TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de campo - empresa Xtapa

Por:   •  21/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

UNIEURO

Centro Universitário Euro-Americano

RELATÓRIO DE VISITA DE CAMPO A XTAPA

Alunos: Alice Chaar; Bernadete Pereira

                 Cristiane Roberta; Daniela Penha

           Eber Batista; Gustavo Pereira

           Henrique Aragão; Ivan César

                      Jacqueline Alexandre Moisés Alves

                   Pâmela Marques; Rosalia Catarina

                       Taciana Andrade; Viviana Trigueiro

Brasília, Maio de 2006.


SINOPSE

Este relatório é resultado da visita de campo a empresa XTAPA, localizada no Pólo Industrial JK em Santa Maria – DF. A ser apresentado à matéria de Administração da Produção ministrada pela professora Vanessa Martins do curso de Administração, 5º período. Com a finalidade de visualizar na prática as teorias apresentadas em aula.

APRESENTAÇÃO

A empresa Korback Völlet alimentos Ltda., é uma empresa originalmente brasileira, criada em São Paulo, e lançou a sua marca de sucos no mercado em Novembro de 2000. A XTAPA. Fabricante de sucos de polpa de frutas, que utiliza matéria-prima nacional na fabricação dos mesmos.  

As suas atividades vão desde a industrialização, comercialização e distribuição das bebidas. Atuando nos estados de São Paulo, Bahia, Minas gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo, Piauí, Tocantins, Goiás e Distrito Federal.

A estratégia de instalação da empresa em Brasília está relacionada com a renda per capita da Capital. A empresa RKL Indústria e Comércio de Distribuição de Bebidas Ltda. detém a licença de uso da marca (XTAPA) para produção das bebidas de fruta e o direito de comercialização para o Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.  

A capacidade produtiva da empresa é de 100.000 litros de sucos diários, com sabores inovadores, de frutas selecionadas, ou seja, utilizando produtos de 1ª linha. Fazendo pesquisas da qualidade das substâncias usadas com apoio de empresa terceirizada. Faz uso de maquinário de ponta, investindo em tecnologia e qualidade.

APRESENTAÇÃO DOS DADOS: ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA, SEUS OBJETIVOS DE DESMPENHO E ESTRATÉGIAS

A franquia XTAPA instalada em Brasília possui 35 funcionários, fazendo uma linha de produção por dia, atualmente rodando em um único turno. Três turnos geram uma produção de 100.000 litros do produto.

Como o foco é produtividade, existem aumentos de produção de acordo com a demanda. A empresa não trabalha com estoques grandes, ou seja, aplica o sistema conhecido como Just in Time, o qual podemos definir por Slack, como “uma abordagem disciplinada, que visa aprimorar a produtividade e eliminar desperdícios. (...) Possibilitando uma produção eficaz em termos de custo, na qualidade correta, no momento e locais corretos, utilizando o mínimo de instalações, equipamentos, materiais e recursos humanos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com