TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Evento da CCC sob a ótica da Gestão de Projetos

Por:   •  26/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo: 6

Aluno: Wagner José Finassi Pinto

Turma: 0617-7

Tarefa: Analisar o evento da CCC

Introdução

Utilizando-se do texto base, aqui será analisado o evento da CCC sob a ótica da gestão de projetos, buscando associá-lo aos conceitos desenvolvidos na nesta disciplina e aplicá-lo ao mundo dos eventos.

Texto Base:

   Há muitos anos, a CCC atua no ramo brasileiro de atacado de roupas. Fundada por uma família de italianos que migraram para o Brasil e aqui se estabeleceram como comerciantes, a empresa, em poucas décadas, tornou-se uma forte rede de lojas de roupas com diversos representantes no País.

     Em decorrência do maior aproveitamento do marketing cultural como estratégia para a obtenção de vantagem competitiva no mercado, muitas empresas de diferentes setores têm seguido a tendência de associar as suas marcas a eventos culturais, de modo a ganhar destaque.

     Nesse cenário, a CCC, que sempre investiu em marketing para manter-se em evidência, criou, no ano passado, um programa de âmbito nacional a fim de patrocinar eventos culturais que fortaleçam a sua marca. Além disso, adquiriu a DT Produções com o intuito de usá-la como incubadora e executora de eventos.

     Aproveitando desde já o know-how da equipe da DT Produções, o plano atual da CCC é promover um grande evento musical em Porto Alegre com as principais bandas de rock da década de 80, no final do ano. Os recursos do evento serão fornecidos, principalmente, pela própria CCC. Algumas empresas foram convidadas a apoiar o evento, em especial, as do ramo de fast food, para servir a praça de alimentação que existirá junto ao palco. O local escolhido para sediar o evento foi o Centro de Eventos FIERGS, que já conta com tecnologia em equipamentos para iluminação cênica, sonorização de ambientes e multimídia, além de internet banda larga, videoconferência e telefonia digital.

Desenvolvimento – análise do caso da empresa CCC sob a ótica da gestão de projetos

     Segundo o PMI (2013, p. 3) “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.”

      Segundo VALLE (2014), às características principais de um projeto é ter temporariedade, ou seja, data prevista para iniciar e terminar. Ter singularidade,  ou seja, entregas com características únicas. E ter progressividade, ou seja, ser desenvolvido de forma gradativa, faseada.

     Segundo XAVIER (2009),  todo evento necessita no mínimo de concepção, preparação, realização e encerramento.

     Considerando os parágrafos anteriores, podemos afirmar que o evento promovido pela CCC (show em Porto Alegre) através da equipe da DT Produções é o resultado final de um projeto. Isso devido sua singularidade, temporariedade e progressividade, não podendo ser considerado como simples trabalhos operacionais, pois, segundo o site PORTALEDUCAÇÃO e Videoaula Organização de Eventos 1, publicada em 3 de maio de 2012 através do endereço https://www.youtube.com/watch?v=uOpBLjOTZ34 através do Youtube, para organizar um evento existem muitos detalhes a serem seguidos, regras, técnicas e procedimentos que devem ser corretamente tomados exigindo habilidade e conhecimento. Que é fundamental fazer um planejamento de como será o evento contendo passo a passo do que é necessário para a realização do mesmo, precisa ser planejado, bem organizado, divulgado, chamar a atenção para a empresa ou para o objetivo da mesma, precisa ser destaque. Também é caracterizado como muito bem faseado, onde as macro fases podem ser divididas em: estágio 1 - levantamento de informações; estágio 2 - planejamento e organização; estágio 3 - execução; estágio 4 - avaliação e providências finais inclusive encerramento.

     Traçando um paralelo entre as ações da CCC e o conteúdo da disciplina, percebe-se no texto, que a CCC se preocupou com os fatores de sucesso ou fracasso para os projetos ao adquirir a DT Produções, aproveitando seu know-how para executar os eventos, ou seja, segundo VALLE (2014) a capacidade adequada da equipe de projetos é um importante fator para o sucesso ou fracasso do mesmo e segundo CARVALHO (2015) as empresas devem buscar entendimento da adequação dos 11 fatores críticos de sucesso: 1 Sólida reputação financeira em relação ao mercado; 2 Atendimento das expectativas dos clientes; 3 Entrega no prazo combinado; 4 Entrega de acordo com a qualidade prometida; 5 Conhecimento do ambiente competitivo; 6 Estabelecimento de preços competitivos; 7 Redução dos efeitos de variações sazonais; 8 Diferenciação de bens e serviços com atributos desejados pelos clientes; 9 Realização de campanha de marketing direcionadas; 10 Imagem positiva com relação às partes interessadas; 11 Adequação de canais de distribuição e logísticas; e outros fatores que impactam na estratégia da organização. Podemos dizer que a realização do evento é um projeto que tem relação íntima com a estratégia da organização. Que dentre o portfólio de possíveis projetos, o ato da CCC seguir uma tendência de associar as suas marcas a eventos culturais para a obtenção de vantagem competitiva no mercado e ganhar destaque, segundo LOBATO (2012), é um ato relacionado às escolas do pensamento estratégico.

     Tentando entender os processos de planejamento, execução, monitoramento e controle de projetos aplicados a este projeto, podemos perceber que de certa forma houve um Termo de Abertura do Projeto, quando a DT-Produções recebeu diversas determinações como o objetivo de promover um grande evento musical; a premissa de ser com as principais bandas de rock da década de 80; a definição do local Centro de Eventos FIERGS em Porto Alegre, e, embora não mencionado no texto, certamente houve uma data definida para a realização do evento, que poderia ter sido um dia único ou diversos dias previamente definidos.          

     Relacionando o descrito sobre o evento da CCC e as melhores práticas de organização de eventos, considerando também XAVIER (2009)  e Guia PMBOK 5a ed, podemos identificar outros processos dos grupos de processos de gerenciamento de projetos que seguem: 13.1 Identificar as partes interessadas; todo o grupo de processos de planejamento relacionado a área de conhecimento gerenciamento do tempo do projeto podemos dizer que são identificados. Do grupo de processos de execução, podemos identificar o processo 4.3 Orientar e Gerenciar o trabalho do Projeto; 8.2 Realizar a garantia da qualidade; 9.2 Mobilizar a equipe do projeto; 12.2 Conduzir as aquisições. Também são identificados os processos de Monitoramento e controle e o grupo de processos de encerramento, ambos naturais detodo evento devido a necessidade de controlar a qualidade, o cronograma, as comunicações e desmontagem das estruturas, encerramento dos contratos e fechamento das contas.

          Quanto a distinguir as estruturas organizacionais, o texto base não nos dá detalhes suficientes para uma melhor identificação da estrutura da CCC, apenas podemos dizer que existe a preocupação em avaliar e selecionar os projetos que beneficiem a companhia. Já para a DT-produções, considerando que o fruto de seu trabalho é promover eventos, e,como aqui analisado, cada evento é um projeto exclusivo, podemos clasificar como sendo uma estrutura projetizada.

 Considerações finais

 Através da pesquisa realizada sobre as melhores práticas da realização de um evento e considerando todo material da disciplina de Fundamentos de Gerenciamento de projetos, conclui-se que toda realização de um evento é um projeto. O fato de uma empresa realizar um evento não é subjetivo a suas estratégias como uma simples demonstração de poder econômico da mesma, e sim, uma estratégia totalmente voltada a seus objetivos de posicionamento da marca, destaque e vantagem competitiva de mercado. Nota-se a importância dos projeto para todas as companhias e a necessidade das mesmas em estarem sempre introduzindo novos projetos, seja de atualização, melhoria de processos, manutenção de sua posição, melhoria de qualidade, crescimento e outros. Estes projetos podem nascer ou serem escolhidos de acordo a um desejo, uma necessidade, uma falha, uma visão, uma estratégia ou sua necessidade de sobrevivência.

 Referências Bibliográficas

VALLE, A. Fundamentos de gerenciamento de projetos… [et al]. 3. ed Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014

PMI, Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). — Quinta edição - 2013.

XAVIER C. M. S. Gerenciamento de projetos: Como definir e controlar o escopo do projeto. 2. ed. atual - São Paulo: Saraiva, 2009

CARVALHO, F. A. Gestão de projetos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. p.276-277

LOBATO, D. M. Gestão estratégica [et al.]. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (145.3 Kb)   docx (966.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com