TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Ambiente de marketing

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

PLANO DE MARKETING

Salvador

2017.1

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

PLANO DE MARKETING

Trabalho apresentado como avaliação AV4 para disciplina Administração Mercadológica, 2017.1; do Curso de Engenharia de Produção.

Orientador: Profa. Raquel Leone Maciel Pinheiro

Salvador

2017.1

Análise do ambiente de marketing

A análise do ambiente organizacional é uma ferramenta valiosa para o sucesso de uma empresa. Dizemos que o objetivo é orientado para políticas quando a análise mantém a alta administração informada sobre as tendências que estão surgindo no ambiente. A ideia é permitir que a empresa consiga prever que mudanças vão acontecer no futuro e tenha tempo para reagir. Existem três níveis para dividir o ambiente de uma organização. 1)Geral: é um nível de ambiente externo que a organização não consegue controlar. 2)Operacional: é um ambiente externo à empresa e 3)Interno: está dentro da empresa e, por isso, sob controle direto da administração.

Identificação do perfil dos seus clientes

Reflete as características e o comportamento dos clientes de uma empresa. Conhecer cada detalhe desse perfil pode dar pistas sobre como melhorar a aceitação dos produtos e serviços oferecidos pela organização. O diagnóstico de atitude de vendedor busca realizar um levantamento da visão do conhecimento. (Abordagem, estabelecimento de necessidades, apresentação, fechamento, acompanhamento, controle e abertura às mudanças).

Análise dos seus concorrentes

Os negócios apresentam altas taxas de crescimento, mas têm pequena participação relativa. Ou seja, estão crescendo, porém sua participação no mercado é pequena quando comparada à de seu maior concorrente. É exatamente para isso que deve utilizar a matriz BCG. Uma carteira bem equilibrada deve ter um monte de estrelas e vacas leiteiras e poucos pontos de interrogação e abacaxis.

Definição de suas estratégias e ações

Existem algumas opções de estratégias organizacionais, como: Concentração: é direcionar o foco da empresa para uma única linha de negócios; Estabilidade: a organização deve concentrar sua atenção em sua linha ou linhas de negócio existentes e fazer de tudo para defendê-las da concorrência; Crescimento: normalmente, as empresas não ficam satisfeitas apenas com a estabilidade: elas também querem crescer, aumentar os lucros e conquistar uma fatia maior de participação no mercado; Redução de despesas: é quando a empresa não vai muito bem financeiramente ou é ineficiente, existem três tipos principais(rotatividade, desinvestimento e liquidação); Combinadas: dependendo do caso, a empresa pode usar quantas estratégias achar necessário.

O bairro “arvoredo" onde os moradores dos edifícios de classe media, resolveu João colocar um mercadinho na rua onde mora. Nas ruas vizinhas já existem dois mercadinhos, desenvolveremos um plano de marketing e esse negócio será um verdadeiro sucesso.

Analisando o ambiente geográfico, o mercadinho atender as necessidades dos moradores das ruas vizinhas e da rua onde ser instalado. Primeiro, deve ser feita a análise do ambiente (tal analise pode ser de curto prazo (1 ano), médio prazo (5 anos) ou de longo prazo (10, 20, 30 anos), organização e movimentação do local (alta por conta de escola, bares e uma banca de revista as proximidades), IPTU, PIB, inflações, dívidas externas.

O aspecto demográfico e geral, analisamos que os moradores deste bairro são famílias medianas que tem em torno de 2 á 5 pessoas por casa, então o público do mercadinho de João seria variado, basicamente desta forma, 20% crianças, 40% adolescentes, 25% adultos e 15% idosos, sedo sua maioria do sexo feminino. Como dito, renda média, sendo alguns atendentes/recepcionistas, garçons, ajudantes. O mercadinho do João contaria com as atividades de uma agradável padaria e açougue, além de hortifrúti. No mínimo deverá ter cerca de 8 funcionários(as), sendo 2 deles estagiários.

Dentro do mercado, devem ser conhecidos mais profundamente:

Estratégias de marketing

Deve haver foco na parte de divulgação para garantir o conhecimento desse serviço aos clientes (como carros de propagada, panfletos), promoções semanais em todos os setores do mercadinho, sorteios em datas comemorativas (finais de ano, dia das mães), descontos para pagamentos á vista com valores mais altos de compra. João necessita monitorar constantemente as estratégias de seus concorrentes, pois a concorrência sempre está revendo suas estratégias e, com essa atitude, procura sempre estar um passo a frente dos demais, obtendo vantagem competitiva e trazendo para si as melhores práticas, sem deixar que qualquer outra empresa alcance sua posição no mercado.

Pontos fortes

Boa localização, ótimos preços, estacionamento, vasta diversidade de produtos, bom atendimento.

Objetivos

São muitos os fatores que moldam os objetivos de um concorrente, incluindo seu porte, histórico, administração atual e situação financeira, também é importante saber quem, normalmente a matriz, está dirigindo o mercadinho para o crescimento ou apenas explorando o mercado, por fim o plano de expansão deve ser monitorado constantemente; Forças e Fraquezas dos concorrentes: avaliar a possibilidade dos concorrentes conseguirem atingir ou não as metas estabelecidas nas estratégias, isto dependerá de seus recursos e capacidades, as empresas precisam coletar informações sobre as forças e fraquezas de cada concorrente, os principais itens que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com