TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de projeto - Copa do Mundo

Por:   •  17/4/2019  •  Resenha  •  1.832 Palavras (8 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

O trabalho proposto tem como finalidade analisar a problemática de seleção de empresas em um processo licitatório. O texto Copa do Mundo mostra como uma cidade como Curitiba deve-se preparar para receber um evento de escala global como a Copa do Mundo.

A problemática aplicada ao texto é que uma empresa, Engeneering Pró, que estava responsável pelas obras no estádio da Arena da Baixada, local onde iria ocorrer os jogos em Curitiba, abandonou as obras e se retirou da cidade.

Desta forma a Administração Pública de Curitiba encontra-se pressionada para encontrar uma nova empresa para o cumprimento das obras. Esta empresa deve ser selecionada através de um novo processo licitatório e tem como obstáculos o tempo para a realização das obras.

Para o cumprimento do projeto deve-se selecionar pessoas que apresentem o melhor perfil, através da análise MBTI, também deve ser analisado quais as disciplinas e ferramentas melhor se adequam para auxiliar o desenvolvimento do projeto no tempo hábil, além de apresentar uma justificativa das escolhas para a resolução da problemática apresentada.

2. TESTE DE PERSONALIDADE MBTI

Durante a Segunda Guerra Mundial, as professoras Isabel Briggs Myers e Katharine Briggs, desenvolveram o teste MBTI fundamentando-se em uma teoria de Carl Jung que está descrita no livro “Tipos Psicológicos” de 1921.

O objetivo de Myers e Briggs era auxiliar mulheres que trabalhavam em indústrias militares a se encaixarem em funções nas quais poderiam ser mais eficientes e ajudar a promover a paz mundial fazendo com que as pessoas compreendessem a importância das diferenças individuais.

A aplicação do teste MBTI é realizado através da análise de respostas de um questionário, onde cada pergunta deve ser respondida de acordo com a escala abaixo:

  • Concordo totalmente;
  • Concordo parcialmente;
  • Indiferente;
  • Discordo parcialmente;
  • Discordo totalmente.

Os resultados consistem em uma combinação e 4 letras, dentre as 8 possíveis e definem uma classificação lógica de cada tipo de personalidade. Cada letra do resultado é proveniente de 4 dimensões dicotômicas, ou seja, são duas opções de personalidades para cada uma das quatros características que compõem as personalidades das pessoas.

Abaixo é apresentada as quatros dimensões do teste MBTI e as duas possíveis classificações de cada uma:

  • Fonte de Energia
  • Extrovertido (E): indivíduo que se sente energizado através da interação com outras pessoas, geralmente agem antes de pensar;
  • Introvertido (I): aquele que se sente energizado pelo engajamento em atividades solitárias, preferem refletir muito antes de qualquer ação.
  • Modo de perceber o mundo
  • Sensoriais (S): consciência voltada para o que existe de concreto;
  • Intuitivo (N): consciência voltada ao abstrato.
  • Maneira de avaliação, julgamento, organização e decisão
  • Racionalistas (T): atuam de maneira lógica, organizada e objetiva;
  • Sentimentais: fundamentam-se em critérios subjetivos, levando em consideração necessidades humanas.
  • Estilo de Vida
  • Julgadores (J): Decisivos, preferem seguir regras claras e viver de maneira mais planejada, estruturada;
  • Perceptivos(P): gostam de liberdade de improvisações. Dão preferência a uma vida com maior flexibilidade, adaptável.

Desta forma através das combinações de resultados considerando as quatros dimensões dicotômicas que existe um total de 16 personalidades diferentes.

As 16 personalidades resultantes são divididas em quatros grupos: analistas, diplomatas, sentinelas e exploradores, e em cada um desses grupos encontram-se 4 tipos de personalidades derivados do estudo de Jung.

No grupo dos Analistas encontramos as personalidades: arquiteto, lógico, comandante e inovador.

  1. Arquiteto: tem alta criatividade, são estrategistas, ambiciosos e tem um plano para tudo.
  2. Lógico: são muito inventivos, criativos, considerados os mais logicamente precisos das 16 personalidades.
  3. Comandante: são os líderes muito enérgicos, ousados e criativos. Carismáticos e confiantes, são extremamente racionais.
  4. Inovador: Pessoas muito espertas e curiosas, sempre em busca de novos desafios. Suas metas é adquirir novos conhecimentos, adorando processos de discussão mental.

O grupo dos diplomatas também pode ser chamado de idealistas e nele encontram-se as personalidades: advogado, mediador, protagonista e ativista.

  1. Advogado: Idealistas, místicos, porém capazes de tomar medidas concretas visando alcançar seus objetivos. Com opiniões fortes, buscam aquilo que acreditam, tentando sempre impactar positivamente os que estão à sua volta.
  2. Mediador: Tímidos, altruístas e idealistas. Buscam ver o melhor lado de qualquer situação, são mais calmos e reservados, guiados por seus princípios.
  3. Protagonista: Líderes com muito carisma, capazes de inspirar sua audiência. Altruístas, são bons comunicadores e tendem a confiar demais nas pessoas.
  4. Ativista: Criativos, cheios de entusiasmo e sociáveis. Independentes são considerados verdadeiros “espíritos livres”.

O grupo das sentinelas também pode ser denominado de guardiões e englobas as personalidades: logístico, defensor, executivo e cônsul.

  1. Logístico: São práticos, muito confiáveis, dedicados e pouco tolerantes com indecisões.
  2.  Defensor: Muito protetores e acolhedores, são empáticos e tendem a envolver pessoas de quem gostam com muita bondade e generosidade.
  3.  Executivo: Honestos, são ótimos administradores, inigualáveis gerenciadores tanto de coisas quanto de pessoas.
  4.  Cônsul: Muito atenciosos, sociáveis e bastante populares. Estão sempre dispostos a fornecer ajuda.

Os exploradores são expressivos e também são conhecidos como artesãos. Engloba as personalidades: virtuoso, aventureiro, empresário, animador.

  1.  Virtuoso: práticos, ousados e excelentes no uso de ferramentas, procuram sempre consertar problemas através da criação.
  2.  Aventureiro: artistas muito flexíveis, gostam de explorar e experimentar novas coisas, buscam contestar padrões tradicionais.
  3.  Empresários: inteligentes e enérgicos, são pessoas com percepção aguçada e gostam de arriscar.
  4.  Animador: Muito espontâneos e animados, frequentemente estão procurando encorajar os outros. São muito sociáveis.

Visto que a problemática do texto Copa do Mundo, traz que uma equipe deve selecionar uma nova empresa, através de um processo licitatório, para terminar as obras na Arena da Baixada e que estas obras estão em atraso, uma equipe mais focada na produtividade e enérgica para cumprir os prazos apertados se mostram necessário. Também precisa ser uma equipe mais analítica que mostre inconformidade com indecisões e que consiga formular estratégias para impedir que novas ameaças impeça a entrega do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com