TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AnáliseSituacional

Por:   •  25/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.616 Palavras (11 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS – CESA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

A Análise Situacional e as Particularidades das Pequenas e Médias Empresas: um estudo amostral no setor de Pet Shop

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

PROFESSORA: MS. CORA FRANKLINA DO CARMO FURTADO

ALUNOS: GLEICIANE BARRETO FERREIRA

NILBERTO DIAS DAS BROTTAS E SILVA

RAFAEL BARRETO DE OLIVEIRA

THAMIRIS DE OLIVEIRA COSTA

TURMA: CD MANHÃ 2ª/4ª/6ª

SEMESTRE: PRIMEIRO – 2010.2

FORTALEZA

JANEIRO/2011

RESUMO

Este trabalho apresenta as particularidades das pequenas e médias empresas do setor de Pet Shop na realização da análise situacional para a verificação de sua estrutura organizacional, estratégica e funcional. O referencial teórico pesquisado é confrontado com a prática por meio de pesquisa realizada em cinco empresas do setor de Pet Shop. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário aplicado por meio de entrevistas com os dirigentes e/ou responsáveis. Os resultados mostraram que as estruturas organizacionais, estratégicas e funcionais dessas empresas, em sua maioria, são orgânicas, simplificadas e familiares. As principais características encontradas foram: Falta de conhecimento técnico, pouca qualificação dos funcionários, a ausência de recursos e/ou interesse para a contratação de consultores e o imediatismo pelos resultados. Palavras-chave: empresas de pequeno e médio porte; análise situacional; setor de pet shops.

INTRODUÇÃO

As pequenas empresas apresentam particularidades que determinaram o formato da realização da análise situacional e dentre esses fatores citamos a grande dificuldade de acesso aos dirigente/responsáveis pelas empresas de pet Shop, a estrutura reduzida e a falta de pessoal qualificado dessas empresas. A sistematização da pesquisa foi realizada de forma simples, rápida e prática, exigindo-nos dedicação, consciência e criatividade.

O objetivo desse trabalho é apresentar as particularidades das pequenas e médias empresas no ramo de pet shop traçando um paralelo com a realidade diagnosticada através da pesquisa amostral realizada e está dividido em três partes: a) breve pesquisa sobre pequenas e médias empresas; b) estudo de caso, a partir da aplicação de entrevistas a cinco empresas do ramo de pet shop de Fortaleza e; c) diagnóstico.

PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: CONCEITOS E PARTICULARIDADES DE GESTÃO

Considerando as dificuldades de se estabelecer o tamanho de uma empresa, Drucker (1981) alega que a estrutura administrativa, especialmente a da alta administração, é o único critério de confiança para defini-lo. Segundo o autor, a pequena empresa é aquela que precisa de uma organização administrativa e exige um nível administrativo entre o dirigente e os colaboradores. Nela o dirigente acumula as seguintes funções: utiliza a maior parte do seu tempo em áreas funcionais (finanças, vendas, compras, etc) e o restante desse tempo à direção e a tarefas operacionais. Ressalta, porém, que cada um dos estágios do tamanho de uma empresa não só exige uma estrutura administrativa específica, como também apresenta problemas distintos e deficiências típicas. Acrescenta que o maior problema das pequenas e médias empresas é ser geralmente pequenas demais para se manter a administração de que precisam.

As pequenas empresas possuem características próprias, tais como: ser de propriedade de um único indivíduo ou pequeno grupo de pessoas; é administrada pelo proprietário de forma independente e, mesmo quando profissionalizada, este se conserva como o principal centro de decisões; seu pequeno capital é gerenciado basicamente pelo proprietário; tem uma área de operações que, geralmente, se restringe à sua localização ou à região onde está situada e a sua atividade produtiva não ocupa uma posição de destaque ou predominante em relação ao mercado (Pinheiro, 1996).

METODOLOGIA DA PESQUISA DE CAMPO

A pesquisa foi feita por meio de entrevistas, a partir de um questionário e realizadas em cinco pet Shop de diversos bairros de Fortaleza (São Gerardo, Conjunto Esperança, Henrique Jorge, Luciano Cavalcante e Mondubim).

O conceito utilizado para a escolha das cinco empresas participantes foi o de amostra probabilística aleatória simples, levando-se em consideração também a grande resistência encontrada para a realização das entrevistas, o que provocou, por várias vezes, a substituição da amostra.

O instrumento escolhido para a coleta de dados foi a entrevista pessoal, baseada em um roteiro pré-definido (questionário) contendo vinte e um itens.

APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS

Com base na estrutura do questionário e nos dados obtidos, apresenta-se, a seguir, uma síntese do perfil geral e das características de cada empresa entrevistada.

Empresa A

A partir da experiência com a criação de várias raças de cães como hobby, e em participações em concursos, o proprietário resolveu enfrentar um novo desafio entrando no ramo de pet shop. Hoje a empresa tem três lojas (Bezerra de Meneses, shopping Iguatemi, e no Icaraí).

Possui uma estrutura orgânica simples, dividida da seguinte forma: proprietário, gerente, veterinário, atendentes, motorista e funcionários para banho e tosa.

Não possui uma cultura de um planejamento sistemático e trabalham num sistema dia-a-dia, assim como não possui uma missão e visão definidas.

Por não trabalharem num regime de planejamento formal, a empresa não tem planos para a obtenção de produtos e técnicas mais modernas e/ou inovadoras, buscando essa inovação apenas quando os clientes procuram.

Não há uma cultura de treinamentos e/ou capacitações focadas nos colaboradores e estes são recrutados a partir da experiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com