/ou fatores positivos (internos) da empresa que atuam como facilitadores de sua capacidade para atender às suas finalidades e põem a empresa em uma situação privilegiada, que podem ser utilizados como fonte de diferenciação e de vantagem competitiva.

Os pontos fracos se referem aos aspectos e/ou fatores negativos que atuam como inibidores da capacidade para atender aos objetivos da empresa. Nesse caso, a empresa encontra-se em uma situação desfavorável, quando comparada com a concorrência.

Análise de recursos

Os recursos referem-se aos meios físicos, financeiros, humanos, tecnológicos, organizacionais e a reputação da empresa. Para desenvolver estratégias eficazes e conseguir alcançar os objetivos pretendidos, não basta saber o que deve ser feito para obter o êxito. É preciso que a empresa possua os recursos necessários para respaldar as estratégias.

Referindo-se as características (ou atributos) que devem ter os recursos para que seja possível gerar vantagens competitivas, Amit, Schoemaker e Barney destacam como principais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (637.9 Kb)   docx (387.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com