TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Comportamento de compra de três segmentos de consumidores nos supermercados

Por:   •  10/6/2018  •  Resenha  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

Análise do comportamento de compra de três segmentos de consumidores nos supermercados

Tailã Testa Favaretto

Devido as grandes mudanças que vem ocorrendo em todo o mundo, causadas principalmente pelo processo de globalização, economias desreguladas e consumidores cada vez mais informados e exigentes, fez aumentar a concorrência entre as empresas em todos os seus segmentos. Sendo assim essas empresas são obrigadas a melhorar seus negócios, manter o foco nos seus consumidores e se adaptar as novas necessidades do mercado.

        Segundo os autores do texto, as organizações que procuram conhecer e compreender os desejos e as necessidades dos seus consumidores permanentemente tem a oportunidade de diferenciação diante das demais, sendo indispensável para que elas tenham sucesso e continuem no mercado.

        O artigo apresenta uma pesquisa, que tem como objetivo, investigar o comportamento de consumo dos seguintes segmentos: Idosos, sozinhos e mulheres chefe de família dentro dos supermercados, sendo que a mesma procurou investigar quatro principais análises: 1º a percepção do ambiente e o estilo de vida de cada um dos três segmentos, 2º o relacionamento dos três segmentos com os supermercados, 3º o que cada um dos três segmentos considera como supermercado ideal e 4º a relação de cada um dos três segmentos com as marcas e produtos.

        O tipo de abordagem da pesquisa é qualitativa, sendo a mais adequada quando se trata de assuntos complexos como o comportamento de consumidores. O método da pesquisa foi dividido em três etapas: Na 1º etapa é realizada uma pesquisa bibliográfica, para investigar e saber mais sobre o comportamento do consumidor: Na 2º etapa foi feita uma análise descritiva acerca do comportamento de três segmentos de consumidores: A 3º etapa analisou as estratégias para atingir os três segmentos de consumidores.

        Através das quatro análises investigadas percebe-se que na primeira, os três segmentos pesquisados mostraram diferentes sensações, tais como mudanças constantes e rápidas demais, perda de poder aquisitivo das pessoas, violência, poucas relações pessoais e familiares. Na segunda análise verificou-se que o mercado para o consumidor é visto como um local de consumo do dia a dia, onde ele se sinta bem, seguro e socializado. Na terceira análise, concluem-se através dos segmentos pesquisados, que todos têm a necessidade de se sentirem em casa, de serem bem acolhidos. E na quarta análise, verificou-se que, em virtude do aumento de numero de marcas, os mercados se tornam mais competitivos, oferecendo assim mais opções de compra e pagamento aos consumidores.

        Por meio dos resultados vistos na pesquisa, percebe-se a necessidade de os supermercados adotarem estratégias para poderem atingir cada um dos três segmentos analisados, sendo que as estratégias propostas, boa parte delas para ser aplicada, não exige nenhum gasto a mais, apenas exigem algumas mudanças e reorganização no uso de seus recursos. Mas antes de adotar essas estratégias, os mercados devem primeiramente pesquisar quem é o seu público alvo.

         

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com