TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo PI

Por:   •  3/8/2016  •  Dissertação  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

Nome: Rejane de Souza Cardoso

Data: 20/10/2015

O que é problema de pesquisa?

Problema: estabelecido o tema, é preciso problematizá-lo, construir questões que precisam ser respondidas. Se não há problema para resolver, não há porque escrever um TCC, uma tese, um trabalho científico qualquer. Com o problema estabelecido, o pesquisador passa, a saber, o que quer e pode construir um plano inicial para as ideias que pretende desenvolver, uma espécie de esboço sumário (MEDEIROS, 2014, p.350).

Qual problema de pesquisa que o artigo apresenta?

 O problema de pesquisa ou lacuna a ser investigada conforme o autor: Quais são os índices de estresse ocupacional, suas causas, principais sintomas, mecanismos de regulação e indicadores de impactos na produtividade dos trabalhadores que exercem a função de gestor nas secretarias de estado de Minas Gerais?

               Qual objetivo geral do artigo?

 O objetivo desse trabalho (artigo) consistiu em analisar o estresse no trabalho de gestores públicos que atuam nas secretarias de estado de Minas Gerais.

O que significa et al? O artigo apresenta et al?

 Quando a citação de fonte tiver três ou mais autores, utiliza-se a expressão et al. Neste caso, geralmente se indica nominalmente o primeiro autor, seguido da abreviatura et al. No artigo apresenta sim a expressão et al. Ex: (JOHNSON et al., 2009. Pois contém 3 autores.

Qual procedimento a ser realizado para casos de citação direta com mais de três linhas?

Estas devem ser destacadas com recuo de 4 (quatro) cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e entre aspas.

O artigo apresenta:

  1. Livros clássicos? Caso positivo citar um.

 Sim. SIMONTON, C.et al. Com a vida de novo: abordagem de autoajuda para pacientes com câncer. São Paulo: Summus, 1987.

  1. Citação de citação? Caso positivo marcar página e parágrafo.

 Não foi utilizado no artigo citação de citação.

  1. Citação direta? Marcar página e paragrafo.

 Sim. Pagina 665 ( 2º parágrafo); pág. 666 (2º parágrafo); pág. 666 (3º parágrafo); pág.667 (1º parágrafo).

  1. Citação indireta?

Sim. Página 663 (1º, 2º, 3º, 4º parágrafo); página 664 (1º, 2º, 3º, 4º, 5º parágrafo); página 665 (1º, 2º, 3º parágrafo).

 

A partir da leitura do artigo, explicar com suas palavras a Síndrome de Adaptação geral.

 A Síndrome de Adaptação Geral (SAG) se dá basicamente por um ciclo que se baseia em 3 estágios:

   Reação de alarme: O corpo tende a reagir contra a situação adversa do ambiente em que se encontra;

  Resistência: O individuo resiste e predispõe a enfrentar;

 Exaustão: O indivíduo não consegue enfrentar a situação, o nível de resistência cai gradativamente, o desgaste é grande a disposição cessa e se dá a exaustão.

Conceituar estresse a partir da concepção dos autores.

Para Simonton et al. (1987), os indivíduos que normalmente são mais propensos ao estresse são aqueles que não conseguem , ou não se permitem , relaxar , ou mesmo se refazer de uma situação de tensão, passando imediatamente a lidar com outras, atingindo, dessa forma, um estado de estresse.  

Segundo Seyle (1959), definiu o estresse como um “estado manifestado por uma síndrome específica, constituído por todas as alterações não específicas produzidas num sistema biológico”. Abordou o estresse como uma resposta natural do corpo a estímulos externos ou internos de maior intensidade para o individuo.

O artigo apresenta metodologia? Em que instante? Descreva de forma sucinta a metodologia utilizada para a elaboração do artigo.

 Sim, Item 2-Método. Pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. Foi feito uma análise das secretarias de estado realizando pesquisa de caráter censitário em unidades que constituíram servidores da administração pública direta de MG, que ocupam funções gerenciais. No total de 617 objetos de estudo, foram realizadas as análises descritivas, envolvendo análise exploratória dos dados, de frequência, análises bivariadas e ainda testes para médias  e proporções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com