TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de contexto para planejamento de alteração ou ajuste na orientação e tratativa de produto x marketing

Por:   •  15/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECUROS HUMANOS

Erica Nunes da Silva Cardoso

Análise de contexto para planejamento de alteração ou ajuste na orientação e tratativa de produto x marketing

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Rio de janeiro

2022

INTRODUÇÃO

Dado ao histórico da empresa Beta, foi proposto uma atualização no planejamento de marketing da empresa, visando neutralizar a perda constante de clientes e aumentar o número de vendas dos produtos desenvolvidos pela empresa, com isso elaborou-se um planejamento assertivo com foco na orientação de marketing. 

DESENVOLVIMENTO

Uma das medidas propostas seria o reajuste da cadeia de fornecedores, visando uma melhor negociação que reduziria potencialmente os custos dos produtos desenvolvidos. Como meta pode ser indicada uma redução de pelo menos 30% no custo efetivo, realocando recursos em campanhas de marketing mais efetivas, trazendo para si o interesse de novos potenciais clientes. 

Assim como a orientação de marketing propõe, precisou-se aumentar as ações de interação com os clientes sob novas estratégias, objetivando integrar o impulsionamento dos lucros às áreas de trabalho que compõem a cadeia de suprimentos.

A primeira ação tomada foi uma consulta aos resultados de vendas dos últimos anos, onde extraímos relatórios que nos mostraram uma crescente queda nas vendas, o que na sequência, nos fez elaborar uma pesquisa com os clientes de vários segmentos para sabermos as suas demandas e desenvolver uma nova diretiva de marketing a partir das informações coletadas. 

Do público entrevistado, foi descoberto que a aparência dos produtos é boa e que tem um design agradável, mas alguns detalhes podem ser melhorados e que suas características técnicas atendem a maioria das necessidades dos clientes assim como o custo-benefício, mas novamente a relação entre estes itens ainda pode ser melhorada de acordo com a mesma pesquisa. Um dos pontos relevantes para a maioria dos clientes foi a questão do “pensamento verde”, já que os clientes que trocam de equipamentos não sabem muito bem o que fazer com os modelos obsoletos.  

Uma boa parte dos pesquisados disse ainda que não se importariam em pagar mais caso a empresa oferecesse uma alternativa mais “limpa” de cadeia de produção, informando a origem e combatendo práticas ilegais a respeito das fontes de materiais da base produtiva, evitando problemas como outras gigantes do setor de tecnologia vem enfrentando.

Assim como ocorre com outras empresas de vendas de produtos tecnológicos, como a Troca Fone e a Samsung que possuem programas de substituição de equipamentos em troca de descontos ou brindes, fazendo com que as empresas tenham uma visão de preservação ambiental o que tem melhorado a imagem da marca diante de uma nova geração de clientes; além disso, podemos entender a forma como os fornecedores tratam e trazem os componentes que compõem nossos equipamentos e com o alinhamento correto, podemos de pronto, ajustar e reduzir os custos tanto por nossa parte quanto pela parte dos fornecedores. 

CONCLUSÃO

Pensando nisso desenvolvemos o programa Beta Green, que fará com que os clientes possam trazer seus equipamentos obsoletos ou de outras marcas, para que possam substituir por novos produtos Beta, o fornecedor nos oferece um desconto razoável além de uma margem de compra maior em troca destes equipamentos recolhidos pelos pontos de venda, utilizando as transportadoras que já buscam os equipamentos para enviar todo o material recolhido. 

Em contrapartida, os fornecedores tratam de reutilizar os produtos recolhidos, reduzindo assim seus próprios custos de matéria prima ou podendo inclusive, revender os produtos em estado de recuperação total, assim como a Microexato tem feito durante os últimos anos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (147.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com