TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO SOBRE PLANEJAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR

Pesquisas Acadêmicas: INTRODUÇÃO SOBRE PLANEJAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  1.896 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento visa sobre tudo, organizar o que se quer fazer; está presente em tudo na nossa vida. É um processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, para o melhor funcionamento das empresas, instituições e vários setores de trabalho, este é sempre um processo de reflexão e, tem como finalidade, fazer as coisas se concretizarem, ou se realizarem.

No âmbito escolar, este vem a ser um guia de orientação para o processo de ensino; constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola. Nesse sentido, o plano da escola, engloba o regimento escolar e o projeto político pedagógico, o plano de aula. O planejamento de ensino é um roteiro organizado das unidades didáticas, para um ano ou semestre. Este mesmo deve apresentar ordem sequencial, objetividade, coerência e flexibilidade.

É uma tarefa complexa que exige condições para ser realizada, pois o processo educativo é planejar o indefinido. Entendemos que a escola tem um importante papel na formação e no desenvolvimento do homem e, um aliado insubstituível dessa concepção de escola. Segundo Libâneo (1994, p. 2), o planejamento tem grande importância por tratar-se de: “um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”.

O método do planejamento é útil e, sobre tudo, muito importante, desde que se tenha conhecimento do aspecto da realidade em que se está agindo, pois não adianta ter um planejamento onde a realidade não permite realizá-lo, sendo assim, cabe à escola determinar que plano vá usar para atender as necessidades da comunidade e sobre tudo as do aluno.

No momento em que o professor elabora o seu planejamento, algumas características precisam ser lembradas, para que ele possa desenvolver um bom plano de ensino. Segundo Ricardo Nervi (1967, p. 56), estas são as características essenciais do bom plano de e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com