TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Ambiente de Marketing

Por:   •  16/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 6

AMBIENTES DE MARKETING 

Ambientes de marketing são todas as forças internas e externas de mercado que afetam o negócio. São estes divididos em Microambiente e Macroambiente.

Microambiente

Afeta o interno da empresa, está no controle da empresa já que está conectado ao fator competitivo desta e influenciam suas atividades. São fatores do microambiente de marketing:

[pic 1]

Fonte: Texto dos arquivos da Aula1 de Marketing II Prof. Janaína Vanzo Berto. Curso Administração -UniFil 2018.

Quadro 1 - Quadro de Microambiente de Marketing.

 Macroambiente

São forças societais mais amplas e que afetam o microambiente, agora falamos de fatores externos que interferem na administração de marketing, que a empresa não pode mudar a forma como acontecem. São os fatores do Macroambiente:

[pic 2]

Fonte: Texto dos arquivos da Aula1 de Marketing II Prof. Janaína Vanzo Berto. Curso Administração -UniFil 2018.

Quadro 2 - Quadro de Macroambiente de Marketing.

A EMPRESA

O Estúdio Fotográfico Willian Magalhães (razão social: W.J Magalhães Estúdio) é uma empresa fundada em 1992, no ramo de fotografia social (casamento, aniversário e formatura) e particular (sessões de ensaio fotográfico, books e serviços similares), que está localizada na cidade de Colorado-Pr.

A seguir será analisado a relações dos ambientes micro e macro de marketing do estúdio fotográfico e entender como ela opera nesses ambientes nos fatores mais relevantes. Com a utilização das ferramentas SWOT, Matriz de Portfólio e Portfólio Futuro, elaborar/sugerir estratégias que poderão auxiliar a empresa na sua continuidade.

Análise do Microambiente

Abaixo, análise do microambiente do Estúdio Fotográfico Willian Magalhães em aspectos relevantes. O quadro foi dividido em pontos fortes e fracos para melhor compreensão:

[pic 3]

Fonte: Elaborado pelos Autores (2018).

Quadro 3 - Análise dos principais aspectos do Microambiente de Marketing da Empresa W J Magalhães Estúdio.

           

Macroambiente

Abaixo, análise do macroambiente do Estúdio Fotográfico Willian Magalhães em aspectos relevantes. O quadro foi dividido em oportunidades e ameaças para melhor compreensão:

[pic 4]

Fonte: Elaborado pelos Autores (2018).

Quadro 4 - Análise dos principais aspectos do Macroambiente de Marketing da Empresa W J Magalhães Estúdio.


ANÁLISE S.W.O.T. OU F.O.F.A

Estudado tanto o microambiente quanto o macroambiente de marketing é possível utilizar de ferramentas para diagnóstico estratégico e ajudar a empresa a identificar fatores que influenciam na conquista de objetivos. Uma dessas ferramentas é a Análise S.W.O.T ou FOFA (sigla em português), a sigla dos termos ingleses são: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) que consiste em uma ferramenta de análise bastante popular no âmbito empresarial.

A SWOT/FOFA considera os aspectos internos (pontos fortes e fracos), e aspectos externos (oportunidades e ameaças). Abaixo, segue os principais pontos analisados no estúdio fotográfico utilizando-se dessa ferramenta com base nas análises de micro e macroambiente realizadas:

[pic 5]

Fonte: Elaborado pelos autores (2018).

Quadro 5 - Análise S.W.O.T/F.O.F. A da empresa W J Magalhães Estúdio.


MATRIZ PORTIFÓLIO OU MATRIZ BCG

A Matriz de Portfólio ou Matriz BCG (criado pelo: Boston Consulting Group) tem como objetivo avaliar o crescimento e participação de mercado e mostra quais negócios devem receber mais, menos ou nenhum investimento. Essa matriz pode ser representada pela figura a seguir:

              [pic 6]

Fonte: Aula 2 de Marketing II Prof. Janaína Vanzo Berto. Curso Administração -UniFil 2018.

Figura 1 - Representação gráfica da Matriz Portfólio.

Os produtos são posicionados e ilustrados por figuras para relacionar a participação de mercado, são estes:

  • Estrela: Possui boa participação de mercado, necessita de maior investimento por ter melhor desempenho em relação a outros produtos e necessita de atenção.
  • Vaca leiteira: Boa participação de mercado, não precisa de muito investimento, produtos estrela migram para vaca leiteira após certo tempo. Geralmente mantém a empresa financeiramente. Necessita reter clientes com ações de marketing.
  • Em questionamento: Participação de mercado insatisfatória, constante investimento em pesquisa, há tendência de migrar para estrela.
  • Abacaxi/Vira Lata: Baixa participação de mercado, não lucrativo, cresce negativamente, melhor decisão geralmente é excluir do portfólio.

Matriz Portfólio da empresa W J Magalhães Estúdio

Os produtos oferecidos pelo Estúdio Fotográfico Willian Magalhães são:

  1. Fotografia de Casamento.
  2. Fotografia de Aniversário (Debutantes, Crianças).
  3. Fotografia de Formatura.
  4. Sessões Fotográficas para Gestantes, Recém-Nascidos, Pessoas em Geral.
  5. Fotografia de Produtos para Empresas.
  6. Fotografia de Moda.

Abaixo, segue o quadro com a disposição dos produtos:

[pic 7]

Fonte: Elaborado pelos Autores (2018).

Quadro 6 - Matriz Portfólio W J Magalhães Estúdio.


Motivo de Posicionamento dos produtos

  1. Fotografia de Casamento: É o serviço que impulsiona o quesito qualidade do estúdio, entretanto a média de casamentos no ano é de dez a dezoito casamentos.
  2. Fotografia de aniversário: Vem decrescendo, a nova geração não faz questão de eventos ou não faz questão de contratar profissionais para registrar.
  3. Fotografia de Formatura: Todo ano é fechado de dois a três contratos, que mantém o funcionamento do estúdio e dão a grande parte da receita anual, o estúdio fotográfico domina esse mercado na cidade (Cursos Técnicos e Ensino Médio).
  4. Sessões Fotográficas: Se extinguiram quase por completo, com smartphones com câmeras de alta tecnologia e o engajamento das pessoas nas redes sociais, não se sente mais a necessidade de fazer sessões particulares de fotografia.
  5. Fotografia de Produtos: Em ascensão devido ao marketing digital de empresas em redes sociais.
  6. Fotografia de Moda: Em ascensão devido a startups que produzem suas roupas e precisam realizar seu marketing digital.

DESENVOLVIMENTO DE PORTFÓLIO FUTURO/MATRIZ ANSOFF

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (334.3 Kb)   docx (215.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com