TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armazenagem, Movimentação e Embalagens

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.755 Palavras (8 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Armazenagem, Movimentação e Embalagens

Curso:

CST em Logística (Not)

Semestre:

2013.1

Corpo Docente:

REINALDO TOSO JUNIOR

Coordenadores:

Dieter Sergei Sardeli de Paiva, Marcelo da Silva Spaleta

Descrição:

Disciplina de Armazenagem, Movimentação e Embalagens, aborda os conceitos e aplicações no manuseio de mercadorias.

Carga Horária:

Total: 60,00h Semanal:3,00h Atividades de Aprendizagem Teórico/Prática:4,00h Atividades de Aprendizagem Orientada:0,00h

Perfil do profissional

Jovens e profissionais experientes, que desejam atuar ou já atuem na área de logística e cujo objetivo profissional seja ir além das atividades operacionais da logística. Para isto na disciplina devem estar dispostos em ir além dos conteúdos da sala de aula e explorar a bibliografia sugerida por meio de leitura regular complementar. Fator este importante para adquirir conceitos tecnológicos para assumirem cargos de comando nas empresas. Habilidades interpessoais focadas em resultados, atitudes e comportamentos positivos, cumprir com as propostas e assiduidade completam o perfil.

[pic 2]

Ementa

Conceito do sistema de movimentação de materiais, atividades da movimentação de materiais no ciclo logístico. Princípios básicos da movimentação de materiais:Layout. Embalagem e acondicionamento dos materiais, Conceitos, Funções e suas aplicações. Cargas unitizadas e a movimentação de materiais, conceitos. Paletes e Contenedores. Equipamentos de Movimentação de Materiais. Sistemas de transporte contínuos. Produtos perigosos: manuseio. Os processos logísticos: logística de abastecimento, logística de planta, logística de distribuição. Os subprocessos de armazenagem e movimentação. Áreas, condições e equipamentos utilizados na Movimentação dos materiais e acondicionamento dos estoques. Inspeção e devolução de materiais. Rotas de movimentação e manuseio. Tempo de ciclo.

[pic 3]

Competências

Ser capaz de compreender e aplicar os conceitos da movimentação e da armazenagem nas fábricas, comércio e serviços. Aplicar, selecionar e utilizar embalagens adequadas para o que se pretente.

[pic 4]

Habilidades

Compreender os tipos de embalagens. Analisar sistemas de armazenagem. Escolher as melhores técnicas de movimentação. Aplicar controles e armazenagens.

[pic 5]

Justificativa da Disciplina

É real à necessidade do manuseio correto dos bens, para isso é preciso que o profissional compreenda e aplique os conhecimentos sobre armazenagem, movimentação e embalagens. A aplicação destes conceitos se dá em todas as esferas da empresa e em todo tipo de empresa, seja fábrica, comércio ou prestadora de serviços. As perdas causadas por este desconhecimento podem não só afetar as empresas financeiramente, como também a parte legal.

[pic 6]

Objetivo da Disciplina

Que o aluno ao final do curso seja capaz de compreender os princípios de armazenagem, movimentação e embalagens. Capacitar o acadêmico a utilizar as técnicas de administração de materiais sob a ótica do moderno modelo de logística integrada. Desenvolver habilidades específicas que qualifiquem os alunos ao exercício da profissão de administrador, especificamente, para gerenciar materiais, sua armazenagem e movimentação. Proporcionar conteúdos relacionados às ferramentas operacionais de armazenagem e condições físicas ótimas de estoques em administração de materiais. Certificar o acadêmico da necessidade de preservar o patrimônio da organização, zelando pela sua conservação e manutenção.

[pic 7]

Objetivos por Unidade de Ensino

A região de Jundiaí possuí grande complexo industrial e de serviços, é a oitava cidade em arrecadação de ICMS no Estado de São Paulo. Quando falamos de serviços isto inclui todas as empresas de logística instaladas na região e também as prestadoras de serviços. Em razão desta complexidade e do comércio local intenso a correta compreensão dos princípios e aplicação no manuseio das mercadorias se faz necessário. Mostrar aplicações reais de importantes melhorias da armazenagem. Apresentar projetos do que existe de mais moderno em armazéns para um serviço de atendimento a clientes, de alta qualidade, instantâneo e de baixo custo. Focalizar o dimensionamento e o controle de estoques, através de métodos quantitativos simplificados. Examinar o armazenamento de materiais com suas implicações no planejamento do layout, com os tipos de embalagens a serem manuseados e com a análise dos princípios básicos de estocagem e de utilização de cargas. Proporcionar conteúdos relacionados às ferramentas operacionais de armazenagem e condições físicas ótimas de estoques em administração de materiais. Certificar o acadêmico da necessidade de preservar o patrimônio da organização, zelando pela sua conservação e manutenção. Estabelecer sustentação para reflexões sobre a ação e o pensamento administrativos.

[pic 8]

Unidades de Ensino

As datas foram elaboradas considerando aulas ás sextas, se ocorrer divergência prevalecerá o calendário oficial da Instituição e havendo alguma data errada para os eventos sempre será a considerada a data mais próxima - princípio da antecipação.

  1. 08/02/2013 Apresentação do professor, objetivo da disciplina, ementa, bibliografia, sistema de avaliações e trabalhos.
  2.  15/02/2013 Conceito de embalagens e seus níveis
  3.  22/02/2013 Embalagens de papel, madeira, plástico e metal. Usos e aplicações.
  4. 01/03/2013 Conceitos de armazenagem e movimentação
  5. 08/03/2013 Pallete (palestes) tipos e aplicações.
  6. 15/03/2013 Entrega Trabalho Parcial 1 Sobre Equipamentos de Movimentação e Armazenagem com pallets.
  7. 22/03/2013 Princípios básicos da movimentação de materiais: Layout.
  8. 05/04/2013 Cargas unitizadas e a movimentação de materiais: Conceitos e Contenedores.
  9. 12/04/2013 Equipamentos de Movimentação de Materiais: Empilhadeiras; Carrinhos e paleteiras; Talhas e pontes rolantes;
  10. 19/04/2013 Avaliação Oficial 1o bim.
  11. 26/04/2013 Sistemas automáticos de movimentação; Pick by Light, Pontes-rolantes, Racks, Vacum Lifter e Dispositivos Especiais
  12. 03/05/2013 Princípios sobre rótulos e etiquetas.
  13. 10/05/2013 Entrega Trabalho Parcial 2 Sobre Sistemas automáticos de movimentação.
  14. 17/05/2013 Sistemas de Transportes Contínuos
  15. 24/05/2013 Contêineres e suas aplicações.
  16. 31/05/2013 Produtos perigosos e manuseio.
  17. 07/06/2013 Avaliação Oficial 2o bim.
  18. 14/06/2013 Avaliação 2a chamada
  19. 21/06/2013 Exame final
  20. 28/06/2013 Encerramento

[pic 9]

Proposta Metodológica - Atividades de Aprendizagem Teórico/Práticas

Aulas expositivas sobre os temas da ementa e provocação de discussão por meio do método do caso sobre a realidade da logística e os desdobramentos da teoria. Adoção do conceito de aula estruturada, no qual as aulas são previamente planejadas ou estruturadas, e colocadas à disposição dos alunos, considerando os momentos Antes, Durante e Depois. Tal proposta preconiza os seguintes momentos de ensino e aprendizagem: 1) aulas expositivas: informação, conhecimento, aprendizagem de conceitos e princípios; 2) encontros das equipes de aprendizagem: desenvolvimento de habilidades e competências, não só da disciplina em questão, mas também habilidade de trabalhar em grupos e equipes, com ênfase na relação entre a teoria e o mundo real; 3) avaliações: oficiais e parciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com