TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Administração

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 9

Finanças e Contabilidade

Embora haja uma relação forte entre administração financeira e a contabilidade, elas tem aplicações diferentes dentro da empresa apesar da interação direta. Uma se refere a tratamento de fundos e a outra na tomada de decisão. Pelo benefício que a contabilidade proporciona à gestão financeira e pelo íntimo relacionamento de interdependência que ambas têm é que se confunde.

É preciso esclarecer que a principal função do contador é desenvolver e prover dados para mensurar o desempenho da empresa, avaliando sua posição financeira perante os impostos, contabilizando todo seu patrimônio, elaborando suas demonstrações reconhecendo as receitas no momento em que são incorridos os gastos dentro do regime de competência, mas o que diferencia as atividades financeiras das contábeis é que a administração financeira enfatiza o fluxo de caixa, que nada mais é do que a entrada e saída de dinheiro, que demonstrará realmente a situação e capacidade financeira para satisfazer suas obrigações e adquirir novos ativos a fim de atingir as metas da empresa.

Os contadores admitem a extrema importância do fluxo de caixa, assim como o administrador financeiro se utiliza do regime de competência, mas cada um tem suas especificidades e maneira de descrever a situação da empresa, sem menosprezar a importância de cada atividade já que uma depende da outra no que diz respeito à circulação de dados e informações necessárias para o exercício de cada uma.

Aqui vai algumas das obrigações do contador dentro da empresa: cuidar do contrato social; cuidar dos documentos da empresa; cuidar da escrituração contábil fiscal; elaborar guias para recolhimento de encargos dos impostos; registro de admissão e demissão de funcionários; elaborar a folha de pagamento e prestar assessória na origem dos negócios da empresa  

Finanças e economia

 Assim como em Contabilidade, a Administração Financeira está estreitamente ligada à Economia, e esta por sua vez desempenha um papel muito importante dentro da administração financeira. A importância da Economia para o desenvolvimento do ambiente financeiro e teoria financeira pode ser melhor descrita em função de suas duas área mais amplas – Macroeconomia e Microeconomia. A economista possui um papel muito claro e específico, que é projetar cenários que revelem oportunidades ou riscos à saúde financeira do investimento.

 Para isso o economista dispõe de diversos conhecimentos referentes ao comportamento do mercado conforme o cenário econômico global ou regional, comportamento do consumidor mediante variações de preço e produtos concorrentes no mercado e qual o melhor volume de produção de serviços ou produtos conforme a demanda existente no mercado

 Em resumo a função da economia é prestar ou acessorar na área consultoria, baseado em um amplo conhecimento do comportamento do mercado. Pois o administrador é essencial pelo papel funcional desempenhado na empresa, já o economista provavelmente é o profissional mais adequado para qualquer empresa que queira sair de uma crise, ou crescer mediante o preenchimento de uma lacuna existente no mercado. O administrador mantém a empresa nos trilhos, e o economista a recoloca nos trilhos,ou em trilhos melhores.
Na empresa em estudo sendo uma filial não temos um economista interno por causa do alto custo  de se pagar um economista interno e ela sendo um pedaço da Nortel como linha,  tem-se com frequência auditoria e consultoria de economistas.

Avaliação quanto à eficácia do planejamento de caixa (esta parte é da Flaviane, achei que Tb fosse minha e já estava fazendo, mas agora estou deixando na possibilidade de acharem algo que precisem aqui)

Nesta parte falaremos sobre a importância do processo de planejamento financeiro  para a vida das empresas diante de um cenário econômico abalado por inúmeras crises, que levam a economia  numa serie de variações afetando no equilíbrio das empresas e saber  como a empresa em estudo faz o uso eficaz dessa importante ferramenta.

O mau uso dessa ferramenta ou a sua falta tem resultado em solvência de muitas organizações ou  empresas, além de existirem outros fatores como mudanças no mercado, entrada de um concorrente e elevação dos custos. Mas a falta de planejamento por parte dos empresários tem sido a pior causa da morte das empresas. É nesse último aspecto que vamos centrar nossa análise, e em particular na importância da montagem de um fluxo de caixa para a empresa.

 Diante de um mercado tão acirrado e de uma economia tão agitada e inflacionária, o processo de planejamento financeiro tem sido fator chave para o sucesso empresarial, contribuindo significativamente para que o planejamento estratégico obtenha êxito diante de um mercado tão competitivo onde amadorismo e o improviso ficaram para trás.

Hoje as informações são transmitidas a velocidade da luz e consequentemente sofrem uma transformação numa igual velocidade e as oportunidades de negócios surgem nas mais diferentes áreas. Segundo Gitman (1997, p.588), “as empresas utilizam-se de planos financeiros para direcionar suas ações com vistas a atingir seus objetivos imediatos e em longo prazo onde um grande montante de recursos está envolvido”.

De acordo com Lemes (2002, p.243) “O planejamento financeiro direciona a empresa e estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados”.

Um plano financeiro é, portanto, uma declaração do que deve ser feito no futuro. Em sua maioria, as decisões numa empresa demoram bastante para serem implantadas. Numa situação de incerteza, isso exige que as decisões sejam analisadas com grande antecedência. Nisso nós temos uma outra ferramenta dentro do planejamento financeiro; o fluxo de caixa  um instrumento de planejamento que permite antecipar com razoável detalhamento o que acontecerá com o caixa da empresa no futuro. Nela fizemos o registro de todas as entradas e saídas e no final apuramos o saldo.

ENTRADAS

SAÍDAS

Vendas à vista

Fornecedores

Vendas à prazo

Funcionários

Venda de ativos

Despesas de vendas

Aumento capital

Compra de ativos

Operações finaceiras

Operações financeiras

Outros ingressos

Outros desembolsos

Fluxo de caixa

Para Weston (2000, p.343), “O processo de planejamento financeiro começa com a especificação dos objetivos da empresa, após o que a administração divulga uma série de previsões e orçamentos para cada área significativa da empresa”.

Para Braga (1992, p.230), o planejamento financeiro compreende a programação avançada de todos os planos da administração financeira e a integração e coordenação desses planos com os planos operacionais de todas as áreas da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (162.2 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com