TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem Organizacional em Organizações

Por:   •  14/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.861 Palavras (12 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 12

Aprendizagem Organizacional em Organizações

“O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER.”

                Peter Drucker

Aprendizagem Organizacional em Organizações

Resumo

        Promovendo uma reflexão crítica a respeito das mudanças que vêm ocorrendo no âmbito organizacional, o objetivo principal do presente estudo é o de compreender como acontece atualmente a Aprendizagem Organizacional, mostrando quais os fatores que mais se destacam neste processo. A aprendizagem é hoje um assunto amplamente discutido, envolvendo vários níveis, sendo eles o individual, o grupal e o organizacional. O conhecimento e a Aprendizagem Organizacional têm sido muito discutidos. O Ciclo do Conhecimento, por sua vez, mostra através de quatro estágios que a aprendizagem acontece em um movimento cíclico, contínuo, e não em um processo horizontal com início e fim.

Palavras-Chave: Aprendizagem Organizacional. Conhecimento. Organização do Conhecimento. Ciclo do Conhecimento.

Abstract

        Promoting a critical reflection on the changes taking place in the organizational context , the main objective of this study is to understand as at present the organizational learning , showing the factors that stand out in this process. Learning is today a widely discussed subject, involving various levels , namely the individual , group and organizational . The knowledge and organizational learning have been much discussed. The Knowledge Cycle , in turn , shows through four stages that learning takes place in a cyclical , continuous movement , not in a horizontal process beginning and end.

Keywords : Organizational Learning. Knowledge. Learning Organization. Cycle of Knowledge.

Conteúdo

1.        Introdução        

2.        Revisão Bibliográfica        

3.        Aprendizagem Organizacional        

4.        Analise        

5.        Aprendizagem Organizacional e a Gestão do Conhecimento        

6.        Considerações Finais        

7.        Referências        


  1. Introdução

        A Aprendizagem Organizacional e o processo que a envolve tem ganhado grande sucesso no meio empresarial, representando um importante fator de competitividade e sobrevivência das organizações que passam cada vez mais por momentos de incerteza, imprevisibilidade e instabilidade. Diante disso, esse trabalho vai mostrar como está acontecendo o processo de aprendizagem dentro das organizações; em outras palavras, como as organizações em geral criam conhecimento, como elas disseminam esse mesmo conhecimento por todo o âmbito da organização e posteriormente, como esse conhecimento é utilizado, criando memória organizacional.        

        Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento de um ambiente organizacional de maneira sistêmica, promovendo uma reflexão crítica a respeito das mudanças que vêm ocorrendo na gestão de pessoas, de como os colaboradores aprendem e processam o conhecimento nas organizações e como transformam o conhecimento em vantagens competitivas. Abordaremos os principais conceitos de Aprendizagem Organizacional proporcionando condições para compreender, analisar e decidir sobre a estrutura e a dinâmica da aprendizagem e desenvolvimento de pessoas nas organizações.

        A aprendizagem organizacional é um processo que permite o desenvolvimento e a mudança do sistema de valores e conhecimentos, melhorando as capacidades dos indivíduos de forma coletiva, através de um ciclo intenso de aprendizado. Nesse sentido, o objetivo principal do presente trabalho é o de compreender quais os fatores facilitadores que mais se destacam na aprendizagem das organizações, destacando a maneira como as organizações administram a

Aprendizagem Organizacional gerada através da análise dos processos de aquisição, disseminação e utilização do conhecimento.

  1. Revisão Bibliográfica

        A revisão bibliográfica para esta pesquisa procurou contemplar análises e considerações de diferentes autores. Ela esta apresentada em dois tópicos, que focam no objetivo do trabalho.

  1. Aprendizagem Organizacional

        Nos dias de hoje, o conhecimento organizacional tem se tornado um importante diferencial para as empresas que buscam se destacar no mercado. Ferramentas e informações estão disponíveis a todos, mas o que diferencia uma organização da outra é sua capacidade de usá-las a seu favor. A aprendizagem organizacional é o acúmulo de variados conhecimentos que permite à organização criar o seu próprio modelo de gestão, treinando e educando seus colaboradores a fim de que todos cheguem a um objetivo comum: resultados positivos.

        A aprendizagem organizacional é um processo que permite o desenvolvimento e a mudança do sistema de valores e conhecimentos, melhorando as capacidades dos indivíduos de forma coletiva, através de um ciclo intenso de aprendizado. Nesse sentido, o objetivo principal do presente estudo é o de compreender quais os fatores facilitadores que mais se destacam na aprendizagem das organizações, destacando a maneira como as organizações administram a

Aprendizagem Organizacional gerada através da análise dos processos de aquisição, disseminação e utilização do conhecimento.

        Aprendizagem Organizacional mostra-se hoje um assunto amplamente discutido. Nesse sentido, afirmam Takahashi e Fischer (2008), a aprendizagem organizacional refere-se ao processo de mudança transformacional, envolvendo os vários níveis (indivíduos, grupos e organização), pelo qual se dá a criação, utilização e institucionalização do conhecimento. Ela opera no âmbito coletivo, abrangendo aspectos cognitivos, comportamentais e culturais. Ainda, segundo Fischer e Silva (2004), a aprendizagem organizacional, apesar das divergências acadêmicas, apresenta em suas definições a importância da aquisição, melhoria e transferência do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (211 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com