TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecimento de mercado

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 6

AQUECIMENTO DE MERCADO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 MERCADO X EMPRESAS 4

2.1 GRÁFICO : DIFERENÇAS CLASSES SOCIAIS....................................................7

3 CONCLUSÃO 8

4 REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Antes de começar a falar de uma análise de mercado atual, gostaria de voltar um pouco na história econômica do Brasil, para lembrarmos que antes desse “boom” de consumo que está acontecendo nos dias de hoje nem sempre foi assim, o povo brasileiro por muitas décadas, diria até que desde o seu descobrimento, sofreu e ainda sofre com más administrações governamentais e planas que economicamente deixaram o desenvolvimento do Brasil estagnado travando a economia do país. Com poucos empregos, renda familiar baixa e acesso restrito de produtos que atualmente fazem parte do cotidiano das pessoas. Acredito que a partir do Plano Real em 1994, o Brasil se encontrou economicamente o que resulta nos números sustentáveis de consumo e renda da atualidade.

2 MERCADOS X EMPRESAS

A cada ano que passa, o mercado brasileiro apresenta melhores resultados em sua economia, claro que ainda longe do ideal de países desenvolvidos como Estados Unidos e China, mas o suficiente para atrair os olhos do mundo. Tanto que várias multinacionais estão montando fábricas ou filiais em nosso país, conscientes que somos uma nação em ascensão, com uma moeda estável o país segue para um desenvolvimento sustentável. Os mercados de serviços, eletrônicos e o comércio varejista são os que apresentam os melhores resultados, os bons números nesses segmentos são resultados de um conjunto de fatores. O consumidor sabe do poder que ele tem nas mãos, ou melhor, no “bolso’, e estão cada vez mais exigentes, por isso as empresas estão preocupadas em atender e satisfazer esse consumidor.

Para que essa satisfação aconteça de forma eficiente, uma empresa antes de lançar uma ação de mercado, ela deve olhar para o consumidor e se perguntar – o que estamos deixando de fazer? – potencializar os acertos e principalmente corrigir os erros do processo produtivo e administrativo, através de um diagnóstico organizacional, avaliando os custos e escolhendo um consultor de qualidade que faça esse diagnóstico através das melhores práticas, com uso de ferramentas adequadas para cada modelo de empresa. Uma dessas ferramentas usadas nesses diagnósticos chama-se SWOT, a mesma aponta pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças que a organização pode sofrer, com isso as empresas terão mais certeza de suas ações e a tomada de qualquer decisão interna ficará mais rápida e assertiva, eliminando retrabalhos e desperdícios, aumentando sua produtividade e conseqüentemente sua margem de lucro obtendo custo benefício – problema x tempo – sem falar nos resultados mais satisfatórios para os consumidores. Mas isso só ocorrerá se o que foi diagnosticado como problema ou possível evolução for colocado em prática, caso contrário a empresa pode correr riscos desnecessários.

Assim que o diagnóstico fora concluído, a organização deve ter cuidado com outro assunto importante. Além de realinhar suas estratégias de produção e ações de mercado, uma gestão de qualidade fará toda diferença, com profissionais que possam corresponder às expectativas de mercado, como por exemplo, saber os custos e margem de lucro está dentro de um padrão esperado. Esses cálculos devem ser realizados com objetividade e buscando o máximo de informações dentro de custos fixos e variáveis. Definir com clareza o Mark up também é importante para a própria sobrevivência da empresa, produtos que lhe tragam boa rentabilidade, ter um capital de giro próprio e reinvestir na organização, faz parte de toda empresa bem sucedida no mercado atual.

Infelizmente no país temos algumas estatísticas de micro e pequenas empresas. 49,9% da empresas encerram suas atividades em dois anos de mercado, um número sem dúvida que surpreende, o fator predominante que causa esse número alarmante de empresas sem sucesso com certeza é a má administração ou gestão das organizações, sem planos de negócios, abertas apenas com experiências vividas em atividades anteriores. Muitos empreendedores não acreditam em um plano de negócios, que o sucesso ocorre apenas com essa experiência anterior, infelizmente esses empresários estão completamente enganados.

Outro fator que algumas organizações têm usado com muita eficiência alavancando excelentes resultados e atraído novos consumidores é o marketing. Essa ferramenta quando bem focada traz números surpreendentes, propagandas inteligentes, recursos diferenciados de divulgação como as redes sociais, foco no segmento a ser atingido que tem feito com que os consumidores aumentem o seu desejo de compra, juntamente com o aumento do poder aquisitivo. As pessoas têm sonhado mais e buscam comprar aquilo que as fazem felizes ou lhes dão status, o merchandising e o relacionamento – cliente x vendedor, tem feito a diferença na tomada de decisão dos clientes, mesmo produtos que custem mais caro, os consumidores muitas vezes fazem sacrifícios e prestações a mais para satisfazer o desejo. Hoje em dia está valendo de tudo para estar na moda, principalmente quando falamos de bens como eletroeletrônicos, roupas, sapatos, perfumes e porque não os automóveis, esse tipo de atitude revela mais que só um bem de consumo, revela o status na sociedade de como cada indivíduo quer ser reconhecido.

Mas não vamos pensar que é tão simples assim vender apenas o que as pessoas desejam como foi citado anteriormente, as empresas tem feito esforços gigantescos para se manterem na mídia e na cabeça do consumidor, que a cada dia que passa está mais informado e menos fiel. A informação rápida e o mundo sem fronteiras têm exigido cada vez mais das organizações, todas as empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com