TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do ciclo PDCA

Por:   •  15/2/2016  •  Artigo  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

TEMA

Este estudo fará uma análise do ciclo PDCA: um método utilizado para garantir o controle eficaz das atividades da Secretaria Municipal de Educação de Campo Verde-MT, tendo como objetivo a implantação de métodos suficientes para diminuir erros entre os envolvidos nessa organização e uma maior participação de todos da camada hierárquica nas principais decisões.

JUSTIFICATIVA

O tema escolhido será de grande importância, pois apresentará diversos assuntos corriqueiros de uma organização do setor público e irá abordar diversas maneiras simplificadas de resolver conflitos e divergências, também servirá de base para novos e eventuais problemas que possam ocorrer em cada setor.

PROBLEMATIZAÇÃO

Esta pesquisa está inserida no contexto da administração estratégica e aponta como problema a mudança da hierarquia do setor e novas implementações de paradigmas para o setor da educação municipal e a busca incessante de novas teorias a serem aplicadas para uma maior agilidade nas tomadas de decisões, visto que a educação hoje em nosso país é um direito de todos, exigindo o mínimo de falhas em sua execução.

OBJETIVO GERAL

Obter uma visão ampla sobre a implementação do ciclo PDCA (Planejar-Executar-Verificar-Agir) no setor público e as mudanças que este ciclo proporciona ao ser bem executado.

OBJETIVO ESPECÍFICO

• Analisar os benefícios da implantação do ciclo PDCA;

• Identificar as mudanças depois de sua implantação;

• Orientar os envolvidos sobre a importância da participação de todos nesta fase.

METODOLOGIA

O ciclo PDCA (Plan - Do - Check - Act // Planejar – Executar – Verificar - Agir) consiste em uma seqüência de passos utilizada para controlar qualquer processo definido. É uma ferramenta de qualidade que auxilia na organização do processo de implementação de melhorias, dando uma diretriz para a condução de tais projetos / processo. É também utilizada para facilitar a tomada de decisões visando garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência das organizações e, embora simples, representa um avanço sem limites para o planejamento eficaz.

O desenvolvimento desse trabalho foi motivado pelo interesse em demonstrar que a utilização das técnicas do PDCA adequadamente empregadas, pode levar as empresas a obterem melhores resultados em relação a atendimento, processos e o desenvolvimento interno.

Essa busca por melhoria de resultados passa obrigatoriamente pela melhoria de todos os processos internos, visando dentre outras coisas o aperfeiçoamento na execução dos projetos implantados no setor educacional.

A Aplicação da técnica do PDCA no ambiente de trabalho proporcionou uma melhor desenvoltura nas atividades aplicadas na gestão do setor de educação do município. Foram realizadas pesquisa com um questionário de perguntas abertas a fim de se obter informações necessárias para diagnosticar os principais problemas que esta organização estava passando.

A troca de gestores foi um aspecto bastante influenciador no andamento dos processos de mensuração de ideias a respeito da organização e de seus subordinados, pois cada gestor organiza sua equipe de uma técnica diferente e os mesmos estavam sendo acompanhados a um ritmo diferente.

A departamentalização foi modificada de forma a melhorar o atendimento, passando do modelo funcional que são departamentos formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho para o modelo da departamentalização por clientes que no caso atenderia gestores escolares, professores e pais de alunos que seriam o público alvo deste órgão municipal, atendendo assim exclusivamente cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com