TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo - Mercado Financeiro

Por:   •  2/2/2021  •  Artigo  •  3.339 Palavras (14 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 14

O MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS E OS IMPACTOS DA PANDEMIA

 Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão/Unidade Acadêmica Especial de Engenharia e Administração 

Resumo: Este artigo tem como objetivo uma abordagem profunda sobre o desenvolvimento do mercado financeiro e de capitais no Brasil e os principais impactos decorrentes da crise sanitária da Covid-19. Desde a descoberta do vírus, causada pelo Coronavírus, denominado SARS-CoV-2 em dezembro de 2019 na China, e descoberto o primeiro caso no Brasil em Fevereiro de 2020. Não era possível imaginar a dimensão que o vírus causaria em três meses depois e que o número de infectados no mundo chegaria a mais de 190 mil pessoas, em todos os continentes – com exceção da Antártida. Os impactos da pandemia da Covid-19 refletiram nos investimentos financeiros e no mercado de capitais de todo o mundo, e no Brasil, agravados pela instabilidade política, atingiu praticamente todos os setores da economia.

Palavras-chave: Mercado Financeiro, Mercado de Capitais, Covid-19, Crise financeira e política, Economia.

  1. INTRODUÇÃO 

OBJETIVO

Este artigo objetiva uma análise geral sobre o agravamento da crise financeira no Brasil, provocadas pela Covid – 19 e seus impactos trazidos pela alta volatilidade,  insegurança jurídica, e como isso impulsionou demissões, o fechamento de pequenas empresas, aumento da inflação e período de recessão, trazendo um novo normal na vida de todos os brasileiros. Mostrando os impactos que tudo isso vem trazendo no dia a dia, mudanças causadas por este e novas formas de convivência em meio a pandemia. Visando trazer um estudo claro e compreensível sobre o tema, buscando inovações e melhorias em meio a crise causada pelo vírus.

 

  1. METODOLOGIA 

A metodologia utilizada é bibliográfica, de caráter teórica, exploratória e explicativa, abordando vários conceitos e definições sobre o mercado financeiro e de capitais, o impacto do vírus que contribuíram para a crise econômica – financeira, política e social.

Com a finalidade de analisar os valores de um estudo profundo dos impactos da pandemia em meio ao mercado financeiro e de capitais para obter os resultados e respostas acerca da problematização apresentada.

O método de pesquisa escolhido favorece uma liberdade na análise de se mover por diversos caminhos do conhecimento, possibilitando assumir várias posições no decorrer do percurso, não obrigando atribuir uma resposta única e universal a respeito do objeto.

  1. JUSTIFICATIVA

É no Mercado financeiro, o ambiente onde acontece a compra e venda de valores mobiliários, como ações, opções e títulos, do câmbio de moedas estrangeiras e de algumas mercadorias. Nesse mercado acontece também uma divisão entre quem empresta dinheiro e quem toma emprestado. De acordo com Mishikin (2000),  os mercados financeiros e de capitais “desempenham a função econômica essencial de canalizar recursos ou fundos de pessoas que pouparam em excesso, por gastarem menos que suas receitas, para aqueles que têm escassez de recursos porque desejam gastar ou investir mais do que as suas receitas. Os mercados financeiros, além de aumentar a produção e a eficiência em uma economia, melhoram diretamente o bem-estar dos consumidores, permitindo-lhes planejar melhor o momento de suas compras”. Dentro do mercado financeiro existe o mercado de capitais, que é um sistema de distribuição de valores mobiliários, tem como foco a negociação de ativos, como ações e títulos de dívida. Proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É composto pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras de suma importância para o desenvolvimento econômico e social do país, segundo Pinheiro (2005, p.155) “a missão do mercado de capitais é oferecer condições financeiras necessárias para retomar e sustentar o crescimento econômico,       gerar empregos e democratizar oportunidades e capital."

O mercado de capitais é um instrumento de desenvolvimento financeiro para empresas e desenvolvimento econômico social que antes eram características de países desenvolvidos. Além de ser um instrumento de desenvolvimento financeiro para as empresas, possibilitando uma fonte de captação de recursos menos dispendiosos, também exerce o papel de um financiador do desenvolvimento econômico e social, sendo um importante instrumento que possibilita uma alavancagem no desenvolvimento e crescimento do país.

A pandemia do COVID-19 já atingiu mais de 150 países no mundo, causando milhares de mortes e impactando de forma negativa a economia mundial. De acordo com o Ministério da Saúde, houve um aumento significativo de novos casos nos últimos dias, o Brasil já registrou até esta quarta-feira (09/12) 178, 1 mil novos casos e 6,6 milhões de infectados. O segundo país com mais número de mortes pela doença, ficando atras apenas dos Estados Unidos com 290.000 mortes. “Precisamos aguardar a chegada de uma vacina para combater a Covid-19 no Brasil. Não existe nenhum medicamento para o coronavírus. Então não há dúvidas de que as principais armas neste momento são o distanciamento social, o uso de máscaras e o isolamento para casos suspeitos e confirmados”, pontua o médico intensivista Iago Polo de 27 anos, em reportagem à revista Época.

É importante salientar que o mundo está vivendo uma nova crise, uma crise sanitária grave, com proporção global, um vírus tão letal, totalmente desconhecido e que ainda não tem uma previsão de cura e nem tratamento específico, além das vacinas estarem ainda em fase de teste. Hoje já se sabe que os efeitos econômicos não serão de curta duração, de 3 a 4 meses como vinha sendo dito pelo governo, já estamos enfrentando a pandemia a 9 meses e seus impactos são severos na estrutura econômica e social do país, enquanto os governos não adotarem medidas efetivas para enfrentar a nova realidade.

IMPACTOS DA PANDEMIA NO MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

Em março de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a pandemia da COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus e que poderia ser assintomática e até mesmo causar síndromes respiratórias graves, levando a óbito. O surto inicial ocorreu na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei na China, em Dezembro de 2019, mas se propagou muito rápido e praticamente por todo o mundo. A orientação da OMS e dos principais órgãos e especialistas em saúde foi a recomendação da quarentena, do isolamento social, o que mantém escolas, faculdades, indústria, comércios e outras atividades não essenciais paralisadas, medidas essas, para tentar conter o avanço da pandemia do Coronavírus. Com isso, o setor econômico sofreu uma queda brusca e as estimativas seriam de que o mundo sofresse uma recessão ainda este ano. Com uma crise epidemiológica pela frente, mas também com uma temida crise econômica podendo ser grave e duradoura em função das medidas emergenciais e de política econômica tomadas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (191.6 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com