TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

O conhecimento é dado a partir da leitura, é através dela e de fontes confiáveis que podemos debater assuntos como a politica, religião, e outros temas que são complexos para serem debatidos sem conhecimento. A leitura faz parte do nosso dia a dia, sem ela estaríamos perdidos. Por outro lado, uma boa leitura é feita com técnica, com muita analise para tirar o máximo de proveito de um texto. Com bons métodos de leitura, o individuo adquire do pensamento critico e tem diferentes posições sobre temas e assuntos. Sem estas analises o texto passa despercebido pelo leitor dificultando o conhecimento que se adquire ao ler textos.

É valido ressaltar aqui, o que já foi dito anteriormente, fontes confiáveis são muito importantes para a formação intelectual do leitor, pois muitos textos encontrados na internet são equivocados. E muitas vezes pessoas leigas sobre alguns assuntos tomam estes textos como verdadeiros, como é o que acontece muito na psicologia com o senso comum. A importância de se realizar pesquisas corretas e ler bons textos com referencias bibliográficas verídicas fazem com que o autor se torne um cidadão apto a compreender a realidade em que vive, principalmente no momento em que nosso país vive.

A leitura dos textos apresentados nos dois primeiros capítulos da nossa disciplina possibilitou entender a importância da leitura, suas técnicas e como esta nos direciona na busca do Conhecimento.

A leitura de uma forma crítica e voltada para o aprendizado funciona como uma “janela” para o mundo, nos integrando ao meio em que estamos inseridos, ao mesmo tempo em que nos possibilita a compreensão deste mundo que pertencemos.

Este estudo de forma mais crítica possibilita não só adquirir conhecimento, mas também criar novas ideias com base nos textos e obras deixadas pelos estudiosos ao longo do tempo. No momento que entendemos essa leitura, podemos contextualizá-la ao nosso cotidiano, verificando se ainda pode ser aplicada nos dias de hoje ou se apenas tinha valência ao tempo em que foi criada.

Nós como estudantes universitários não podemos mais ser apenas expectadores daquele estudo que nos é exposto, temos que buscar um conhecimento crítico, pois só assim deixaremos uma contribuição significativa para o mundo que nos cerca.

Já no segundo capítulo do nosso estudo, tivemos contato com as teorias a cerca do conhecimento, como este foi desenvolvido ao longo do tempo e de uma forma bem incisiva, como este deve ser desenvolvido de maneira particular.

Ou seja, como este conhecimento deve ser produzido ou adquirido na vida de cada um, podendo ser de maneira a aproveitar aquele que foi deixado como legado pelos estudiosos (motivo da importância da leitura, explicado no capítulo 1), de forma argumentativa e conclusiva, que consiste em desenvolver um entendimento próprio de todo este conhecimento deixado, ou ainda da capacidade de produzir novos através da experiência adquirida.

O texto deixa claro que o conhecimento é a compreensão do meio onde se está inserido, passando o homem à condição de sujeito ativo em relação ao que ele quer compreender, repassando este conhecimento da maneira mais exata possível e mais aproximada do que se julga correto em relação a um determinado assunto.

Esta compreensão não é absoluta, pois como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com