TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artefato para Apuração do Resultado de Micro e Pequenas Empresas

Por:   •  20/11/2021  •  Dissertação  •  17.647 Palavras (71 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 71

[pic 1]

NILSON ANTONIO MARQUES

ARTEFATO PARA APURAÇÃO DO RESULTADO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

CAMPO LIMPO PAULISTA

2021

i

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPO LIMPO PAULISTA

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

NILSON ANTONIO MARQUES

Artefato para apuração do resultado de micro e pequenas empresas

Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Mestrado em Administração das Micro e Pequenas Empresas do Centro Universitário Campo Limpo Paulista para obtenção do título de Mestre em Administração.

Orientador: Prof. Dr. Wanderlei Lima de Paulo.

Linha de Pesquisa: Dinâmica das Micro e Pequenas Empresas.

CAMPO LIMPO PAULISTA

2021

ii

Ficha catalográfica elaborada pela

Biblioteca Central da Unifaccamp

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

M319a

Marques, Nilson Antonio

Artefato para apuração de resultado de micro e pequenas empresas / Nilson Antonio Marques. Campo Limpo Paulista, SP: Unifaccamp, 2021.

Orientador: Prof°. Dr. Wanderlei Lima de Paulo

Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Administração) – Centro Universitário Campo Limpo Paulista – Unifaccamp.

  1. Apuração de resultado. 2. Lucro. 3. MPE. 4. Artefato de Controle Gerencial. 5. Design Science. I. Paulo, Wanderlei Lima de.

II. Centro Universitário Campo Limpo Paulista. III. Título.

CDD-658.4012

CAMPO LIMPO PAULISTA

iii

NILSON ANTONIO MARQUES

Artefato para apuração do resultado de micro e pequenas empresas

Dissertação de Mestrado aprovada em 10/06/2021

BANCA EXAMINADORA

_______________________________________________

Prof. Dr. Wanderlei Lima de Paulo

UNIFACCAMP

_______________________________________________

Prof. Dr. Manuel Meireles

UNIFACCAMP

_______________________________________________

Prof.ª Dra. Marcia Zanievicz da Silva

FURB

iv

DEDICATÓRIA

Dedico esse trabalho aos meus pais José Marques do Rosário (in memoriam) e Divina Maria do Rosário, que, com tão pouco recurso, sempre me incentivaram a estudar e buscar o melhor. Se faltou recursos e conforto não faltou amor e oração. Dedico também à minha esposa Lúcia, por suas orações, amor e afeto. Elementos essenciais para este resultado.

v

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Senhor! receba minha gratidão por estar vivo neste tempo tão difícil, pelo discernimento em iniciar este estudo, por me dar forças, sabedoria e providenciar os meios necessários para conclusão deste trabalho.

Agradeço à minha família que é meu suporte em todos os momentos, e a meus amigos, de ontem e de hoje, que de alguma forma contribuíram para deixar essa missão mais leve.

Agradeço aos colegas de turmas, pelo companheirismo e partilha do conhecimento, vários deles se tornaram amigos para vida. Em especial agradeço ao Edson Massola, ao Luiz Carlos (mineirinho), ao Maurício e à Simone pelo grupo de estudos e incansáveis debates que ricamente contribuíram para meu aprendizado.

Agradeço aos professores e ao corpo técnico deste programa de mestrado, e em especial ao Prof. Dr. Marco Silveira, ao Prof. Dr. Tinoco, ao Prof. Dr. Djair (in memoriam), à Prof.ª Cida Sanches, ao Prof. Meireles, ao Prof. Renato, ao Prof. Contador e à Prof.ª Patrícia, os quais tive a honra de participar de suas aulas alimentando-me de vossos conhecimentos.

Agradeço ao Prof. Dr. Wanderlei por ter aceitado o desafio de me orientar na condução deste trabalho. Minha gratidão pelo sábio direcionamento, sabedoria, dedicação e principalmente pela paciência demonstrada nas inúmeras conversas, e-mails e mensagens trocadas.

Agradeço aos membros da banca de avaliação, Prof. Dr. Meireles (UNIFACCAMP) e Prof.ª Dra. Marcia Zanievicz (FURB), que dedicaram seus preciosos tempos para avaliar e recomendar importantes melhorias para meu trabalho.

vi

EPÍGRAFE

“Se aprendêssemos a servir, se fôssemos ao encontro dos outros, como mudaríamos o mundo!”

Papa Francisco

vii

RESUMO ESTRUTURADO

Contextualização: Na literatura, existem poucos estudos sobre artefatos de apuração do resultado específicas para micro e pequenas empresas. É possível encontrar no mercado artefatos, como softwares e planilhas, que permitem o cálculo da apuração do resultado. Entretanto, muitas vezes esses artefatos são desenvolvidos nos padrões da contabilidade, exigindo conhecimentos mais avançados nessa área para o entendimento dos relatórios de resultados. Além disso, em alguns casos, elementos essenciais como depreciação são desconsiderados, o que compromete a confiabilidade do resultado apurado na tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (142.6 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 70 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com