TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os custos de armazenagem, movimentação, transportes e de embalagens podem impactar na competitividade da empresa.

Por:   •  25/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente, a Logística ganhou uma importância muito grande dentro das empresas, uma vez que a execução de suas atividades estará ligada diretamente ao nível de serviço ao cliente, que é foco das empresas. Também sabemos que quando melhoramos o nível de serviço ao cliente, há uma tendência de que os custos aumentem, seja na escolha de uma embalagem mais apropriada para o transporte especificamente de um produto, construção de área com características especiais para determinado produto, dentre outras coisas. Dessa forma, como podemos trabalhar os custos de armazenagem, movimentação, transportes e de embalagens para que impactem de forma positiva na competitividade da empresa?

Dessa forma, como podemos trabalhar os custos de armazenagem, movimentação, transportes e de embalagens para que impactem de forma positiva na competitividade da empresa?

A redução de custos logísticos é o fator chave para a sobrevivência e competitividade de uma empresa no mercado, mas deve ser feita com planejamento e de forma estruturada, visando realizar ações que diminuam os gastos e que não comprometam a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Um bom método de trabalhar reduzindo esses custos é utilizando a curva ABC na gestão de estoque, onde podemos classificar os itens por relevância, conforme o impacto das vendas no faturamento, no lucro e no giro.

A redução dos custos também pode ser realizada no controle de uso de materiais, criando um padrão de uso e assim evitando o desperdício.

A tecnologia também precisa ser utilizada em nosso favor, adotando sistemas tecnológicos que facilitem o dia a dia como a agilidade nas entregas. Nesse caso falo do TMS que é uma ferramenta voltada para a gestão de transporte. Entre as funcionalidades que podem ser oferecidas estão a consolidação de cargas, monitoramento das entregas, gestão de ocorrências e auditoria de faturas, além do roteirizador, que também ajuda a reduzir os custos.

Reduzir os custos é um trabalho árduo, porém, racionalizando as atividades essa redução se torna possível.

Referências: https://bloglogistica.com.br/mercado/dicas-para-a-reducao-de-custos-logisticos/ (Links para um site externo.)

https://www.logisticadescomplicada.com/o-que-compoe-os-custos-logisticos/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com