TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Remuneração Estratégica

Por:   •  14/10/2015  •  Artigo  •  2.919 Palavras (12 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 12

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA:

UMA FERRAMENTA VALIOSA PARA RETENÇÃO E ATRAÇÃO DE TALENTOS

                                                                                             Nayara Afonso Coelho[1]

Roberta de Medeiros Silva[2]

Maristela de Oliveira³

RESUMO

Com o mercado globalizado, se faz cada vez mais necessário administrar bem o capital intelectual da empresa para que ela possa sobreviver as constantes mudanças e exigências. Reter profissionais que agreguem valor e se dediquem realmente aos objetivos da empresa vem sendo um desafio para várias organizações.

Neste sentido, este trabalho tem como objetivo mostrar uma nova forma de remuneração, conhecida como remuneração estratégica, além de pacotes de benefícios, e alguns passos para que sua implantação tenha sucesso.

Palavras-chave: Remuneração Estratégica. Pacotes de benefícios. Retenção de colaboradores.

ABSTRACT

With the global market, it is increasingly necessary to successfully manage the intellectual capital of the company so that it can survive the constant changes and demands. Retain professionals who add value and really engaged with company goals has been a challenge for many organizations.

Thus, this work aims to show a new form of compensation, known as strategic compensation, and benefits packages, and a few steps to your deployment succeed.

Keywords: Strategic Compensation. Benefits packages. Retention of employees.

1 INTRODUÇÃO

A remuneração estratégica vai muito além dos benefícios financeiros, é um bom negócio para empresa e para os funcionários, o rendimento variável é pautado pelo atingimento de metas, elevando perspectivas empresariais e comprometimento das equipes.

Quando falamos em remuneração dentro das organizações, não podemos simplesmente pensar em pagar um salário para um determinado cargo, devemos levar em consideração que a remuneração estratégica deve ir de encontro aos objetivos, necessidades, prioridades e valores da empresa, bem como, os profissionais que queremos reter ou atrair do mercado.

O presente artigo pretende mostrar o surgimento de novas ferramentas de gestão, mudanças na forma de organização do trabalho e sua remuneração.
A busca das empresas em adequar os seus sistemas tradicionais de remuneração ao novo conceito de remuneração estratégica, onde a remuneração passa a focar o indivíduo e não mais o cargo, estimulando o trabalho em equipe, a qualidade e produtividade a custos cada vez menores.

O objeto de estudo será a Remuneração Estratégica, um “combinado” de todas as ferramentas que possuímos atualmente, ou seja, a própria remuneração funcional, salários indiretos, remuneração por habilidades e competências, remuneração variável, participações acionárias e outras diversas formas de se remunerar.

De forma específica e clara, serão levantados dados sobre as novas formas de remuneração estratégica, seu conceito e formas de aplicação.

2 REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA: UMA FERRAMENTA VALIOSA PARA RETENÇÃO E ATRAÇÃO DE TALENTOS.

Com as mudanças ocorridas no mercado, onde as margens de lucro estão cada vez mais estreitas e a motivação das equipes é um desafio permanente. A remuneração estratégica está ganhando cada vez mais espaço, consolidando-se como uma importante ferramenta de gestão.

Para Wood Jr e Picarrelli Filho (2010, p. 28) duas grandes consequências impulsionam a mudança na forma de se remunerar, a primeira é que as organizações estão sendo obrigadas a ter flexibilidade para lidar com as transformações, e a segunda é a falência do conceito industrial de trabalho e remuneração, criando assim um novo ambiente de negócio.

Além do salário fixo mensal, ganhos indiretos, como benefícios e remuneração baseada em metas e desempenho, podem resultar em equipes mais motivadas e produtivas, desde que essa estratégia seja bem planejada, implantada e gerida.

Uma política de remuneração variável eficiente, aumenta a força de atratividade da organização, promove o sentimento de valorização do profissional, estimula a co-responsabilidade e a busca pela competência e reforça os vínculos do profissional com a organização. Os empregados se sentem mais valorizados, envolvidos com os objetivos da empresa e potencializam sua contribuição individual para o cumprimento das metas e dos objetivos definidos.

Para Marras e Marras Neto (2012, p. 26), um modelo remuneratório desse gênero enfrentará dificuldades em sua implantação quando se tratar de uma organização onde impere uma hierarquia rígida, com modelos de tomada de decisão centralizados e onde não se privilegie a autonomia de ações, a criatividade e o sentido de equipe, sendo assim necessário um diagnostico prévio para avaliar e tratar cada caso.

O principal objetivo da remuneração estratégica é administrar as várias práticas de remuneração, em todos os seus aspectos, de uma forma estratégica, direcionando sua força de trabalho para gerar melhores resultados para a organização, ou seja, remunerar os funcionários das empresas de forma altamente competitiva, gerando valores antes deixados de lado, fazendo com que o profissional procure estar altamente qualificado na execução de suas atividades, o que estimula a multifuncionalidade e quanto maior o seu grau de conhecimento, maior poderá ser a sua remuneração o que gera as organizações excelentes resultados.

Para Wood Jr e Picarrelli Filho (2010, p. 37): “remuneração estratégica é a ponte entre os indivíduos e a nova realidade das organizações (...), a remuneração estratégica é também um catalisador de energias na organização. Á medida que o sistema de remuneração é alinhado ao contexto e à estratégia da empresa, constitui fator de harmonização de interesses, ajudando a gerar consensos e atuando como alavanca de resultados”.

Os componentes da remuneração estratégica são reunidos em um único sistema de mensuração, conforme Figura 1.

Figura 1 – Síntese geral das divisões da remuneração

[pic 1]

Fonte: Adaptado de Wood Jr. e Picarelli Filho (2004b) e Xavier, Silva e Nakahara. (1999)

2.1 TIPOS DE REMUNERAÇÕES ESTRATÉGICAS

Segundo Wood Jr e Picarrelli Filho (2010, p. 38) “a multiplicidade de modelos de remuneração tem crescido devido à necessidade de encontrar maneiras criativas de aumentar o vinculo entre as empresas e seus funcionários. As formas básicas, entretanto, mantêm-se as mesmas”.

Para Marras e Marras Neto (2012, p. 24), os conhecimentos, as habilidades e as atitudes dos empregados são os pilares que sustentam todo e qualquer modelo de remuneração estratégica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (271.7 Kb)   docx (74.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com