TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps- Administração

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.693 Palavras (19 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO 

 

O objetivo de o trabalho apresentado a seguir é analisar o plano estratégico da empresa “Rai Ingredientes Industrial S/A”, identificando seus pontos positivos, negativos, suas importâncias, influencias e sugerir idéias em suas atividades trazendo uma plana melhoria. A iniciativa da pesquisa tem como propósito levantar informações sobre as atividades empresariais, verificar as potencialidades da empresa, com a finalidade de estimular a disseminação de tais práticas para a melhoria da empresa e excelências em suas atividades. 

         A empresa é de estrutura familiar e de pequeno porte, sua sede está localizada no município de  Itumbiara – Goiás , uma região estratégica e de fácil acesso a diversas regiões do Pais, com filial em São Bernardo do Campo. Suas atividades estão voltadas para o ramo de fabricação de essências, desenvolvimento de aromas e fragrâncias, sua finalidade de é de produzir e comercializar produtos de qualidade associando se as práticas de sustentabilidade e investindo em projetos sociais e práticas para manter o meio ambiente.

A Raí Ingredientes tem por sua finalidade adquirir novos aromas e fragrâncias e conta com uma forte parceria, a empresa Giuvadan que é líder no setor de “Flavor and Fragrance” com o objetivo de ampliar sua demanda de clientes, trazendo novas fragrâncias levando sempre em consideração a opinião dos clientes e disponibilizando profissionais para o desenvolvimento de novos produtos. 

Com um plano estratégico é possível ter uma estrutura de como guiar decisões e ações em todos os níveis da organização. A Raí Ingredientes alcança suas metas de curto em longo prazo através de um planejamento estratégico adequado para obter desempenho, otimizando tempo de produção, obtendo  aumento dos lucros sobre suas  produções. 

Com determinação a empresa frisa suas preocupações com o meio ambiente e amplia suas estratégias e seus processos de como se extrai suas matérias primas sem prejudicar a natureza, isso garante uma trilha segura para desenvolvimento de seus processos, na qual antecipa as ameaças que o setor  pode sofrer, e permite aproveitar as oportunidades assim que elas se mostram disponíveis. 

Como forma de estudo através do planejamento estratégico, foi aproveitado a  importância da formação dos planejamentos, com intuito de mostrar seus pontos positivos e negativos nesta formulação. Com isso, após a avaliação, se conclui que este segmento de aromas e fragrância requer uma grande fonte de pesquisa especializada e profissional capacitado em todos os processos, porque é fundamental importância dos resultados. 

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA 

 

RAI INGREDIENTS AROMAS E FRAGRÂNCIAS. Disponível em: http://www.raiingredients.com.br/ > Acessado em 25 de abril.2013 

 

SILVA, Fabio Gomes da; ZAMBOM, Roberto Marcelo de. Gestão de Relacionamento com o cliente. Editora Cengage. 

 

VASCONCELOS, Anselmo Ferreira. Qualidade de vida no trabalho: Origem, evolução e perspectivas. Caderno de Pesquisas em Administração, v.08, n°1, São Paulo, 2001. 

MAXIMIAMO. Disponível em: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o,1992) > Acessado em 25 de Maio de 2013.

2. RAI INGREDIENTES INDUSTRIAL S/A

 

A empresa foi fundada no dia 10 de Março de 1992, focada na área Química, tem como objetivo comercializar, industrializar e desenvolver aromas e fragrâncias. 

Sua missão é reconhecer os clientes como maior patrimônio e promover produtos de qualidade no mercado de trabalho inovando e diversificando as tendências e as ultimas novidades internacionais. 

A primeira empresa implantada foi a Rai Ingredients Aromas e Fragrâncias localizada na cidade de São Bernardo do Campo – SP, em 2004 foi criado a empresa Rai Ingredientes Industrial na cidade de Goiás com filial em São Bernardo do Campo, onde ficou responsável por todo o processo de produção. Em seguida foi criada a empresa Rai Concentrado da Amazonas responsável por uma grande parte de bebidas concentradas e aromas diversos, sua política é atender os próprios fabricantes de concentrados da região Amazônica com aromas e emulsões produzidos em Manaus e certificados pela Suframa como produto regional.  

As empresas são distintas, mas fazem parte do mesmo grupo viabilizando maior garantia e qualidade de serviços aos seus clientes, tornando-se uma das grandes empresas no mercado de trabalho na divisão química de alimentos.  

Hoje o grupo Rai conta com uma forte parceria que é a empresa Givaudan, líder mundial no seguimento, eles oferecem uma grande variedade de produtos e abrangendo todos os principais mercados, incluindo bebidas, laticínios, salgados, doces, etc...   
         

Seus maiores clientes são as empresas Dolly, Kellogg do Brasil, Kobber, Kopenhagen, Cocamar... 

 
2.1 Processo administrativo da empresa. 

 

Após analise da companhia, foi identificado as quatro funções administrativas a serem consideradas: Planejamento, Organização, Direção e Controle. 

 

2.1.1  PLANEJAMENTO: 

  Como a empresa é familiar, de pequeno porte e constituída por um diretor e dois sócios que são os próprios filhos do dono, todo o planejamento estratégico e tomada de decisão é centralizado por eles, mas quem prevê e organiza todo o trabalho a ser executado de todos os níveis hierárquicos é responsabilidade somente o diretor.  

Atribuísse vantagens pela existência da centralização dentro do grupo. A visão da administração tornou-se global na existência de somente um diretor que é o responsável por todo o processo da organização e automaticamente reduziu-se o custo de mão de obra e adquiriu valores externos, competência e maior habilidade para lhe dar com conflitos do dia a dia, porém, internamente existem lacunas que precisam ser trabalhadas. 

Mas também, existem tipos de desvantagens que interferem no bom andamento da programação, industrialização e comercialização. Um dos fatores principais é o relacionamento interpessoal da diretoria e funcionários que estão envolvidos em situações delicadas. A falta de comunicação trás uma série de fatores indesejados que ocasionam a insatisfação dos envolvidos, uma delas é o atraso de respostas e procedimentos a serem executados nos pedidos dos consumidores. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (368 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com